Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 22/10/2019

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

O Globo On-line (ontem à tarde): Estudo da CNI mostra que apoio às exportações aumenta vendas em 14,7% e amplia mercados – A entidade aponta que empresas com financiamento e garantias às vendas externas chegam a exportar 14,7% a mais e ampliar seus mercados em até 70%. E concluiu que há um descompasso entre o Brasil e os 13 países (Alemanha, Bélgica, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Índia, Itália, Japão e Reino Unido) que mais financiam suas exportações. Enquanto essas economias ampliam e sofisticam seus instrumentos de apoio à comercialização de bens e serviços no mercado internacional, no Brasil essas políticas públicas têm perdido protagonismo nos últimos anos.

Valor Econômico: Brasil planeja ‘choque’ em tarifa industrial – O plano de abertura da economia do governo prevê corte unilateral das alíquotas de importação sobre produtos industriais de 13,6% para 6,4%, na média, em quatro anos, o que deixaria o Brasil com níveis de proteção tarifária à indústria equivalentes aos dos países mais ricos do mundo. A simulação compartilhada pelo governo com os membros do Mercosul prevê redução nas alíquotas sobre automóveis de passageiros trazidos do exterior de 35% para 12%. Diminuiria também, de 35% para 12%, a tarifa cobrada de produtos têxteis e vestuário, e de 12% para 4%.

Valor Econômico (hoje), Estadão On-line e O Globo On-line (ontem à noite): Comércio Brasil-Japão cai pela metade e governos tentam reverter tendência – Em Tóquio, o presidente Bolsonaro se encontrará com o primeiro-ministro Shinzo Abe, que, por sua vez, visitará o Brasil no mês que vem para discutir o acordo com o Mercosul. O momento é considerado propício já que os japoneses encerraram recentemente as tratativas com os Estados Unidos. Segundo a CNI, o fluxo comercial Brasil-Japão diminuiu 51% entre 2011 e 2018, para US$ 8,5 bilhões. O estoque de investimentos japoneses no mercado brasileiro chegou a sofrer contração de 43% entre 2011 e 2015, passando a US$ 18,9 bilhões, seguida de leve recuperação, reduzindo a queda a 30,7% até 2016.

Imprensa regional: 

A Tribuna de Santos: Sustentabilidade – O Ministério da Infraestrutura firmou parceria com a agência de cooperação técnica alemã GIZ para adequar ações e projetos de infraestrutura às melhores práticas de desenvolvimento sustentável e torná-los mais atraentes a investidores internacionais.

Portal NSC Total SC (ontem à tarde): Justiça dá vitória a portos de Santa Catarina em batalha por taxas de armazenagem – Decisão do TJSC considerou válida a cobrança de Serviço de Segregação e Entrega de Contêineres (SSE) pela Portonave na disputa com os terminais retroportuários em Navegantes. A ação foi movida pelo terminal retroportuário Localfrio, que questionou a legalidade da taxa.

Imprensa segmentada:

Informativo dos Portos: Antaq e terminais de Itajaí e Navegantes promovem encontro com retroportuários – Antaq, Portonave e representantes do Sindicato das Empresas Operadoras de Terminais Retroportuários de Itajaí e Região se reuniram na sexta-feira (18) para discutir o Serviço de Segregação e Entrega de Contêineres (SSE). Combinaram uma agenda para aproximar os terminais secos e os molhados.

Informativo dos Portos: Portaria de trânsito aduaneiro simplificado é concedida à Multilog para atuação em Viracopos – A empresa, certificada como OEA, recebeu autorização para utilizar benefício da portaria nº 97, que permite o Trânsito Aduaneiro Simplificado (DTA-S) do aeroporto de Viracopos para o CLIA de Campinas.

Portogente: Ferrogrão e ligação com Arco Norte são metas mais ambiciosas – O ministro Tarcísio de Freitas, no programa Conversa com Bial, da Globo, na madrugada dessa terça-feira (22), disse que sua meta mais ambiciosa é entregar o corredor ferroviário que ligaria o Centro Oeste aos portos do Arco Norte.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco