Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 31/10/2019

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Estadão: Plantio de soja enfrenta ‘guerra’ EUA-China – Considerado um primeiro passo para pôr fim à guerra comercial entre os dois países, o pacto deve afetar o agronegócio brasileiro. Mesmo com o aumento de 4,7% de produção previsto para a oleaginosa (para 120,4 milhões de toneladas), paira a dúvida se o ritmo dos embarques externos do Brasil para a China será mantido.

Estadão – Coluna do Broadcast: Com fim de trégua, briga por Viracopos deve voltar à Justiça – Os acionistas da concessionária pediram mais detalhes sobre como seria feita a devolução amigável do ativo, mas ainda há dúvidas sobre a indenização por investimentos realizados e não amortizados. Outra preocupação é que o prazo de 60 dias determinados pelo decreto de relicitação são considerados curtos demais.

Correio Braziliense (reproduz matéria da Agência Estado), Valor Econômico e Folha On-line (ontem à noite): Guedes diz que novas propostas de reforma estão em estágio avançado – O ministro afirmou que os projetos de reforma na área econômica que devem ser enviados em breve ao Congresso. Justificou que, embora se tenha a impressão de que as coisas não estão andando e que as reformas estão demorando, elas estão acontecendo. Destacou que a equipe econômica trabalha em quatro PECs – três ligadas a regras fiscais e orçamentárias (no chamado pacto federativo) e uma sobre a reforma administrativa. E disse acreditar que a economia brasileira deve crescer de 2% a 2,5% em 2020.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos On-line (ontem à tarde): ‘Tendências são os acordos comerciais multilaterais, bilaterais entre as nações’, avalia Caputo –  Durante sua viagem pela Ásia e Oriente Médio, o presidente Bolsonaro anunciou uma série de acordos bilaterais com a China e os Emirados Árabes Unidos. Eles devem ser uma tendência no comércio nos próximos anos, segundo o diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, com base no fato de que o Brasil é signatário do Acordo de Facilitação do Comércio. Esse acordo consiste na adoção de 47 recomendações para favorecer as trocas internacionais. O país já cumpre 42 e possui um cronograma para cumprir as outras cinco até o final de 2021.

A Tribuna de Santos On-line e G1 Santos (ontem à noite): Sindicato dos Estivadores permanece em greve após assembleia geral – A previsão é de que o sindicato permaneça em greve até a próxima quarta-feira (6/11), quando haverá nova negociação. Em nota, o TRT informou que, após exaustivas discussões na audiência de conciliação, ontem em São Paulo , “verificou-se a impossibilidade de acordo entre as partes”.

Jornal Dia a Dia (MS): Porto de Santos promove maratona por inovação digital – Os times competidores do hackathon, nos próximos dias 7 e 8 de dezembro, vão enfrentar dos desafios. O primeiro é construir soluções que integrem os planos de emergência dos órgãos governamentais no porto para minimizar impactos de sinistros aos trabalhadores, população, terminais e suas cargas. O segundo é a criar soluções tecnológicas inovadoras que acelerem a movimentação de cargas e reduzam custos aos terminais e recintos alfandegados. O evento faz parte das ações de comemoração dos 30 anos da ABTRA.

Imprensa segmentada:

Portos e Navios, A Tribuna de Santos e Guia Marítimo: Movimentação de contêineres sobe no Porto de Santos; total de cargas registra queda – O Porto de Santos registrou em setembro a segunda maior movimentação mensal de contêineres da história: 386.165 TEUs, alta de 9% em relação a setembro de 2018. No total geral de toneladas movimentadas, apresentou queda de 0,1%, em relação ao mesmo período de 2018, para 11.569.319 toneladas. Nos primeiros nove meses a movimentação de cargas atingiu o patamar de 99.984.814 toneladas, 0,4% inferior ao observado no mesmo período do ano passado. O fluxo de embarque apurou queda de 1,3% no volume, enquanto os desembarques cresceram 1,8%.

Agência iNFRA: Preocupação com acesso ferroviário é destaque em audiência pública no Porto de Santos – Na audiência pública realizada pela Antaq na sexta-feira (25), sobre os leilões das áreas destinadas à movimentação de celulose, os terminais apontaram a necessidade de se equacionar os conflitos relacionados à Margem Direita do porto para que o trem possa chegar ao destino. Alegam que as linhas atuais estão saturadas e que a melhoria da malha ferroviária é urgente.

Brazil Modal (reproduz release da Codesa): Movimentação de contêiner registra alta de 13,8% – A movimentação de contêineres no Porto de Vitória subiu 13,8% de janeiro a setembro, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 170.670 TEUs contra 149.923 TEUs em 2018.

Brazil Modal (reproduz release da CNI): Acordo no Mercosul reduzirá em US$ 500 milhões pagamentos de taxas, diz CNI – Pesquisa com os principais exportadores brasileiros para os países do Mercosul, Argentina, Paraguai e Uruguai mostrou que mais de 60% deles enfrentam dificuldades aduaneiras para entrar nas economias vizinhas. As empresas reclamam de tempo excessivo para o desembaraço de mercadoria, excesso de documentação, formalidades e de taxas e encargos, além da falta de transparência nas normas.

 

 

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco