Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 16/10/2019

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Valor Econômico e Folha On-line: Crescimento mundial é o menor desde 2009 – O “Panorama Econômico Mundial”, divulgado ontem pelo FMI, estima que o PIB global deve crescer 3% neste ano, projeção 0,2 ponto percentual menor que a anterior, de julho. Para 2020, prevê expansão de 3,4%, ante 3,5% em julho. As taxas representam desaceleração significativa da atividade em relação a 2018, quando houve avanço de 3,6% do PIB mundial. A economista-chefe do FMI, Gita Gopinath, declarou que “A perspectiva global segue com desaceleração sincronizada e recuperação incerta”. E que o multilateralismo continua sendo a única solução para combater a insegurança cibernética, os riscos das mudanças climáticas e das taxas de evasão, e aproveitar as oportunidades das tecnologias financeiras emergentes.

Estadão: Brasil continua correndo atrás dos vizinhos – Ainda segundo o FMI, o país continua bem atrás de outros emergentes, incluídos vários sul-americanos, com crescimento de apenas 0,9% neste ano e 2% em 2020. No cenário anterior, de julho, a expansão brasileira ficaria em 0,8% em 2019 e chegaria a 2,4% em 2020. A economista-chefe do FMI, Gita Gopinath, avalia que a incerteza quanto à política econômica permanece, que houve progresso no front da reforma da Previdência, mas “é preciso fazer mais, porque os níveis da dívida são muito altos”.

Valor On-line: Investimento de estatais é o menor em 20 anos – Dados do Ministério da Economia apontam que a execução de investimentos dessas empresas de janeiro a agosto é a mais baixa da série iniciada em 2000: 19,1% ante os 21,2% verificados em igual período do ano passado. Em volume financeiro, o montante aplicado neste ano é o mais baixo desde 2009, com R$ 23 bilhões. A piora ocorre no contexto em que esse tipo de gasto por parte do governo também tem baixa execução, em decorrência do ajuste fiscal comandado pelo ministro Paulo Guedes.

Folha e Valor Econômico: Ministro da Economia, Paulo Guedes cancela participação na reunião anual do FMI – O governo brasileiro informou que o representante da equipe econômica será agora o secretário de Comércio Exterior, Marcos Troyjo. Em Washington, Guedes faria o discurso de abertura de um evento na sexta-feira (18), na Câmara de Comércio Brasil-EUA. Além de Troyjo, viajam aos EUA o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, e o do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Isto É On-line: Câmara conclui votação de MP que reformula Executivo e transfere PPI à Casa Civil – A MP 886 agora vai ao Senado e precisa ser aprovada até amanhã para não perder a validade. A mudança do PPI foi decidida na esteira de uma minirreforma administrativa no Palácio do Palácio feita após a saída do ministro general Carlos Alberto dos Santos Cruz da Secretaria de Governo, em junho.

Folha: Concessionárias de rodovias têm R$ 20 bi em investimentos parados – As pendências se referem a 36 obras de duplicação, construção de contornos rodoviários e de terceiras faixas, sob responsabilidade de 12 empresas com contratos assinados nos governos Lula e Dilma. Segundo o TCU, as intervenções empacaram apesar de o BNDES ter autorizado, a juros subsidiados, R$ 17,2 bilhões em financiamentos para todo o setor entre 2004 e 2017. Embora concedidas à iniciativa privada, o governo continuou como mantenedor indireto dessas estradas.

Isto É On-line e Terra (ontem à tarde, reproduzem matéria do Estadão Conteúdo) e A Tribuna de Santos: Receita pega 364 kg de cocaína em carga de café no Porto de Santos – A droga foi apreendida ontem situada no interior de um contêiner destinado ao porto de Antuérpia. A carga regular – café verde, a granel –  foi selecionada para conferência através de critérios de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por scanner.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Mercado regional: Hackathon – Representantes de terminais e recintos alfandegados associados à ABTRA e da Codesp, Alfândega, Serviço de Vigilância Agropecuária (Mapa) e Antaq participam nesta semana de workshops preparatórios do Hackathon do Porto de Santos. As atividades começaram ontem e vão até amanhã, na cidade.

A Tribuna de Santos: Seminário debate viabilidade da hidrovia no Porto de Santos – Para o presidente da Codesp, Casemiro Tércio Carvalho, a viabilidade do transporte hidroviário no Porto de Santos depende sobretudo do interesse de terminais portuários, em especial daqueles que movimentam contêineres. Ele também falou da necessidade de comprovar que as operações não representarão custo adicional às cargas, durante o seminário promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS) ontem.

A Tribuna de Santos: Mercado regional: Operação autorizada – A Antaq autorizou a operadora portuária DP World Santos a movimentar carga geral ou conteinerizada no trecho I de seu novo cais e nos dois dolfins de amarração de seu terminal, conforme publicação no DOU de segunda-feira (14).

Imprensa segmentada:

Agência iNFRA: Críticas ao PNL marcam achados iniciais de auditoria do TCU sobre integração multimodal no país – Para o tribunal,  o PNL está com dados defasados, não possui integração com planos de algumas áreas e normas do governo e tem problemas de priorização dentro do Ministério da Infraestrutura.

 

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