Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 01/10/2019

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada. 

Valor Econômico: Disputa de cotistas no fundo do Porto Sudeste – A disputa judicial envolve a trading holandesa Trafigura e o fundo Mubadala, de Abu Dhabi. No dia 9, uma liminar favorável a um grupo de cotistas suspendeu as assembleias marcadas para 10 e 30 de setembro. A pauta incluía alterações no regulamento do fundo que permitiriam investimentos em ativos sem relação com o porto concebido por Eike Batista e situado em Itaguaí, segundo alegam os autores da ação judicial.

O Globo On-line e Folha On-line (ontem à noite): Com sinal de acordo, assembleia para decidir futuro de Viracopos é adiada – A concessionária ABV se comprometeu com o processo de relicitação, no qual deixará de operar o aeroporto. O acordo fechado ontem (1º) com a Anac e o BNDES. Ainda neste mês nova sessão será realizada para ajustar pontos do processo de relicitação. A assembleia de credores foi remarcada para 16 de dezembro.

Valor On-line (ontem à tarde): PIB do Estado de São Paulo caiu 0,3% em julho – Medição da Fundação Seade aponta queda de 0,3% no PIB do estado entre junho e julho, influenciada pela indústria, que recuou 1,5% ante junho. O setor representa 22% da economia estadual. A fundação declarou que a vantagem da economia paulista vem sendo carreada pelo maior dinamismo do setor de serviços, no momento em que a indústria registra taxas negativas no estado e no Brasil.

Estadão: Indústria brasileira pode deixar ranking das dez maiores do mundo – Enquanto a produção industrial no resto do mundo cresceu 10% desde 2014, no Brasil caiu 15%. Se nada for feito, corremos o risco de deixar de estar entre os dez maiores países industriais do mundo.

Isto É On-line ( ontem à noite reproduziu matéria da Agência Brasil): Ministro da Infraestrutura apresenta projetos a empresários espanhóis – Hoje (1º), ele tem um encontro com o ministro de Fomento da Espanha, José Luis Ábalos, e até amanhã vai apresentar a empresários espanhóis os projetos de concessão de portos, aeroportos e rodovias incluídos no PPI e avaliados em R$ 217 bilhões de investimentos. 

Correio Braziliense On-line (ontem à tarde reproduziu matéria da Agência Brasil) e Valor Econômico: Incerteza da Economia cresce 2,7 pontos de agosto para setembro – O Indicador da FGV subiu 2,7 pontos de agosto para setembro, atingindo 116,9 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos, e se mantém elevado em termos históricos. A alta foi motivada pela possibilidade de desaceleração mais forte da economia mundial em 2020, além da incerteza sobre o ritmo de crescimento da economia brasileira.

Isto É (reproduz matéria do Estadão Conteúdo) e Valor Econômico: OMC faz corte “drástico” para expansão do comércio mundial em 2019, para 1,2% – Por causa da escalada das tensões comerciais e a desaceleração da economia global, a OMC projeta um “corte drástico” no crescimento das transações globais de 2019, passando a 1,2%, ante 2,6% estimados seis meses atrás. Para 2020, também diminuiu a estimativa de crescimento: de 3%, em abril, para 2,7% agora.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos On-line: Mudança do Terminal de Passageiros e ‘PPP das Palafitas’ podem transformar o Porto de Santos – O governo do estado de São Paulo estuda a  mudança do Terminal Concais para a área dos antigos armazéns do Valongo, segundo o secretário estadual de Transporte e Logística, João Octaviano Machado Neto. Também está em andamento um projeto para desapropriar áreas próximas ao Porto hoje ocupadas por submoradias. A ideia é investir em habitação, retirando essas famílias da região, a ser ocupada pela atividade portuária.

A Tribuna de Santos e Portos e Navios (reproduz release da Codesp): Docas vai explorar áreas do Saboó – Ontem a Codesp abriu processo seletivo para a escolha das empresas que poderão explorar três áreas no Cais do Saboó por 180 dias, com possibilidade de renovação, até que o governo federal as licite. Elas eram ocupadas pelo Terminal Marítimo do Valongo e pela Rodrimar, e poderão ser exploradas juntas ou separadamente.

Imprensa segmentada:

Brazil Modal (reproduz release da CNT): Redução de custos na cadeia logística – Um grupo de alunos do curso Especialização em Gestão de Negócios do SEST SENAT desenvolveu um sistema de controle de agendamento para as chegadas das carretas no entreposto ferroviário. Em visita técnica à VLI, verificaram que o principal problema foi o tempo de espera para descarregamento da carga, que pode chegar a 24 horas. O sistema calcula a distância da carreta até o terminal, estimando quanto tempo levará até realizar a descarga no entreposto. Nota fiscal e quantidade de carga são inseridas no sistema para agilizar a descarga.

Tecnologística: Santos Brasil adota leitura de lacres de contêineres por meio de OCR – O sistema substitui a digitação manual dos dados do contêiner de exportação. O novo app atende às regras da Receita e dá mais segurança e rapidez aos processos aduaneiros. Deverá ser implementado no Tecon Santos e, num segundo momento, ampliado para leitura dos contêineres de importação.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco