Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 21/11/2019

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Estadão On-line e Valor On-line (ontem): Ministro do TCU pede vistas de processo de renovação antecipada de ferrovias – O pedido do ministro Vital do Rêgo impede a aprovação do processo do modelo proposto pelo governo para permitir a renovação antecipada do contrato da Malha Paulista. Se for aprovado, servirá também para a Estrada de Ferros Carajás, Estrada de Ferro Vitória Minas e a Ferrovia MRS Logística. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a renovação do contrato da Malha Paulista visa dobrar a capacidade de transporte ferroviário de cargas na ferrovia nos próximos cinco anos, das atuais 35 milhões de toneladas para 75 milhões de toneladas.

Estadão On-line e Valor On-line (ontem à tarde): Confiança do empresário na indústria cresce 3,2 pontos em novembro ante outubro – O indicador da CNI atingiu em novembro 62,5 pontos, na escala de zero a 100, na qual valores acima de 50 indicam expectativa otimista, confirmando a tendência de crescimento da confiança iniciada em junho.

Valor On-line (ontem à noite): Ministra ainda espera resposta sobre reabertura dos EUA à carne in natura do Brasil – A ministra Tereza Cristina se reuniu ontem com o secretário de Agricultura dos EUA, que prometeu celeridade e prioridade ao processo. Ela disse que o governo americano está em fase final de análise dos dados que o Brasil enviou em resposta ao relatório de auditoria feita em junho. Ela tenta reverter a intenção dos EUA de nova missão ao Brasil para resolver o caso.

Valor Econômico: Economia global mostra sinais de reação – FMI e outros especialistas preveem um 2020 melhor do que 2019. Os movimentos dos mercados nas últimas semanas, no entanto, levantam a questão se esse cenário, na verdade, não teria melhorado muito mais. Até agora, evidências sugerem que a desaceleração da economia mundial está de fato chegando ao fim, mas o ritmo de recuperação provavelmente será bem lento.

Valor Econômico: Brasil acelera crescimento em 2020 se reformas avançarem – Novo relatório da OCDE prevê gradual recuperação no país, com o crescimento do PIB passando de 0,8% neste ano para 1,7% em 2020-21. Considera que a inflação baixa, crescimento maior dos salários e melhora nas condições de liquidez vão sustentar o consumo privado, enquanto condições financeiras favoráveis, maior confiança na economia e reformas estruturais são projetadas para apoiar os investimentos. Aponta também a tendência de redução na qualidade dos gastos públicos e vê espaço para mais redução na taxa de juros. Mas ainda vê riscos para a economia relacionados à implementação das reformas em razão de uma “política fragmentada”.

Imprensa regional: 

JB Litoral (terça-feira): Portos do Paraná informa queda de 26% na espera para atracação, indicando a falta de efetividade do PDL 486/19 – Os números divulgados pela APPA (de queda de 5,4 para 4 dias no tempo de espera para atracação, de janeiro a outubro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2018) apontam que o PDL de autoria do deputado Felipe Franscischini, e em análise pela Comissão de Finanças e Tributação e Comissão de Constituição e Justiça, ficou obsoleto diante do aumento da eficiência portuária e não traz benefício ao setor. Ao contrário, representa uma “fragilização nos controles aduaneiros”.

A Tribuna de Santos On-line (ontem): Portos brasileiros cobram menos por serviços de movimentação de contêineres refrigerados – Segundo a Antaq, dados dos 40 principais portos internacionais envolvidos no comércio exterior brasileiro apontam que os valores de THC cobrados em portos no País são significativamente menores do que os estabelecidos pelos complexos internacionais em relação aos contêineres refrigerados. Tendo como origem o Porto de Santos, os valores no ano passado variaram de US$ 207 a US$ 266 por contêiner; em Buenos Aires, ficaram entre US$ 265 a US$320, em Roterdã, variaram de US$ 336 a US$ 347 e em Hamburgo, de US$ 286 a US$ 396. Já as cargas com origem no Porto de Hong Kong variaram de US$ 299 a US$ 473 por contêiner.

A Tribuna de Santos On-line (ontem à tarde): Polícia Federal investiga desvios em contratos de TI – Segundo a Controladoria Geral da União (CGU), os desvios apurados em contratos de diversos órgãos, entre eles, a Codesp, e alvo de mais uma operação da Polícia Federal, a Vaporware, podem chegar a R$ 70 milhões. Os nomes dos alvos não foram revelados pelas autoridades, devido ao sigilo dos autos, decretado pela Justiça. Não há executivos da Autoridade Portuária entre eles.

A Tribuna de Santos (ontem): Mercado regional: Cais do Saboó – BTP, Santos Brasil e Set Port foram selecionadas pela Codesp para explorar provisoriamente os terrenos disponibilizados no Cais do Saboó, no Porto de Santos. A BTP ficará com a Área 1, de 19 mil m2, a Santos Brasil poderá utilizar a Área 2, de 42 mil m2, enquanto a Set Port, a Área 3, de 21 mil m2.

Diário do Litoral: Armazéns seguem abandonados no Porto de Santos – Os armazéns 1 a 8 prosseguem em mau estado de conservação, com risco de desabamento de trechos dos telhados. A Autoridade Portuária disse que vai elaborar um “master plan” para preservação, conservação, divulgação e gestão do patrimônio histórico, cultural e documental de toda a companhia. SPA e prefeitura estudam, há mais de 20 anos, projetos de revitalização dos armazéns.

Imprensa segmentada: 

Brazil Modal: ANTAQ reúne representantes de terminais de contêineres para debater abusividade na cobrança do SSE – De acordo com o artigo 9º da RN 34, a ANTAQ poderá estabelecer o preço máximo a ser cobrado no SSE quando restar demonstrado abuso ilegal na cobrança desse serviço, mediante prévio estabelecimento e publicidade dos critérios a serem utilizados para sua definição. Nos próximos dias, a Agência enviará aos terminais um documento para tomada de subsídios acerca desses critérios. Eles terão 30 dias para analisar e fazer sugestões. A matéria será ainda colocada em consulta e audiência públicas antes de ser deliberada pela diretoria. A reunião também discutiu solução regulatória para padronização dos serviços básicos prestados pelos terminais de contêineres e a definição das diretrizes sobre serviços inerentes, acessórios e complementares prestados por esses terminais.

Portos e Navios e Brazil Modal (reproduzem release da Antaq): Antaq realiza audiência pública sobre metodologia para definição do Custo Médio Ponderado de Capital – De acordo com a nova metodologia proposta, serão definidos WACCs específicos para os diferentes tipos de terminais, correspondentes às principais naturezas de cargas do setor, em conformidade com o PNLP 2015, contemplando as cargas de granel sólido mineral, granel sólido agrícola, granel líquido combustível, granel líquido agrícola, carga geral e cargas conteinerizadas e o transporte marítimo de passageiros.

Portogente: Digitalização das operações no transporte marítimo – Presente nos 34 portos públicos, o Porto Sem Papel reúne em uma única janela todas as informações exigidas pelos órgãos intervenientes junto ao agente marítimo/armador. E é apenas um passo inicial diante da rede de blockchain a ser utilizada pelo transporte marítimo para transferência e movimentação de ativos e dados instantâneos, de forma mais ágil, barata, eficiente e segura.

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