Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 19/09/2019

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Valor On-line (ontem à noite): Indefinição regulatória afeta investimentos em portos –Segundo o ex-secretário de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, Raul Velloso, a atração dos investimentos privados necessários para expansão do setor portuário no país passa por atacar indefinições regulatórias, estabilidade de regras e integração mais eficiente entre os diferentes modais de logística. Em artigo para o Fórum Nacional, hoje e amanhã, no Rio de Janeiro, Velloso afirma que as decisões da Antaq quando contestadas pelo TCU e pelo Cade causam uma paralisia decisória.

Estadão: Relator da reforma tributária no Senado propõe criação de ‘Zona Franca’ no Maranhão – O relator da reforma tributária do Senado, Roberto Rocha (PSDB-MA), apresentou ontem parecer da proposta na Comissão de Constituição e Justiça. Deixou de fora a cobrança de um imposto sobre movimentação financeira nos moldes da CPMF e desistiu de propor uma redução no imposto sobre a folha de salários. E incluiu a criação de uma zona de exportação com incentivos fiscais para o Maranhão, seu reduto eleitoral. Defendeu que o Porto de Itaqui é rota mais curta para Ásia.

Folha: Temporada brasileira de cruzeiros será mais longa e terá navio extra – Sete embarcações farão viagens pelo país entre o fim de novembro e meados de abril. A estação vai marcar o terceiro período consecutivo de crescimento da indústria de cruzeiros no Brasil, que ainda se recupera da forte queda registrada entre 2012 e 2017. A expectativa é de alta de 6% em relação ao número de viajantes embarcados no último ano.

Folha – Coluna Vaivém das Commodities: Para banco, cenário é desafiador para agronegócio nos próximos meses – O Rabobank estima que o ritmo das economias externa e interna e o comportamento do câmbio exigirão atenção do setor, principalmente porque os produtores terão de planejar as compras dos insumos da próxima safra. Prevê taxa de R$ 3,80 para o dólar no final do ano, em consequência de condições internas melhores, mas o cenário externo preocupa. O dólar poderá manter os custos dos insumos elevados, apesar das quedas externas de preços.

Folha: Dúvidas sobre retomada da economia e queimadas atrasam investimento no Brasil – Analistas afirmam que, nas últimas semanas, dúvidas sobre as queimadas e o desmatamento na floresta estavam presentes em 70% das conversas com investidores nos EUA e na Europa. Mas o baixo crescimento da economia brasileira ainda é o principal motivo para afastar o aporte de recursos no país.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Hackathon – A competição de inovação em TI, a fim de apresentar soluções para problemas do Porto de Santos, será realizada pela ABTRA, de 6 a 8 de dezembro, em Santos. Serão selecionados 60 participantes, divididos em dez equipes. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro – R$ 60 mil para a 1ª equipe colocada (o maior prêmio em dinheiro nesse tipo de competição no Brasil) e R$ 12 mil para a segunda colocada.

Diário do Litoral (ontem à tarde): Terminais do Porto de Santos se unem para realizar mutirão de limpeza na praia – No Dia Mundial da Limpeza, “Clean Up Day”, em 21 de setembro, as empresas Brasil Terminal Portuário, DP World, Ecoporto e Santos Brasil promoverão um mutirão de limpeza na orla da praia de Santos. A iniciativa integra as ações da campanha Go Green, que tem como objetivo tornar as empresas mais sustentáveis, por meio da reutilização de recursos, reciclagem de resíduos, além da conscientização sobre mudanças climáticas e a responsabilidade ambiental.

A Tribuna de Santos: Nova regra facilita atracação – Proposta da Codesp, aprovada pelo Ministério da Infraestrutura, altera o PDZ do Porto de Santos, permitindo a navios que operam granéis sólidos atracar em berços ociosos de cais público. Há mais de um ano, a falta de berços para a atracação desses navios, sobretudo de fertilizantes, causou filas na Barra e prejuízos milionários a usuários do complexo.

Diário do Litoral: Terminal Marítimo de Passageiros pode mudar para o Valongo – O deputado estadual Kenny Mendes (Progressistas) propõe mudar o Concais para perto do Museu Pelé, de modo a melhorar o acesso no desembarque dos cruzeiros e revitalizar o centro da cidade. Para tanto, sugere concessão a três armadoras ou estender a concessão para o Concais e ele mesmo arcar com esses custos. Em nota, a Codesp esclareceu que está atualizando o PDZ, mas ainda não pode dizer que a mudança é uma possibilidade.

A Tribuna de Santos – Artigo do advogado, empresário e diretor-presidente da Transbrasa, Bayard Umbuzeiro Filho: Começar de novo – Nos últimos 30 anos, tivemos gestores com ideologias das mais diversas; vivenciamos experiências administrativas rígidas e flexíveis, em diferentes níveis de governo. O resultado é uma dívida pública bruta que supera R$6 trilhões, impondo um patrimônio líquido nacional negativo de R$3,2 trilhões. E nesse Brasil de tantas carências, injustiças e desafios, a classe política, que mantém legendas partidárias com um Fundo Partidário imposto a todos os brasileiros, cujo valor em 2020 deve chegar a R$900 milhões, ainda quer aprovar mais recursos para financiamento eleitoral.

Imprensa segmentada:

Agência iNFRA: Justiça suspende norma da ANTAQ que obriga envio de dados econômicos de terminais portuários – Na segunda-feira (16) a Justiça Federal determinou a suspensão cautelar da RN Antaq 31/2019, que exigia a arrendatários e permissionários informar dados econômicos sobre suas  atividades no Sistema de Acompanhamento de Preços (Módulo APP). A determinação ocorreu em resposta à ação contra a norma empreendida pelas entidades da coalizão do setor, dentre elas, a ABTRA, por considerarem excessiva a intervenção da agência numa atividade econômica regulada, que tem preços livres.

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