Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico (Revista Logística): Medidas para enfrentar o caos logístico no setor portuário
A revisão da Lei dos Portos (Lei nº 12.815/2013) e uma oferta recorde de novos arrendamentos podem contribuir para pôr fim ao caos logístico evidenciado em 2024 no setor portuário. Além de oito terminais licitados no ano passado, a previsão é que sejam leiloados mais 42 empreendimentos, somando R$ 22,86 bilhões de investimentos. Serão 16 arrendamentos e cinco concessões em 2025 (R$ 19,75 bilhões) e 20 arrendamentos e uma concessão em 2026 (R$ 3,1 bilhões). O mais aguardado é o Tecon Santos 10 com capacidade de até 3,5 milhões de TEUs e investimentos de R$ 5,64 bilhões. Já a revisão da Lei nº 12.815/2013 visa destravar investimentos. A principal proposta é o PL nº 733/2025, que resultou de trabalhos de comissão de juristas. “O PL aproxima-se de conceitos da lei anterior de 1993 (Lei n° 8.630/1993), que modernizou o setor, com maior flexibilidade nos licenciamentos e nas relações laborais”, diz Mário Povia, diretor-presidente do IBI. Íntegra para associados.
Valor Econômico (Revista Logística): Licitações de hidrovias começam em 2025
O plano de aumentar o potencial hidroviário do Brasil, com perspectiva de baratear o custo logístico, sairá do papel em 2025. Nota técnica da Antaq, de 2024, indica que, para o transporte de commodities, o frete hidroviário unitário (por tonelada) é cerca de metade do valor do modal ferroviário e 25% do rodoviário. A primeira hidrovia a ser licitada, dentro do Programa Geral de Outorgas (PGO), de 2023, do governo federal, será a do rio Paraguai, cujo edital está previsto para o segundo semestre deste ano. De acordo com o MPor, o investimento nessa concessão, nos primeiros cinco anos, é estimado em R$ 63,8 milhões, com expectativa de elevar a movimentação de cargas de 8 milhões para 15 milhões de toneladas até 2030. A previsão de leiloar a segunda hidrovia, a do rio Madeira, é 2026. Íntegra para associados.
Valor Econômico (Revista Logística): A hora e a vez dos corredores logísticos integrados
As novas concessões de vias de transporte, que já estão em andamento e programadas, juntamente com o Plano Nacional de Logística (PNL) 2050, previsto para ser publicado até o fim deste ano, devem atrair investimentos e promover a integração dos diferentes modais no país. O novo plano substituirá o PNL 2035, que foi elaborado pela gestão anterior. O documento chegou a receber alguns ajustes em um curto período logo no início do governo atual e acabou sendo publicado — ainda longe do ideal, conforme o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro —, para cumprimento de obrigação e prazo legal. Especialistas destacam que os Planos Nacionais de Logística (PNLs) enfrentaram muitos desafios nos últimos anos e não progrediram como esperado. Íntegra para associados.
Valor Econômico (Revista Logística): Uso da IA tem ajudado empresas de logística a fazer a diferença no mercado
Os prestadores de serviços de logística estão investindo em IA convictos de que a pronta disponibilidade de informações precisas e no exato momento das operações faz a diferença no mercado, e não mais apenas movimentar cargas de forma eficiente. Frente ao desafio de aumentar a capacidade de atendimento e de melhorar a experiência dos clientes, eles apostam em algoritmos que apoiam a tomada de decisões a partir da análise preditiva das movimentações em toda a cadeia logística, reduzindo a interferência humana em processos mais críticos. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Portonave eleva plano de investimento em R$ 440 mi em Navegantes
A Portonave, terminal privado da TIL em Navegantes, acaba de fechar um novo investimento de R$ 439 milhões, para a compra de equipamentos que deverão ampliar sua capacidade do atual patamar de 1,5 milhão de TEUs para 2 milhões de TEUs, a partir de 2026. Os recursos se somam ao plano de investimento de R$ 1 bilhão, já em curso desde o ano passado. A companhia, que tem como controladora a MSC, vem trabalhando para reforçar seu cais, para receber os maiores navios do mercado, de até 400 metros de comprimento. A primeira etapa desse investimento deverá ser concluída em julho, quando se inicia a obra de reforço dos outros 50% do terminal. A construção completa deverá se encerrar em meados de 2026. Íntegra para associados.
Portal Exame: Rumo investe R$ 6,5 bi para conectar terminal de grãos ao ‘coração’ da soja no MT
A Rumo Logística trilha para colocar de pé um projeto que promete transformar a infraestrutura do país: uma nova ferrovia de 740 km entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. O objetivo é mudar a lógica do escoamento de grãos do Centro-Oeste, hoje dependente da BR-163, rota de 3,5 mil km classificada como “regular” pela última pesquisa da CNT. Com esse e outros projetos, a companhia pretende investir entre R$ 5,8 bilhões e R$ 6,5 bilhões em 2025 — patamar que tem se mantido nos últimos anos e deve continuar ao longo da década. Íntegra para associados.
Folha (Financial Times) e O Globo: Guerra comercial com China é ‘bênção’ para o Brasil e prejudica agricultores dos EUA
A vertiginosa troca de tarifas entre os EUA e a China impulsionou o setor agrícola do Brasil e prejudicou os agricultores americanos, à medida que Pequim busca na maior economia da América Latina uma gama de produtos, da soja a carne bovina. A avaliação é do Financial Times, em reportagem publicada ontem. O jornal aponta que o Brasil foi um dos “grandes beneficiados” na primeira guerra comercial entre a Casa Branca e Pequim ao se tornar o principal fornecedor de alimentos para a China. “Agora, a tendência é de que o país avance ainda mais”, avalia o FT. Íntegra para associados: Folha (Financial Times) e O Globo.
CNN Brasil (Dow Jones): Transportadoras marítimas cancelam viagens aos EUA com guerra comercial
O Porto de Los Angeles, o principal terminal de contêineres dos EUA, informou que transportadoras marítimas estão cancelando viagens previstas para chegar no próximo mês, em meio à intensificação da guerra comercial global. Gene Seroka, diretor-executivo do porto, disse que 12 viagens já foram canceladas para o mês de maio, em comparação com sete no mesmo mês de 2024. Segundo ele, varejistas e fabricantes estão reduzindo novos pedidos diante do aumento das tarifas sobre importações chinesas. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Mobilidade e infraestrutura portuária em debate no Encontro Porto & Mar em Santos
A Câmara de Santos receberá hoje a 1ª edição deste ano do Encontro Porto & Mar, promovido pelo Grupo Tribuna. Autoridades e especialistas irão debater, a partir das 14 horas, questões como mobilidade urbana e portuária e as implicações das concessões, como a do futuro Tecon Santos 10, no ecossistema portuário. O evento, após discursos do presidente da Câmara de Santos, Adilson Junior e do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, terá uma palestra da diretora-executiva na Flow Assessoria e Gestão Empresarial, Jennyfer Tsai. Ela irá falar sobre como planejar o futuro da Cidade e do Porto de Santos, projetando a infraestrutura ideal. Íntegra para associados.
Diário do Litoral: Câmara Federal aprova subcomissão para acompanhar obras do túnel Santos-Guarujá
A Câmara dos Deputados aprovou a criação de uma Subcomissão Especial para acompanhar de perto as obras do túnel submerso que ligará Santos ao Guarujá, na Baixada Santista. A informação foi comunicada ao presidente da APS, Anderson Pomini, e marca um novo passo no monitoramento dessa que é considerada uma das maiores obras de infraestrutura do país. A subcomissão atuará no âmbito da Comissão de Viação e Transportes (CVT) e foi proposta pelos deputados federais Cezinha de Madureira, que assumirá a presidência do grupo, e Antônio Carlos Rodrigues. Íntegra para associados.
Santa Portal e A Tribuna de Santos: Tratativas avançam para reparo de píer danificado por colisão de navio no Porto
A APS promoveu na sexta-feira passada, uma reunião com a CPSP e representantes do setor privado para discutir o andamento dos trabalhos de recuperação do píer danificado pela colisão do navio Olavo Bilac, ocorrida no dia 12 de março. A inspeção subaquática detalhada no local do sinistro foi concluída na última quinta-feira (10) e a perspectiva é de que a empresa responsável finalize, em cerca de 30 dias, o projeto de recuperação estrutural das avarias. Íntegra para associados: Santa Portal e A Tribuna de Santos.
Jornal da Orla (p. 6): Com presença de ministro, Guarujá entrega pista do aeroporto hoje
O prefeito de Guarujá, Farid Madi, entrega hoje as obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, que consistem na conclusão da pista de taxiamento, pousos e decolagens e seu devido cercamento. A solenidade contará com a presença do ministro Silvio Costa Filho. Na oportunidade, Farid Madi também fará o lançamento oficial da segunda fase das obras, que compreende o terminal de passageiros. Íntegra para associados.
Santa Portal e Jornal da Orla (p. 9): Com recorde de público, 1º Grain Day aponta caminhos para o setor de grãos no Brasil
Representantes de toda a cadeia do setor de grãos no País lotaram na quinta-feira passada (10) o auditório da ACS no 1º Santos Grain Day, que discutiu avanços, desafios e tendências para que o agronegócio e o Porto de Santos continuem atingindo recordes. O evento foi uma promoção da ACS em parceria com a ANEC. O objetivo do evento foi aproximar representantes da cadeia de grãos do Porto de Santos, que representa 30% das exportações do Brasil, sendo que mais da metade desses produtos é composta por itens do agronegócio. Íntegra para associados: Santa Portal e Jornal da Orla (p. 9).
Jornal Folha de Pernambuco (p. 2): Porto de Suape sob novo comando
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, deverá anunciar nos próximos dias a nomeação do advogado Armando Monteiro Bisneto para a presidência do Complexo Industrial Portuário de Suape. A escolha é considerada certa nos bastidores políticos. O advogado substituirá o atual presidente, Marcio Guiot, que está à frente do porto desde fevereiro de 2023. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: PL busca incluir setor portuário e de logística nos regimes aduaneiros especiais
Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 1.591/2025, apresentado pelo deputado federal Sóstenes Cavalcante, que propõe estender às empresas de serviços portuários e de logística o direito de usufruírem de regimes aduaneiros especiais, como o Drawback. A proposta, construída com base nos trabalhos do Grupo de Estudos e Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro do Rio de Janeiro (GDEMA-RJ), foi protocolada após constatação de que a ausência de regulamentação pela Receita Federal tem impedido o acesso desses setores a benefícios já previstos em lei. A iniciativa foi oficializada em Brasília na terça-feira (9) e aguarda mobilização do setor para avançar no Congresso. Íntegra para associados.
BE News (p. 5): Novo Porto de Cabedelo será inaugurado em maio com presença de autoridades
Com a presença confirmada do governador da Paraíba, João Azevêdo, do ministro Silvio Costa Filho, e do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, o novo Porto de Cabedelo será oficialmente inaugurado no dia 5 de maio, às 10h. O anúncio foi feito na última quinta-feira (10) pelo presidente da Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa. As obras de ampliação e modernização do equipamento portuário somam um investimento de R$ 300 milhões por parte do Governo da Paraíba, com previsão de mais R$ 130 milhões ainda neste semestre. A requalificação inclui a realização de obras estruturais como drenagem, pavimentação, construção de um novo pátio de contêineres, acessibilidade, reforma da sede administrativa e do auditório, além da criação do espaço Porto Cidade, um programa voltado ao desenvolvimento social da área. Íntegra para associados.
Agência Porto: Porto de Natal recebe licenças do Governo do RN
O Porto de Natal recebeu do Governo do Rio Grande do Norte duas licenças que permitirão maiores investimentos e a ampliação da movimentação do terminal. A primeira, através do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), é a renovação da Licença de Regularização de Operação (LRO). Já a segunda, concedida através do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), foi a licença de Obra Hidráulica, que permite o início do serviço de dragagem do Porto de Natal. Os recursos para as obras no valor de R$ 110 milhões foram assegurados à CODERN e ao Governo do Estado pelo Governo Federal. R$ 62 milhões serão destinados para a dragagem, enquanto outros mais de R$ 40 milhões vão ser destinados para a construção das defensas da ponte Newton Navarro, além das defensas do cais. Íntegra para associados.
Agência Porto: Léo Prates é indicado relator de texto que moderniza Lei dos Portos
O deputado Léo Prates foi designado relator do Projeto de Lei 733/2025, que visa modernizar a Lei dos Portos (Lei 12.815/2013). A proposta, elaborada por uma comissão de juristas em 2024, enfrenta resistência de trabalhadores portuários e preocupações do MPor, que teme perda de atribuições. A relatoria foi atribuída à Comissão de Trabalho da Câmara (Ctrab), como alternativa à criação de uma comissão especial, diante do interesse de vários parlamentares, incluindo nomes alinhados às demandas dos trabalhadores. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Greves e tempestades em outros países impactam escala da CMA CGM em Vila do Conde
A CMA CGM informou seus clientes que um conjunto de fatores fez com que a empresa omitisse escala em Vila do Conde, no Pará, e em outros portos de suas rotas internacionais. A expectativa da companhia de navegação é que, salvo novos eventos inesperados, a normalização das operações ocorra a partir do próximo dia 20 de abril. De acordo com a empresa de navegação, uma das consequências foi a congestão nos portos do norte da Europa, o que têm causado severas interrupções nos cronogramas dos navios. Íntegra para associados.
Agência Porto: Manual com cálculo dos indicadores do Estatístico Aquaviário está disponível no site da ANTAQ
A ANTAQ disponibilizou em seu site o manual Metodologia de Cálculo dos Indicadores do Estatístico Aquaviário, documento voltado à consulta pública e ao uso técnico por agentes do setor. De forma detalhada e com exemplos didáticos, o manual apresenta a metodologia para cálculo dos principais indicadores disponíveis no Painel Estatístico Aquaviário, que permite visualizações por tipo de operação, perfil de carga, instalação portuária, entre outros filtros. Íntegra para associados.
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