Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 14/10/2019

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

O Globo On-line (ontem à noite): Incidente com navio tanque interrompe operação em terminal da Ilha Grande – Navio tanque de Hong Kong, carregando 290 mil toneladas de óleo cru,  teve uma falha no motor, logo após a desatracação, obrigando manobra de emergência para afastá-lo do Terminal Almirante Maximiano da Fonseca (Tebig). Como não houve avaria estrutural, não o risco de vazamento do óleo está descartado. Mas o navio será inspecionado para se ter certeza que poderá seguir viagem.

Estadão On-line (sábado): Briga Doria-Bolsonaro deixa obras sob impasse – De sete projetos que dependem da parceria entre o Planalto e o Palácio dos Bandeirantes, em cinco Brasília decidiu por mais estudos antes de autorizar as ações ou já determinou rumos diferentes daqueles que o governo paulista defendia. Um deles é a construção da ponte Santos-Guarujá. Segundo a matéria, a gestão Doria prevê acordo com a Ecovias para viabilizar o empreendimento, mas a gestão do porto, federal, argumenta que o plano pode prejudicar as operações e o projeto de expansão da zona portuária.

Estadão On-line (sábado): BNDES deve focar crédito à exportação a áreas estratégicas – A intenção é priorizar o apoio à produção de itens para a exportação em áreas consideradas estratégicas, como Defesa, inovação e alta tecnologia. A avaliação é que, como em outros setores da economia, há espaço para que os bancos privados assumam o financiamento de outros produtos. A AEB reclama da falta de clareza, alegando que se não houver política de financiamento, não haverá exportações de manufaturados.

Editorial do Globo: Indústria estagnada e sem inovação requer cooperação no próprio setor – São escassas as iniciativas públicas e privadas para estimular, via associações setoriais, a cooperação, o esforço tecnológico e a qualidade da produção nas empresas inovadoras, mas há espaço para indução de empresas estrangeiras a maiores e melhores apostas locais em inovação. Executivo, Congresso e Judiciário deveriam ajudar, se concentrando, urgentemente, na eliminação da burocracia.

O Globo On-line (sábado): Após carta dos EUA, Brasil se vê diante de obstáculos técnicos e políticos para a OCDE – Na avaliação do governo brasileiro, o país já atendeu a 87% dos instrumentos necessários para iniciar o processo de adesão. Sobrariam 3% que ainda necessitam de algumas modificações, e 10% que precisam de um maior aprofundamento. Esse último grupo inclui alinhamento de preços de transferência, acordo de tributação, áreas de crédito de exportação ou resoluções sobre a indústria naval, todos atualmente com algum tipo de incompatibilidade com as normas da OCDE.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos On-line (ontem à noite): Há 150 anos, o Porto crescia por decreto – A participação da iniciativa privada nas operações do Porto de Santos é mais antiga do que parece. Em 13 de outubro de 1869, sob o reinado de Dom Pedro II, era publicado o edital para a privatização do porto por um prazo de 90 anos. Para especialistas, o texto, moderno para a época, foi fundamental para o desenvolvimento do setor portuário brasileiro, mas medidas propostas pelo Império não cabem hoje.

A Tribuna de Santos (sábado) e Brazil Modal (reproduz release da ANTAQ): ANTAQ realizará audiência presencial sobre projetos de arrendamentos portuários simplificados em 15 de outubro – A proposta da agência de regular a elaboração da versão simplificada de arrendamentos portuários será debatida em audiência pública presencial amanhã (15/10), das 15 horas às 17h30, em Brasília. A medida vale para empreendimentos de pequeno porte (contratos de até R$ 330 milhões e prazo máximo de 10 anos de concessão).

Imprensa segmentada:

Tecnologística (sexta à tarde): Wilson Sons Logística amplia estrutura do Clia de Santo André – A estrutura passa a contar com sete câmaras, em área total refrigerada de 1.646 m² e capacidade de armazenamento de 14.662 m³ (aumento de 200%).

Guia Marítimo (sexta à tarde): Portos RS buscam ampliar qualidade e competitividade da hidrovia – A modelagem de uma PPP para a manutenção da hidrovia do Rio Grande do Sul está sendo estudada pela secretaria estadual, a Portos RS e o BNDES, de modo a intensificar e ampliar a movimentação de cargas por esse modal.

Agência iNFRA: BR do Mar chega a impasse e Casa Civil vai arbitrar divergência entre Economia e Infraestrutura – A Casa Civil convocou reunião para depois levar tema à decisão da Presidência. As divergências são sobre o afretamento, o fim do imposto de importação para embarcações compradas fora do Brasil por empresas nacionais e a permissão para que navios afretados usem a bandeira estrangeira no Brasil, com custos mais baixos que os navios nacionais.

Brazil Modal (reproduz release da EPL): EPL apresenta nova metodologia para tornar projetos de infraestrutura mais competitivos – Seminário em 15 e 16 de outubro com autoridades e técnicos do setor vai discutir a nova metodologia de Estruturação de Projetos de Infraestrutura, desenvolvida com a colaboração da KPMG.

 

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco