Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 20/09/2019

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Correio Braziliense On-line (reproduz matéria da Agência Brasil de ontem à tarde) e Valor On-line (ontem à tarde): Confiança de empresário industrial fica estável em setembro – O ICEI, da CNI, ficou em 59,4 pontos de agosto para setembro, interrompendo uma sequência de três meses consecutivos de alta. Aponta que a confiança do empresário brasileiro segue elevada (acima da média histórica de 54,5), por conta do otimismo com relação à reforma da Previdência, à reforma tributária e melhora na atividade corrente das empresas.

O Globo On-line (ontem à noite) e Correio Braziliense On-line (reproduz matéria da France-Press): OCDE reduz drasticamente previsões de crescimento para Brasil, Argentina e México – No Brasil, a entidade espera uma recuperação gradual, a partir da expansão de 0,8% neste ano, para 1,75% em 2020, devido a uma queda nas taxas de juros reais que suportam o consumo privado. No caso da Argentina, as perspectivas são de contração econômica de 2,7% em 2019 e de 1,8% em 2020. Para o México, a partir de uma expansão de 0,5% este ano, a previsão para o próximo ano é de 1,5%. O crescimento mundial ficará em 2,9% neste ano e em 2020 deve alcançar 3% (0,3% e 0,4% a menos que nas previsões de maio).

Estadão On-line (ontem à tarde): Governo lança nesta sexta programa de investimentos de R$ 200 mi para setor automotivo – A expectativa é que a verba do Rota 2030 seja utilizada para aumentar a produtividade da cadeia automotiva e em projetos como carros elétricos, eficiência energética, internet das coisas, manufatura 4.0, digitalização de produção e conectividade. A gestão ficará a cargo do BNDES, Finep, Senai, Embrapii e Fundep.

DCI: Robotização industrial do Brasil está atrasada em relação a competidores – O Brasil tem menos de 10% do número necessário de robôs em relação ao tamanho do seu setor industrial. Possui apenas 15 mil robôs em operação, de acordo com um levantamento da Federação Internacional de Robótica (IFR). A expectativa é de que a reforma tributária terá um impacto positivo no segmento, pois os robôs não têm imposto de importação, mas uma carga tributária que traz um custo de 30% a 40% maior do que em países próximos.

Folha On-line (ontem): Confiança de empresários alemães no Brasil cai sob Bolsonaro – esquisa de conjuntura realizada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha com 1.200 empresas filiadas revela que o percentual de empresários que acredita que o seu setor se desenvolverá positivamente no Brasil caiu de 84% para 61% nos últimos oito meses.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos On-line (ontem à noite): Nova versão do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Santos é elaborada pela Codesp – Nova regra no PDZ, proposta pela Codesp e aprovada pelo Ministério da Infraestrutura, permite a navios que operam granéis sólidos atracarem em berços ociosos de cais público do Porto de Santos. Segundo a Codesp, as alterações em curso no PDZ têm como objetivo retirar amarras operacionais considerando a evolução da realidade portuária.

A Tribuna de Santos: Terminais do Porto se unem em ação ambiental – Os terminais de contêineres do Porto de Santos (Brasil Terminal Portuário, DP World, Ecoporto e Santos Brasil) farão amanhã um mutirão de limpeza nas praias da cidade, como parte da ação internacional “Clean Up Day”. A iniciativa integra a campanha Go Green, que tem por objetivo tornar as empresas mais sustentáveis, por meio da reutilização de recursos, reciclagem de resíduos, além da conscientização sobre mudanças climáticas e a responsabilidade ambiental.

G1 SC: Eletrônicos são encontrados em carga de 25 toneladas de farinha no Porto de Itajaí – Segundo a Receita Federal, os objetos estavam em um caminhão com 25 toneladas de grãos que vinha do Uruguai com destino a São Paulo.

Imprensa segmentada:

Informativo dos Portos e Portos e Navios: ANTAQ aprova mais 25 anos de arrendamento do TVV à LOG-IN – O contrato de arrendamento do Terminal de Vila Velha celebrado com a Codesa encerraria em 2023. A diretoria da Antaq também recomendou a aprovação dos investimentos propostos pelo TVV. O processo segue agora para a Secretaria Nacional de Portos. O terminal da Log-In é especializado em movimentação de carga geral.

Brazil Modal (reproduz matéria do jornal Gazeta do Povo): Plano prevê quintuplicar em 10 anos carga escoada por trem até Paranaguá – O Plano Ferroviário Paranaense, a ser concluído até o fim do ano por representantes da indústria, comércio, agricultura, operadores, empresas de engenharia e governo, prevê soluções para gargalos históricos no escoamento ferroviário da produção do estado. Apenas 20% da movimentação do Porto de Paranaguá é feita pelo modal e a ideia é elevar o índice, nos próximos dez anos, para 70%.

Informativo dos Portos: ABTRA promoverá o 1º Hackathon do Porto de Santos em dezembro – A “maratona” de inovação em Tecnologia da Informação reunirá, de 06 a 08 de dezembro, equipes multidisciplinares em uma competição para o enfrentamento de desafios que vão resultar em soluções tecnológicas do interesse e em benefício de toda a comunidade portuária da Baixada Santista. Conta com o apoio institucional da Alfândega da Receita Federal do Porto de Santos, da Autoridade Portuária de Santos (Codesp), da Antaq e do Ministério da Agricultura (MAPA)/Vigiagro Santos. “O projeto integra as ações comemorativas dos 30 anos de atuação da ABTRA e pretende contribuir para elevar a transformação digital do Porto de Santos a um novo patamar”, lembra o presidente da entidade, Bayard Umbuzeiro Filho.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco