Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 30/09/2019

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Estadão On-line – BR Político: Mais um roadshow pela infraestrutura – O ministro Tarcísio de Freitas começa hoje em Madri agenda de encontros de três dias com os principais operadores de infraestrutura da Europa. Faz parte dos encontros no exterior mantidos pelo ministro, desde junho, e que incluem, em novembro, Oriente Médio e China.

Isto É On-line (ontem à tarde reproduziu matéria do Estadão Conteúdo): Tribunal mantém sequestro de 55 garagens de ex-chefe do Porto de Paranaguá – O TRF-4 manteve o sequestro dos imóveis em Balneário Camboriú pertencentes ao ex-superintendente do Porto de Paranaguá, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, que responde a processo criminal no âmbito da Operação Dallas.

Valor Econômico: Trecho concluído da Ferrogrão pode virar garantia na obra – A Ferrogrão poderá ter um novo mecanismo para facilitar o financiamento do empreendimento, segundo a secretária Natália Marcassa de Souza. A previsão é que a concessão tenha prazo de 65 anos. Para facilitar a captação dos recursos, o governo estuda introduzir mecanismo de ativo regulatório para criar garantias financeiras ao longo de toda a construção, uma vez que a ferrovia será construída do zero e só poderá entrar em operação quando estiver pronta.

O Globo On-line (sábado), Estadão e Valor Econômico: Governo está preparado para assumir Aeroporto de Viracopos – O ministro Tarcísio Freitas garantiu que o governo federal está preparado para assumir a gestão do aeroporto. Mais de 60% da dívida do aeroporto é com a Anac, por conta de outorgas não pagas e outras pendências financeiras da concessionária junto à agência. Amanhã (1/10), a Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) tentará um acordo em assembleia de credores. Eles votarão o plano de recuperação judicial e, caso ele seja negado, será decretada a falência da companhia. 

Folha On-line (sábado): Donas de aeroportos pedem renegociação e governo resiste – Representantes das empresas, entre elas, a GRU Airport, se encontraram com membros do governo para propor uma flexibilização no pagamento das outorgas, alegando que o cenário macroeconômico observado desde 2018 não refletiu as expectativas do mercado, além de ter sofrido os impactos decorrentes do término das operações da Avianca.

Valor Econômico: Sete leilões de rodovias – A Ecorodovias venceu o último leilão de rodovia deste ano, ao arrematar a concessão da BR-364/365, entre Minas Gerais e Goiás, na sexta-feira passada. O governo prevê outras sete concorrências no ano que vem.

Valor Econômico: Agronegócio já se movimenta por alíquota menor na reforma tributária – O movimento do setor visa neutralizar a ameaça do fim da Lei Kandir, que poderá taxar as exportações de commodities agrícolas. Dezenas de emendas à PEC 45/2019, que tramita na Câmara, foram encaminhadas por deputados da bancada ruralista, a pedido de entidades de produtores e agroindústrias, defendendo alíquota menor que o percentual padrão a ser definido para o novo modelo de imposto único proposto (que reúne ICMS, IPI, ISS, PIS e Cofins).

Estadão On-line (sábado): Brasil e México miram livre-comércio em negociação prevista para outubro – De olho em um mercado que pode ir de carnes a aviões, o governo brasileiro tenta desde 2015 ampliar acordo de tarifa zero com o México, atualmente restrito ao setor automotivo e a áreas do setor químico. A primeira troca de ofertas entre os dois países deve ocorrer em outubro.

Imprensa regional: 

Jornal do Commercio PE (ontem): Suape procura um parceiro privado para se reposicionar – Suape foi fortemente impactado pela crise econômica e a investigação de corrupção na Petrobras, que paralisou investimentos, resultando no fechamento de indústrias e na suspensão da atividade dos estaleiros. Para fazer frente à velocidade decisória do Porto de Pecém, seu grande concorrente na região, a ideia é fazer uma concessão geral do porto a um parceiro privado, mas com regras para não perder o controle de alguns processos importantes. 

G1 BA (sábado): Mais de 6 milhões de toneladas de cargas passaram pelos portos de Salvador e Aratu neste ano – Eles movimentaram mais de 6,3 toneladas de cargas até julho deste ano. Passaram pelos dois terminais 685 navios no período.

A Tribuna de Santos On-line (sábado): Projeto que estende benefícios do Reporto ao Redex recebe parecer favorável – O PL 3.412/2019, da deputada Rosana Valle (PSB-SP), recebeu parecer favorável do relator da proposta na Comissão de Viação e Transportes da Câmara, deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), e segue para ser votado no colegiado.

A Tribuna de Santos On-line (sábado): Crise e fuga de cargas afetam Porto de Santos – A previsão é de que neste ano as operações fechem em queda. Segundo o Sindamar, os usuários do Porto percebem uma constante fuga de cargas, sobretudo de grãos, para o Arco Norte e também para Paranaguá, que vem batendo recordes. Com contêineres, isso tem acontecido em Itapoá, que se tornou um hub.

Imprensa segmentada:

Tecnologística (sexta à tarde): Libraport Campinas inicia processo de desvinculação do Grupo Libra – De acordo com a empresa, novos colaboradores foram contratados para que atividades administrativas, financeiras, de suprimentos, jurídicas, de TI, entre outras, sejam desempenhadas localmente.

Portos e Navios e Brazil Modal (reproduzem release da APPA): Porto de Paranaguá receberá 6 milhões de toneladas de grãos até dezembro – O volume estimado para embarque no último trimestre de 2019 é 14% maior que o total movimentado pelo setor no mesmo período do ano passado. Até dezembro, o volume esperado de soja (em grão e farelo), milho e açúcar é suficiente para carregar 100 navios.

Portos e Navios: ATP avalia ranking ambiental de Terminais Portuários Privados – O diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa, declarou que o Índice de Desempenho Ambiental, divulgado na quinta-feira (26) pela Antaq, atesta que os TUP preservam a qualidade das operações, com a sociedade local e suas adjacências.

Brazil Modal (reproduz release do Ministério da Infraestrutura): No TCU, ministro da Infraestrutura defende a prorrogação antecipada da Malha Paulista – O painel técnico, apresentado pelo ministro Augusto Nardes, detalhou o processo para prorrogar por mais 30 anos a concessão para a Rumo Logística. A ANTT explicou como se dará o contrato de renovação antecipada, condicionada a uma série de obras a serem feitas pela concessionária. O ministro Tarcísio de Freitas reforçou a vantagem da prorrogação para o escoamento da produção do país.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco