A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Folha On-line, Valor On-line e O Globo On-line (ontem à tarde): Piora do Brasil em ranking do Banco Mundial é consequência de governos anteriores – O Brasil caiu 15 posições no ranking Doing Business 2019, do Banco Mundial, que avalia a facilidade de se fazer negócios em 190 países. Ficou na 124ª posição. O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, justificou o resultado como sendo consequência de ações de governos anteriores, uma vez que, segundo ele, os dados foram capturados de fevereiro ao início de março de 2019. Disse que o governo também está formulando um novo marco legal para a recuperação de micro e pequenas empresas, de modo a elevar a posição do Brasil no ranking. E reiterou que trabalha para que o Brasil fique entre os 50 primeiros países até o fim do governo Bolsonaro.
O Globo, Folha, Valor On-line e Isto É: Bolsonaro e Xi Jinping assinam oito atos entre Brasil e China – Os principais itens dos atos a serem assinados hoje pelos dois presidentes são carne bovina processada, farelo de algodão (para ração) e energia renovável. A assinatura do ato para incrementar a presença chinesa no etanol brasileiro deve ficar para novembro, quando Xi Jinping virá ao Brasil para a cúpula dos Brics. A expectativa é que, nessa futura visita, também sejam anunciados novos investimentos da Cofco no país. Bolsonaro declarou que o Brasil trabalha “para reconquistar a confiança do mundo”.
Folha: Governo já avalia impacto de eventual saída do Mercosul – Ainda não há um cálculo preciso do impacto de uma ruptura, mas entram na conta perdas bilionárias decorrentes do fim das exportações brasileiras com tarifas diferenciadas aos países do bloco e também para cidadãos brasileiros, que precisarão de visto para entrar e sair dos países vizinhos.
Folha: Corte de tarifas que Brasil avalia no Mercosul seria catastrófico – Para Rubens Ricupero, embaixador e ex-ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, reduzir as alíquotas de importação, como propõe o governo Bolsonaro para o Mercosul, prejudicará a indústria brasileira e o Brasil como um todo. Segundo ele, o país ainda está muito longe de ter atingido estabilidade econômica e não tem a competitividade necessária para enfrentar o mercado sem essas tarifas.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos On-line: Doria pede ajuda a general Mourão para liberação da ponte que ligará margens do Porto de Santos – O governador de São Paulo, depois de encontro com o vice-presidente na última terça-feira (22), disse que, na renovação do contrato, o governo paulista abre mão de receber a outorga em dinheiro, em prol do investimento feito para implantação da ponte, que é “um sonho de mais de 80 anos”.
G1 Santos (ontem à tarde): Codesp estende prazo para estudos sobre concessão do canal do Porto de Santos – Os 16 proponentes foram autorizados a apresentar os estudos até o dia 6 de janeiro de 2020.
Portal Bahia Notícias (ontem): Novo terminal da Tecon: MPF pede relatórios da CGU que apontam ilicitudes na Codeba e Antaq – O procurador da República Fábio Conrado Loula pediu que a Justiça Federal da Bahia obrigue a CGU a apresentar relatórios de auditoria apontando ilegalidades nas prestações de contas da Codeba e Antaq quanto ao Termo Aditivo no contrato celebrado entre a União e o Tecon Salvador.
Portal Agora (RN): Após apreensões de cocaína, Receita Federal dobrou fiscalização no Porto de Natal – Desde a apreensão de 3,3 toneladas de cocaína escondida no meio de cargas de frutas em fevereiro desse ano, a Receita Federal passou a vistoriar entre 35 a 40 contêineres refrigerados por semana. A medida implica a abertura da carga à céu aberto, já que o porto continua sem um scanner e sem área climatizada para se realizar o serviço.
A Tribuna de Santos e Guia Marítimo: Cresce a utilização de novas tecnologias no setor portuário – A plataforma TradeLens, da IBM/Maersk, está reinventando toda a cadeia de comércio, interligando exportadores, linhas de navegação, operadores portuários e terminais, transporte terrestre e autoridades alfandegárias, através do acesso em tempo real a documentos de envio de dados, o que traz mais eficiência operacional e análise de eventos em tempo real. Mais de 50 terminais portuários na América Latina (cerca de 45% deste mercado) já estão operando e trabalhando em diversos níveis de integração ou compartilhando de dados no sistema. Cinco das seis maiores empresas de transporte no mundo estão dentro da plataforma, o que significa que mais de 50% das embarcações de contêineres.
Imprensa segmentada:
Portos e Navios (reproduz release da ANTAQ): Antaq realiza audiência pública para leilão de duas áreas no Porto de Santos – O leilão ocorre hoje, a partir das 14 horas, no Centro de Treinamento da Codesp. As áreas , localizadas na região da Ponta da Praia, possuem três berços de atracação contíguos, contam com conexões rodoviárias e estão localizados ao lado das linhas férreas do Porto.
Portos e Navios: Exportação de milho bate recorde no Porto de Imbituba – De janeiro a setembro de 2019 foram embarcadas mais de 765 mil toneladas do grão. No ano passado, o complexo portuário enviou ao exterior um navio de milho; em 2019 já atracaram 20 navios para embarque do grão, incremento de 2.640%. Até novembro, mais dois navios são esperados.
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