Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 29/10/2019

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Valor Econômico: Trechos de ferrovias abandonados poderão voltar a ser licitados – Em discussão no Senado, o novo marco legal das ferrovias deve prever a possibilidade de que trechos abandonados possam, novamente, ser ofertadas ao mercado via concessão, autorização ou permissão. Como o projeto tramita em caráter terminativo, dispensando a aprovação do Plenário, está sendo acompanhado de perto pelo Ministério da Infraestrutura. O objetivo é fomentar o interesse por faixas de domínio sem atividade há décadas, permitindo ao concessionário devolvê-las sem maiores dificuldades.

Valor On-line (ontem à tarde): Incerteza mundial inibe crescimento mais forte – Estimativas mais recentes do FMI para 2019 e 2020 apontam que, não bastassem os desafios estruturais ocasionados pela estagnação secular, o mundo desenvolvido se vê envolto com embates políticos, geopolíticos e comerciais. À medida que a incerteza cresce, diminuem o investimento, a contratação de mão de obra e as inovações. O que pode atenuar o problema é o fato de existir certa disposição para diálogo entre China e Estados Unidos na saída do Reino Unido da União Europeia.

Valor Econômico, Estadão, Reuters e O Globo On-line (ontem à tarde): Brasil deve caminhar junto com Argentina – O secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz, afirmou que as ações tomadas pelo governo brasileiro serão condicionais à postura do presidente Alberto Fernández. Confirmou que pretende reduzir a TEC do Mercosul, mas negou a existência de uma proposta definida, e disse acreditar que a mudança da TEC também é de interesse argentino. Diplomatas e especialistas avaliam, no entanto, que a tensão entre Bolsonaro e Fernández deve alterar normas do bloco, uma vez que a política liberalizante do presidente brasileiro contrasta com a visão mais protecionista do argentino.

Valor Econômico e Folha On-line (ontem à tarde): Vendas para o vizinho despencam, mas seguem relevantes – As exportações do Brasil para a Argentina caíram 39% no acumulado até setembro, ante igual período de 2018. Ainda assim, o vizinho concentra sua demanda em produtos manufaturados e, por isso, exportadores brasileiros adotam tom de cautela ao falar sobre o novo governo argentino. Para a AEB, Fernández não deve interferir nos negócios com o Brasil, que também não pode criar dificuldades, sob o risco de perder um comprador ainda importante.

G1: Apesar de relação estreita entre Trump e Bolsonaro, investimentos americanos no Brasil não aumentaram – Os investimentos anunciados dos Estados Unidos no Brasil entre janeiro e agosto de 2019 somaram US$ 2,2 bilhões, valor menor que o de 2017, quando o montante correspondeu a US$ 2,9 bilhões e ligeiramente maior do que os US$ 2 bilhões registrados em 2016. Em 2018, os americanos investiram US$ 1,3 bilhões no país, mas economistas ouvidos pela BBC News Brasil afirmam que esse ano não é relevante como comparativo, já que a disputa eleitoral altamente polarizada e imprevisível afugentou investidores.

Folha – Artigo do vereador em Santos e presidente do Settaport, Francisco Nogueira: Santos e o diálogo com o porto – “As autoridades federais que comandam a Codesp cumprem interesses difusos que privilegiam a atividade de grãos, fertilizantes e celulose, justamente no trecho portuário mais urbano”.

Imprensa regional:

G1 Santos e A Tribuna de Santos: TRT convoca Sindicato dos Estivadores e Proporto para audiência de conciliação – A reunião será realizada amanhã (30), às 15h30, no TRT, em São Paulo. Estivadores alegam que Proporto e Ecoporto estão operando navios com trabalhadores em situação irregular. No domingo (27), a Polícia Federal elevou o nível de segurança nas instalações portuárias em Santos, em virtude de recentes invasões a navios atracados. Ontem, entidades empresariais do setor enviaram ofício ao governo pedindo providências urgente, alegando que, se não forem aplicadas penalidades, “há risco real de que o movimento se estenda para outros portos”. O Sindestiva pretende fazer amanhã uma assembleia geral para definir os próximos passos.

Imprensa segmentada:

Portal Convergência Digital: Porto Hack Santos oferece a maior premiação em dinheiro do Brasil – A competição, nos dias 7 e 8 de dezembro, faz parte das ações de comemoração dos 30 anos da ABTRA e terá por objetivo elevar a transformação digital do Porto de Santos a um novo patamar de inovação. Os competidores enfrentarão dois desafios. O primeiro consiste em construir soluções que integrem os planos de emergência de órgãos governamentais no Porto de Santos, de modo a reduzir os impactos de eventuais sinistros. O segundo é criar soluções tecnológicas que acelerem a movimentação de cargas e reduzam custos para os terminais e recintos alfandegados.

Tecnologística: IBM e Maersk desenvolvem plataforma digital colaborativa – A IBM informou que mais de 50 portos e terminais de diferentes países da América Latina estão trabalhando com o TradeLens, plataforma digital criada pela companhia e pela Maersk baseada em blockchain. Com cinco das seis maiores linhas globais de transporte de contêineres, a ferramenta permite a colaboração entre parceiros comerciais, gerando mais eficiência e insights em toda a cadeia global de comércio.

Portos e Navios (reproduz release da Aprosoja): Escoamento de grãos pelo Arco Norte aumenta cinco vezes em dez anos – A previsão do Movimento Pró-Logística é que o escoamento da produção de grãos pelos portos do Arco Norte deve aumentar de 7,2 milhões de toneladas para 35 milhões de toneladas entre 2009 e 2019. Em 2018, o total transportado chegou a 32,5 mi/ton. Criado em 2009, o Movimento é uma iniciativa de entidades do setor agropecuário em prol da melhoria da infraestrutura para o transporte de cargas no país.

 

 

 

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco