Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 09/01/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Valor Econômico, Estadão e O Globo On-line (ontem à tarde): Infraestrutura é foco da agenda 2020 – Segundo o governador João Doria, os projetos de infraestrutura que integram o programa de desestatização paulista são prioritários para o Estado em 2020, aproveitando o sucesso ontem do leilão da rodovia Piracicaba-Panorama (PiPa), a maior concessão rodoviária já feita no País, cujos vencedores foram o Fundo Pátria Investimentos e o fundo soberano de Cingapura. Eles arremataram o leilão com lance 73 vezes maior do que o valor mínimo inicial (de R$ 15 milhões). Doria Grandes apostas do governo federal, os projetos de desestatização portuária são considerados desafiadores, principalmente por envolverem uma modelagem inédita no país.

Folha On-line (ontem à tarde) e Diário do Litoral (ontem à tarde): Doria diz que portos de Santos e São Sebastião serão privatizados em 2020, mas Ministério da Infraestrutura nega – Durante o leilão de ontem, o governador de São Paulo disse que o governo federal, através do ministro Tarcísio de Freitas, teria antecipado a ele que prevê realizar as privatizações dos portos de Santos e de São Sebastião em 2020. Porém, a assessoria de imprensa do Minfra afirmou que os cronogramas de desestatização dos dois portos não foram alterados e que as privatizações seguem previstas para 2021.

Estadão On-line: De 40 leilões previstos para este ano, só dois receberam aval do TCU – Se em 2019 o setor de ferrovias foi o que mais demandou diálogo entre o Minfra e a Corte, em função da renovação antecipada da Malha Paulista, o projeto que pode exigir mais interação entre os órgãos em 2020 é o novo modelo de leilão de rodovias.

Valor On-line (ontem à tarde): Transporte aéreo de cargas recua 1,1% em novembro [no mundo] – É o 13º mês consecutivo de redução, segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), que reúne as 290 maiores empresas de aviação do mundo, as quais juntas respondem por 82% do tráfego aéreo mundial. A despeito da queda, a performance de novembro foi a melhor em oito meses.

Estadão: Indústria deixa Brasil no 33º lugar em ranking de produção com 44 países – O ranking do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) considera a produção acumulada de janeiro a outubro de 2019, a partir de dados dos próprios países, da OCDE e da União Europeia Eurostat. A indústria brasileira acumulou recuo de 1,1% no período, abaixo da mediana da amostra (alta de 0,9%).

O Globo On-line (ontem à tarde): PIB do Brasil deve terminar a década como o 9º maior do mundo, atrás de Reino Unido, Itália e Índia – Segundo dados do FMI, o PIB brasileiro, que chegou a US$ 2,61 trilhões em 2011, deve ficar em US$ 1,89 trilhão. Com isso, será superado pela Índia (US$ 3,2 trilhões) e Itália (US$ 2,01 trilhões).

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Novos postos de trabalho no Porto – Em entrevista ao Fórum Porto & Mar desta semana, o gerente de Recursos Humanos da BTP, Cláudio Scalise, falou da alta expectativa para a abertura de vagas de trabalho no Porto de Santos neste ano, principalmente para funções nas áreas operacionais, com destaque aos operadores de equipamentos. Lembrou que o setor sofreu com o encerramento das atividades dos terminais da Libra e Rodrimar, mas que a movimentação de novos empreendimentos trará possibilidades de recolocação profissional no porto.

Portal NSC Total: Portos de Itajaí e Navegantes fecham o ano de 2019 com índice de crescimento de 7% [na movimentação de contêineres] – A movimentação de 1,23 milhão de TEU em 2019 tende a ser maior do que a média nacional, uma vez que, nos seis primeiros meses de 2019, a média de crescimento dos portos brasileiros foi de 3,7% em comparação com igual período do ano anterior.

Imprensa segmentada:

Portos e Navios e Brazil Modal: Capacidade utilizada da frota de porta-contêineres na cabotagem atingiu 76,2% [em agosto de 2019] – Dados do Sistema de Desempenho Portuário, da ANTAQ, apontam crescimento de 28% na cabotagem, de 2010 a 2018, saltando de 127 milhões de toneladas para 163 milhões de toneladas, tendo o transporte de contêineres se destacado no período, crescendo sistematicamente desde 2010, atingindo a participação de 18,1% em 2018 e se consolidando como a segundo maior perfil de carga transportado na cabotagem, atrás apenas dos granéis líquidos e gasosos. Análise da evolução da tonelagem de contêineres transportada na cabotagem nesse mesmo período mostra alta de 204%.

 

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