Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 10/12/2019

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Isto É (reproduz matéria do Estadão Conteúdo): Maersk prevê alta de 5% na exportação de carne por contêiner no 4º trimestre – A China é o grande mercado de concentração dos exportadores. O crescimento ainda é pequeno por conta de mercados como Egito, que deixou de comprar pois está superestocado, Arábia Saudita, com baixa demanda, e Rússia, que não compra a carne bovina brasileira há algum tempo. Em relação à carne de frango, há possibilidade de “até um leve declínio” nas exportações, por conta da pouca demanda asiática e da competição dos Estados Unidos.

Correio Braziliense: Estudo aponta os desafios para o comércio entre a América Latina e China – Relatório do BID divulgado ontem indica que as exportações da América Latina e do Caribe para a Ásia podem crescer até 27% no médio prazo, se os custos no comércio bilateral associados a tarifas, transporte e logística forem reduzidos. Tal redução criaria oportunidades de negócios equivalentes a 69 bilhões de dólares. 

Estadão – Artigo do presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Rubens Barbosa: O Mercosul em questão – O fim do isolamento do bloco, com a conclusão das negociações com a UE e a Efta, mais as consequências de eventual redução da TEC, da ampliação da rede de acordos comerciais (incluindo os EUA) e da repercussão da crise ambiental na Amazônia sobre a ratificação do acordo com UE e Efta, não podem ser descartados. Devem-se também ter presente as transformações globais que apontam para uma mudança do eixo econômico para a Ásia e a guerra comercial entre os EUA e a China.

Correio Braziliense e Valor Econômico: Caminhoneiros pressionam, mas governo descarta greve na semana que vem – O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, afirmou ontem que o governo continua disposto a dialogar com os caminhoneiros. Já a paralisação nacional, convocada para o dia 16/12 não tem força para mobilizar a maioria dos profissionais no país, conforme analistas. O Ministério de Infraestrutura reiterou que foram feitas várias reformulações na tabela do frete; umas delas é que agora serão 10 categorias para os tipos de carga a ser calculada.

Folha – Coluna Painel S.A: Chineses querem assumir ponte na Bahia – CR20 e da CCCC se interessaram em tocar a ligação de 12 km da ponte que vai ligar Salvador à Ilha de Itaparica. O projeto que vai o leilão nesta sexta-feira (13), com a proposta de um único consórcio, é visto como um desafio pelo setor de infraestrutura, que considera o investimento muito alto para uma demanda relativamente baixa.

Imprensa regional:

Portal JB Litoral: ABTRA defende implantação do sistema Landlord Privado nos portos do país – No domingo (08), o presidente da ABTRA, Bayard Umbuzeiro Filho, em entrevista à Tribuna de Santos, elogiou a visão do governo federal, os projetos que vêm sendo anunciados e sugeriu o aumento da participação empresarial nos portos brasileiros para 2020. 

A Tribuna de Santos – Artigo do advogado, empresário e diretor-presidente da Transbrasa, Bayard Umbuzeiro Filho: Que venha um Ano Novo – Nesse novo ano eleitoral, o calor dos debates será inevitável, mas é perfeitamente possível fazer política de forma responsável, pois é assim que a iniciativa privada pretende traçar seus planos de negócios e ajudar o País no resgate do seu desenvolvimento.

Tribuna do Norte: Porto continua sem escâner de carga: RN movimentou ao menos 15,8 toneladas de cocaína desde novembro de 2018 – Isso coloca o porto de Natal entre as principais rotas do tráfico internacional no Brasil. Dez meses após a primeira apreensão de cocaína no porto, a Codern ainda não conseguiu adquirir o equipamento avaliado pela PF como essencial para evitar o tráfico de drogas. Justifica que os recursos financeiros são insuficientes para a compra ou aluguel e não há previsão de liberação no orçamento.

Imprensa segmentada:

Brazil Modal (reproduz release da APPA): Relação Porto x cidade é tema de evento na OAB Paranaguá – O desafio discutiu como equilibrar os aspectos sociais com o desenvolvimento econômico do setor. No encerramento, na sexta-feira (07), o presidente da APPA, Luiz Fernando Garcia, disse que o porto passou anos olhando para o mar e que a atual gestão tem foco também em atender as demandas e solicitações da comunidade.

A Tribuna de Santos, Informativo dos Portos e Portal Santa Cecília: Sistema inteligente contra incêndios vence hackathon – Agilizar a comunicação e reduzir os impactos de eventuais acidentes no Porto de Santos, utilizando inteligência artificial capaz de identificar imagens, localização e acionar pessoas, foi a estratégia ganhadora do Porto Hack Santos. Realizado no último fim de semana pela ABTRA, o evento promete impulsionar a busca por soluções inteligentes a antigos problemas conhecidos dos usuários e das autoridades, segundo o diretor-executivo Angelino Caputo. Ele explica que a maratona resultou em protótipos, e que todos os dez apresentados serão agora reavaliados para se chegar à melhor solução a ser implantada no cais santista.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco