Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 04/12/2019

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

O Globo: Sete em cada dez empresários brasileiros acreditam que 2020 será bom para os negócios – Pesquisa da Deloitte com 1.377 empresas que, juntas, faturam metade da riqueza do país, aponta que 72% das entrevistadas pretendem manter o atual quadro de funcionários e 58% estimam aumentá-lo. Mostra também que elas devem continuar investindo em novas tecnologias (74%), treinamento e formação de funcionários (73%), lançamento de novos produtos ou serviços (67%) e pesquisa e desenvolvimento (58%).

Editorial do Estadão: PIB começa a ganhar impulso – Diante do crescimento de 0,6% da economia entre o segundo e o terceiro trimestres, analistas especulam sobre um possível avanço em torno de 1,1% neste ano e de 2,2% em 2020. Há espaço para a expansão da atividade em todos os segmentos de negócios. Por outro lado, no período, a indústria de transformação recuou 1% e a taxa de investimento, medida com base na aplicação de capital em máquinas, equipamentos e construções, ficou em 16,3% do PIB, inferior aos 25% necessários para ampliar e modernizar o potencial produtivo.

Estadão On-line (ontem à tarde): Alta do PIB no 3º trimestre deixa Brasil em 43º lugar em ranking de 54 países – O crescimento de 1,2% no PIB brasileiro no terceiro trimestre ante o mesmo período de 2018, o Brasil fica à frente de países como Suíça (avanço de 1,1%), Reino Unido (1,0%), Turquia (0,9%), Alemanha (0,5%), Itália (0,3%) e África do Sul (0,1%), no ranking da Austin Rating. A liderança ficou com Armênia (7,9%), seguida das Filipinas (6,2%) e China (6,0%). Os Estados Unidos ficaram em 29º lugar, com avanço de 2,1% no PIB.

O Globo On-line (ontem à noite): Investimento em infraestrutura caiu 24% desde 2014 – Segundo a Abdib, o setor de infraestrutura segue com patamar de investimento quase 24% abaixo do período pré-crise. Em 2019, o aporte total deverá ser de R$ 131,7 bilhões. O valor deste ano reflete o início de uma retomada, mas está aquém do total de dez anos atrás, de R$ 139,9 bilhões.

Valor Econômico (ontem): BNDES volta-se para concessões e PPP – Os desembolsos de R$ 38 bilhões até setembro caíram 13% em relação aos nove primeiros meses de 2018, atingindo patamar semelhante ao de 2007. Em contrapartida, o banco vem intensificando sua atuação no assessoramento a governos para estruturar concessões e PPPs no setor de infraestrutura. A chamada ‘fábrica de projetos’ fez essa carteira saltar de R$ 80 bilhões em investimentos estimados em julho passado para R$ 200 bilhões atualmente.

Estadão On-line e Folha On-line (ontem à noite): Brasil e Paraguai devem assinar acordo automotivo em cúpula do Mercosul – O acordo será anunciado durante a reunião de cúpula de chefes de Estado do Mercosul, hoje, em Bento Gonçalves. Também há expectativa de que seja assinado entre os países do bloco um acordo aduaneiro para simplificação de processos no comércio exterior. Já a discussão sobre redução da TEC do Mercosul, atualmente em 35%, não entrará na pauta do encontro.

Reuters (ontem à noite): Brasil e Argentina aproveitam Cúpula para ensaiar reação à tarifas americanas do aço e alumínio – Unidos por serem alvos do presidente Trump, negociadores dos dois países vão aproveitar a Cúpula do Mercosul para ensaiar uma ação coordenada de resposta aos Estados Unidos. Uma reunião entre os diplomatas e negociadores econômicos dos dois governos deve acontecer hoje para repassar a agenda conjunta dos dois países e incluirá as novas taxas americanas.

Valor Econômico: Sobretaxa surpreendeu burocratas americanos – A burocracia americana não foi avisada de antemão sobre o conteúdo do tuíte de Trump, de voltar a sobretaxar o aço do Brasil e da Argentina. Até a noite de ontem não havia nenhuma medida concreta efetivamente adotada pelo governo americano. No Ministério da Economia, as conversas com os americanos estão a cargo do secretário de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Marcos Troyjo, e no Ministério das Relações Exteriores, estão a cargo da embaixada brasileira em Washington.

Valor Econômico: Após EUA, europeus também ameaçam barrar aço do Brasil – O anúncio de A Eurofer, associação dos produtores siderúrgicos da Europa, diz temer que o aço que o Brasil e a Argentina não puderem mais exportar para o mercado dos Estados Unidos acabe desviado para a Europa, fragilizando ainda mais a indústria desse continente. E pediu para a União Europeia reforçar a salvaguarda contra o aço estrangeiro. Se acatada, a medida deverá afetar as vendas brasileiras do produto.

Imprensa regional: 

A Tribuna de Santos: Falta de dragagem prejudica operação de líquidos no Porto – A redução do limite máximo de calados operacionais e a interdição de píeres no Porto de Santos aumentam a fila de navios na Barra. Ao menos 14 cargueiros cancelaram escala e seguiram para outros portos. Segundo a ABTL, a solução deve levar tempo, enquanto os custos com estadia e demurrage só aumentam.

Imprensa segmentada: 

Portos e Navios (reproduz release da ANTAQ): Antaq: THC divulgado pelos armadores está em linha com os praticados nos portos brasileiros – Estudo da Antaq aponta que em 71% das operações de transporte marítimo realizadas em 2019, os valores divulgados pela CMA-CGM, Hapag-Lloyd e Hamburg Süd para os principais portos brasileiros na movimentação de contêineres estão em linha com os declarados no Sistema Mercante, com acesso via o sistema Porto sem Papel. O estudo contempla os portos de Santos, Itajaí-Portonave, Paranaguá-Antonina, Rio Grande, Itapoá-São Francisco do Sul, Manaus, Suape-Recife e Pecém-Fortaleza, que, juntos, representaram 85% da movimentação de contêineres do país, em 2018. 

Tecnologística: Grupo Wilson Sons passa a figurar como mantenedor do Cubo Itaú – O objetivo do grupo, ao participar desse hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico, é promover o ecossistema de inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias em logística marítima e portuária.

Portos e Navios: Brasil é reeleito para o Conselho da Organização Marítima Internacional – A reeleição do Brasil como membro do Conselho da IMO, na categoria B, para o biênio 2020/2021, ocorreu na 31ª Sessão da Assembleia, em novembro, em Londres. A assembleia é o órgão máximo da IMO, composto de 174 Estados-Membros, e se reúne a cada dois anos para aprovar o programa de trabalho e o orçamento; determinar acordos financeiros; e eleger o Conselho composto atualmente por 40 membros distribuídos nas categorias A (10 membros), B (10 membros) e C (20 membros).

Brazil Modal (reproduz release da EPL): Diagnóstico Logístico registra número recorde de veículos no país – Divulgado ontem, o “Diagnóstico Logístico 2010-2018”, da EPL em parceria com o Ministério da Infraestrutura, aponta que a frota geral de veículos em oito anos registrou avanço de 50%. O setor ferroviário cresceu 17,7% no transporte de cargas em contêineres.

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