Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 10/10/2019

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Editorial do Estadão: Critérios para a infraestrutura – Segundo o TCU, 38% das 38 mil obras públicas federais estão paralisadas, sobretudo por conta da deficiência na elaboração e avaliação dos projetos. A maior parte dos empreendimentos do PAC foi dispensada da apresentação de estudos de viabilidade, sob a justificativa de que eles prejudicavam a celeridade das obras, o que gerou atrasos e majoração de custos. Para racionalizar os critérios de escolha para investimentos, a Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia e o Ipea elaboraram um estudo para estabelecer indicadores para mensurar o custo-benefício dos projetos.

Revista Valor Setorial Infraestrutura e logística: Faltam recursos para avançar – A retomada da economia brasileira depende da recuperação dos investimentos em infraestrutura, que devem atingir 1,88% do PIB neste ano, segundo a consultoria Pezco. A fonte de expansão consistente para elevar os investimentos totais acima da marca de 2% do PIB em meados da próxima década virá, em grande parte, do setor de transportes. As ferrovias deverão ter um papel mais importante no escoamento da produção e o leilão da Norte-Sul aponta isso.

Revista Valor Setorial de Infraestrutura e logística: Difícil acesso limita expansão – O TCU mandou paralisar o processo de novas renovações antecipadas após identificar que, dos contratos assinados entre 2014 e 2018, apenas 43% dos investimentos foram realizados. Para os usuários, no entanto, a modernização dos terminais de fato ocorreu, mas o setor tem sido afetado pela desaceleração econômica e global e a recessão interna.

Valor On-line (ontem à tarde): Transporte aéreo de cargas encolhe 3,9% em agosto – Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), esse foi o décimo mês consecutivo de queda mundial, devido à intensificação da guerra comercial Estados Unidos-China. O nível de ocupação atingiu 44,6%, com queda de 2,7% em relação a agosto do ano passado. O volume do comércio global está 1% menor em relação ao ano passado.

Reuters e Valor On-line (ontem à tarde): Exportação de café do Brasil sobe 2,6% no ano e tem melhor setembro em 5 anos – As exportações de café do Brasil em setembro somaram 3,23 milhões de sacas de 60 kg, segundo a Cecafé. No acumulado dos últimos 12 meses, alcançaram 42,2 milhões de sacas. Os destinos com maior crescimento no consumo de café brasileiro foram Espanha (aumento de 40%); EUA (38,6%); e Alemanha (37,2%).

Valor Econômico: Brasil quer cortar tarifa de importação pela metade – A equipe econômica confirma que vai levar adiante a proposta de reforma da TEC do Mercosul, na reunião de cúpula do bloco, em dezembro, para reduzir em 50% as tarifas de importação ao longo de dois a três anos. E garante que não vai deixar o novo governo argentino, seja ele qual for, travar a ambição da agenda de integração internacional brasileira.

Isto É (reproduz matéria da Agência France Press): Canal do Panamá bate recorde de tonelagem apesar de guerra comercial EUA-China – De 1 de outubro de 2018 a 30 de setembro de 2019, 469 milhões de toneladas cruzaram a rota panamenha, ante 442 milhões de toneladas no período anterior.

Valor Econômico: Banco do Brics busca portfólio mais equilibrado – O NDB planeja reequilibrar sua carteira, até agora muito focada em China e Índia, incluindo projeção de US$ 2 bilhões em novos projetos no Brasil nos próximos 12 meses. O Brasil está na lanterna dos financiamentos do banco: 6% do volume aprovado desde 2016 até julho deste ano – de US$ 10,2 bilhões, US$ 621 mil vieram para o Brasil, ante US$ 3,9 bilhões à China e US$ 2,9 bilhões para a Índia.

Portal da Receita Federal (ontem à tarde): Brasil é citado em site e mídias sociais da OMA sobre a adesão à Convenção de Quioto Revisada – O Brasil recebeu os cumprimentos do Secretário-Geral da OMA pela adesão à Convenção de Quioto Revisada (RKC), que trata da simplificação e harmonização de procedimentos aduaneiros e vigente no País pelo Decreto Legislativo nº 56, de 18/06/2019. Os 120 países aderentes representam juntos mais de 80% do comércio internacional.

Imprensa regional:

A Tribuna On-line: Questões antigas permeiam debate sobre projetos para o Porto de Santos – Temas como o alargamento do canal de navegação, aumento da profundidade, realocação de submoradias e ligações secas continuam na pauta das discussões sobre os projetos para o Porto de Santos. Especialistas dizem que as questões já eram discutidas pela comunidade portuária no início dos anos 2000 e criticam a falta de planejamento, enquanto políticas públicas, no sistema portuário.

Portos & Negócios: 1° Porto Hack Santos já tem data marcada – A maratona de inovação em TI acontecerá nos dias 07 e 08/12/2019. A realização é da ABTRA, em comemoração aos seus 30 anos de atuação e forte tradição no desenvolvimento de soluções de tecnologia para o Porto de Santos.

Imprensa segmentada: 

Portos e Navios (reproduz matéria da Tribuna de Santos): ABTRA lança site com mais de mil notícias e estudos sobre setor portuário e comércio exterior – ABTRA anunciou na segunda-feira (7) o lançamento de seu novo portal institucional, no endereço eletrônico abtra.org.br. Ele conta com um banco de mais de mil notícias, estudos, legislações e estatísticas sobre o setor portuário e a logística do comércio exterior. E traz o campo “Conteinerômetro”, com a quantidade (acumulada no ano) de contêineres de importação com entrada nos recintos alfandegados associados no Porto de Santos, atualizada a cada 30 segundos. 

Guia Marítimo (reproduz release da Codesp): Porto de Santos adota nova logomarca – A Autoridade Portuária de Santos lançou durante o Fórum Santos Export sua nova identidade visual que coincide com a adoção do nome “Santos Port Authority”.

Brazil Modal (reproduz release da EPL): Projetos para concessão tem origem no Plano Nacional de Logística da EPL – Durante o 1° Seminário de Competitividade do Setor de Infraestrutura, ontem, em Brasília, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas destacou o papel da EPL como responsável pelo planejamento do setor de transportes, ao falar da importância do programa concessões.

Portogente: Ministro elogia landlord, mas indica estar aberto para aplicar outros modelos em Santos – Na abertura da 17ª Edição do Fórum Santos Export, na terça-feira (8/10) em Brasília, o ministro Tarcísio de Freitas garantiu que o novo modelo para a gestão da Autoridade Portuária de Santos será construído a várias mãos, com o objetivo de alcançar eficiência para a exploração de todo o potencial desse porto. Classificou a política de concessão de ativos de infraestrutura como a maior iniciativa de concessão de equipamentos públicos em todo o planeta. E lembrou que sua equipe está trabalhando em arrendamentos de ativos de infraestrutura para 2020.

Brazil Modal (reproduz release da ANTAQ): Povia debate regulação da logística de comércio exterior – Também durante o Santos Export 2019, o diretor-geral da Antaq, Mário Povia, durante o painel sobre regulação na logística de comércio exterior, disse que não há qualquer movimento regulatório no sentido de controlar preços no setor, mas que o usuário tem que saber antes qual serviço contrata e qual o preço. Segundo ele, a intenção é construir um ambiente de simetria e transparência no setor. Representantes de terminais voltaram a externar preocupação com o nível de regulação, citando a excessiva quantidade de informações demandada pela agência.

Brazil Modal (reproduz release do Ministério da Economia): Secretário da Economia apresenta medidas para aumentar a produtividade no setor portuário – O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, ontem, no Fórum Santos Export, adiantou ações do governo que serão adotadas para simplificar, desburocratizar e abrir espaço para que a iniciativa privada invista cada vez mais em infraestrutura. Destacou que o Brasil precisa ampliar e baixar muito o custo da cabotagem.

 

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco