Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 18/09/2019

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

O Globo On-line (ontem à noite): Governo planeja abrir transporte de carga a navios estrangeiros – Empresas de transporte marítimo de cargas projetam um crescimento de até 30% ao ano para o setor com uma série de mudanças regulatórias que estão em preparação no Ministério da Infraestrutura. O plano do governo é editar uma MP para aumentar a competição no setor e consolidar o transporte em navios, que ainda responde por apenas 5% do transporte de cargas no país, como uma alternativa às rodovias.

Estadão – Artigo do advogado, professor, presidente da Comissão de Direito Sustentável do Instituto dos Advogados de São Paulo, membro do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial e do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos Carlos Sanseverino: Indústria de transporte de contêineres gera riqueza e postos de trabalho – O balanço do setor portuário traz um alento diante de um quadro econômico estagnado, com projeções de crescimento do PIB para este ano em torno de 0,87%. Embora o agronegócio tenha total protagonismo no cenário nacional, com faturamento em 2018 de R$ 570,31 bilhões, a movimentação de contêineres tem apresentado um desempenho altamente positivo, três vezes maior, em média, que o nosso PIB, que cresceu 1,1% em 2018.

Valor On-line e O Globo On-line (ontem à noite): Ministério da Economia zera tarifa de importação de mais de 500 bens – A redução a zero da tarifa de importação de equipamentos médicos e de bens de informática faz parte de um conjunto maior de produtos cuja importação foi facilitada. No total, são 498 bens de capital e 34 de informática, segundo o Ministério da Economia. As listas constam das portarias 2.023 e 2.024, publicadas na edição de 16/09 do DOU.

Folha On-line (ontem à tarde): Brasil terá crescimento resiliente, mas de longo prazo, diz presidente do BNDES – Gustavo Montezano foi aos Estados Unidos com a missão de mobilizar a atenção de investidores em diversos setores, principalmente nos de saneamento e infraestrutura. O executivo admitiu para a plateia que não espera um pico de crescimento da economia brasileira, mas afirmou que a agenda liberal do Ministério da Economia está avançando no Congresso de forma “rápida” e “acima das expectativas”, e que isso vai garantir que o país melhore seus índices nos próximos anos.

Correio Braziliense On-line (ontem à tarde): Atividade econômica recuou 0,2% em julho [na comparação com junho], diz monitor do PIB da FGV – O índice acompanhou o movimento de retração do indicador do Banco Central IBC-BR, que recuou 0,16%, divulgado na última semana. No mesmo período de 2018, o indicador da FGV registrou avanço de 0,8%. A Queda de 1,3% da produção na agropecuária foi um dos principais motivos pela baixa.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Codesp ainda aguarda inclusão no Plano Nacional de Desestatização – O início do processo de privatização da Codesp depende da inclusão da estatal no PND, mas não há previsão de quando isso deve acontecer. Somente após este processo, serão iniciados os estudos necessários para a transferência à iniciativa privada. A etapa será conduzida pelo BNDES. Segundo o Ministério da Economia, apesar dos planos de privatizar a empresa, por enquanto ela está incluída no PPI e não no PND. A informação foi ratificada em nota pela própria Codesp e pelo Ministério da Infraestrutura.

A Tribuna de Santos: Consulta pública sobre terminal está aberta – A partir de hoje, a comunidade portuária poderá contribuir para a elaboração dos editais e dos contratos de arrendamento de dois terminais do Porto de Santos. Ambos serão especializados na movimentação de celulose e têm leilão previsto para abril do próximo ano. O período de consulta pública aberto pela Antaq vai até 1º de novembro.

Imprensa segmentada:

Guia Marítimo: Wilson Sons Agência realiza parceria com agência marítima chilena [Midstream Trade Agents (MTA)] – O acordo busca promover a troca de informações portuárias e expertise, inteligência de mercado, além da promoção de novos negócios. Esse é o primeiro contrato de cooperação mútua realizado pela companhia, que tem o objetivo de ampliar a iniciativa para outros países da América Latina, Europa e Ásia.

Portos e Navios e Brazil Modal (reproduzem matéria da Agência de Notícias do Paraná): Porto de Suape estuda adotar gestão dos Portos do Paraná – Uma equipe técnica do Porto de Suape visitou ontem a Administração dos Portos do Paraná com o objetivo de conhecer o sistema integrado de gestão portuária adotado no Estado. O “AppaWeb” já é referência para outros portos do país. Só este ano, esta é a terceira administração portuária que manifesta interesse no modelo paranaense.

Brazil Modal (reproduz release do Ministério da Infraestrutura): Ministro assina memorando para habilitar projetos de concessões ao mercado de títulos pró-meio ambiente – O memorando foi assinado com a Climate Bonds Initiative (CBI). Com a parceria, que vem sendo construída há 15 dias, o ministério busca “selo verde” para os projetos de concessão de ativos de infraestrutura, o que possibilitaria aos investidores acessar financiamento no mercado de green bonds. O ministro Tarcísio de Freitas participa, até a próxima sexta-feira (20/09), de compromissos com investidores e executivos de fundos globais, em Nova York.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco