Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 02/12/2019

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Valor Econômico: Estudo mostra que país tem de investir R$ 125 bi por ano – Segundo a Fiesp, o Brasil terá que elevar em 57,8% a média anual de investimentos até 2030 para sanar o déficit em infraestrutura. No período anterior, de 2007 a 2018, ela foi bem menor, de R$ 79,5 bilhões. Mas a expectativa é positiva. A recuperação dos investimentos deverá passar por três pilares: melhora do cenário macroeconômico, novos projetos de qualidade e avanços regulatórios e legislativos.

Estadão: Títulos de infraestrutura estão acessíveis, mas exigem cuidado – Do montante emitido em debêntures incentivadas até outubro, R$ 10 bilhões foram oferecidos em ofertas públicas, das quais qualquer investidor pode participar. Em todo o ano de 2018 foram apenas R$ 2,2 bilhões. O chamariz desse tipo de investimento é a isenção do Imposto de Renda. A oferta vem no momento em que a Selic está no patamar mais baixo da história.

Estadão: Para atender Rota 2030, indústria desenvolve novas tecnologias – Elas se destinam ao aperfeiçoamento dos motores atuais e dos próprios veículos para cumprirem o novo limite de eficiência energética. As montadoras também estão trazendo ao País carros híbridos e elétricos que ajudarão no cumprimento das metas, além da retirada de linha de modelos obsoletos e redução do peso dos veículos.

O Globo e Valor Econômico: Mercado vê ritmo ainda fraco de crescimento no 3º trimestre, mas projeta PIB melhor em 2020 – Os dados oficiais serão divulgados amanhã pelo IBGE. A expectativa é de alta entre 0,3% e 0,66% do PIB no 3º trimestre, frente aos 3 meses anteriores, sustentada por um maior consumo das famílias, em meio a um cenário de juros mais baixos, inflação controlada e expansão do volume das operações de crédito. Para 2019, estimam avanço de 1% ou 1,1%, abaixo do desempenho registrado nos 2 anos anteriores.

Valor Econômico – Artigo do economista e presidente do Ipea Carlos von Doellinger: Os desafios da abertura da economia brasileira – Pesquisa recente do Banco Mundial com 188 nações mostra que a economia brasileira só é mais aberta ao exterior que Nigéria e Sudão. Medindo-se o grau de abertura pela soma das exportações e importações de bens e serviços dividido pelo PIB, o percentual no País é de 22%, enquanto a média mundial é de 45,19% (2017). Os níveis de proteção tarifária, e não tarifária, às atividade produtivas nacionais, especialmente na indústria de transformação e em parte do setor de serviços, estão entre os mais elevados do mundo.

Valor Econômico: Trump diz que irá reinstaurar tarifas sobre aço e alumínio do Brasil e da Argentina – Ele acusou o Brasil e a Argentina de desvalorizarem propositalmente suas moedas e anunciou, via Twitter, a retomada imediata de tarifas ao aço e ao alumínio dos dois países.

Valor Econômico: CCR obtém decisão da Justiça para barrar redução de pedágio na BR-163 – O TRF da 1ª Região suspendeu decisão da ANTT de reduzir em 53,94% a tarifa de pedágio na rodovia concedida à CCR, que já retomou o valor anterior da tarifa, sem o desconto exigido.

Imprensa regional:

Boqnews – Coluna Giro (ontem): Porto Hack Santos – A SPA está apoiando a realização de um super hackathon, realizado pela ABTRA e que reunirá 60 participantes para, em 30 horas (de 7 a 8 de dezembro), desenvolver projetos para elevar a transformação digital do maior porto da América Latina a um novo patamar de inovação.

Editorial da Tribuna de Santos: Custo Brasil – Segundo o Ministério da Economia, o Custo Brasil encarece os negócios em R$ 1,5 trilhão, representando 22% do PIB. Para que as empresas nacionais possam cumprir suas obrigações tributárias, o gasto adicional total é estimado entre R$ 240 bilhões e R$ 280 bilhões em relação à média da OCDE.

A Tribuna de Santos On-line (ontem à noite): Reconstrução da economia é aposta no mercado de importação – O crescimento de 11% nas importações entre agosto e setembro impulsionou as expectativas para o comércio exterior neste ano. Segundo a Maersk, as boas estimativas se devem ao salto de 16% nas importações de produtos asiáticos antes do Natal. Para o próximo ano, embarques e desembarques devem crescer 4% e 5%, respectivamente.

A Tribuna de Santos On-line (sábado): Temporada de cruzeiros tem 28 escalas em dezembro no Porto de Santos; confira os navios – A expectativa do Concais para a temporada, que começou no último dia 17 com previsão para término em 14 de abril de 2020, é movimentar 627 mil turistas. Em dezembro, serão 28 escalas no cais santista.

Imprensa segmentada: 

Brazil Modal (reproduz release do Ministério da Infraestrutura): Ministro substituto destaca o trabalho do Ministério da Infraestrutura em Fórum promovido pelo TCU – Na sexta-feira (29), o ministro substituto, Marcelo Sampaio, apontou a importância de se integrar órgãos do governo para promover ações de controle integradas, compartilhar informações e disseminar boas práticas. Ele participou do fórum “Infraestrutura e novos desafios do setor: um panorama da Infraestrutura no Brasil e no mundo”, coordenado pelo ministro do TCU, Augusto Nardes, em Brasília.

Portos e Navios: Porto de Cabedelo bate recorde de atracações em novembro – Depois de registrar o melhor mês do ano em setembro e manter o ritmo de crescimento em outubro, o Porto de Cabedelo bateu o recorde de movimentação de navios no mês de novembro: 14 embarcações, o maior número desde março de 2015, como reflexo do aumento na movimentação de granéis sólidos.

Agência iNFRA: Malha Paulista: Governo tem que cumprir complexas exigências antes de assinar novo contrato – Para assinar o contrato de renovação por mais 30 anos da Malha Paulista de Ferrovias com a Rumo, o governo terá que entregar ao TCU, com 15 dias de antecedência, a comprovação do cumprimento das 26 exigências prévias para aprovar os estudos de viabilidade.

 

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