Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 10/01/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Valor Econômico (hoje), Folha On-line e Reuters (ontem à noite): Bolsonaro descarta privatizar porto de Santos em 2020 – A demanda do governador João Doria de privatizar os portos de Santos e São Sebastião neste ano foi negada ontem pelo presidente. Ele está hospedado no Forte dos Andradas, que fica no Guarujá, desde ontem, e disse que visitará o porto de Santos na segunda-feira (13) e que poderá anunciar novidades. Hoje ele participa da inauguração do pronto socorro da Santa Casa de Misericórdia de Santos.

Portal Veja On-line: Tarcísio de Freitas: A saída é privatizar – A introdução da entrevista com o ministro diz que, até o momento, ele conseguiu a proeza de ficar longe das polêmicas do governo Bolsonaro e é uma das poucas unanimidades da equipe ministerial. O texto também destaca os planos da pasta, como a duplicação da participação do modal ferroviário na matriz de transportes, e a recente aprovação no TCU da prorrogação da concessão da malha paulista. O ministro também afasta a possibilidade de uma nova greve de caminhoneiros neste ano. 

Editorial do Estadão: Soa, de novo, o alarme da indústria – Apesar de alguma reação no segundo semestre, os últimos números da indústria voltaram ao nível de fevereiro de 2009 e indicaram atividade 0,8% menor que a de dezembro de 2018. A crise do setor compromete gravemente o dinamismo e a qualidade da economia, mas o problema vem sendo pouco ou nada discutido em Brasília, no mercado e até na academia.

Valor On-line (ontem à noite): Exportação de soja crescerá ao menos 4% em 2020 – A consultoria Agroconsult estima que as exportações brasileiras do produto em 2020 deverão somar entre 76 milhões, se o acordo de primeira fase entre China e Estados Unidos for assinado no dia 15, e mais de 78 milhões de toneladas, caso tal assinatura não ocorra.

Folha: Bolsonaro assinará na Índia acordos para elevar comércio – Ele desembarca na Índia no dia 25 para assinar um acordo de cooperação e facilitação de investimentos (ACFI) e mais outros dez tratados. Deve passar três dias no país, acompanhado dos ministros Paulo Guedes, Teresa Cristina, Marcos Pontes, Bento Albuquerque e Ernesto Araújo, e do secretário Marcos Troyjo. A meta é diversificar exportações para a Índia, hoje concentradas no petróleo (35%), óleo de soja (10%) e açúcar (8,9%), aumentando as de frango e porco e do etanol.

Portal Uol (ontem à tarde): Receita Federal apreende 454 kg de cocaína em contêiner, no litoral do Estado – A droga, apreendida ontem no Porto de Paranaguá, estava escondida dentro de um contêiner contendo bobinas de papel com destino ao Porto de Antuérpia. Foi a primeira apreensão nesse porto em 2020. Em 2019, 27 ações apreenderam mais de 15 toneladas de cocaína. 

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Porto prevê alta de 6% em contêineres – Os terminais do Porto de Santos devem movimentar 4,4 milhões de TEU neste ano, volume 6,1% maior do que o previsto para 2019, de acordo com a SPA. A ideia é que Santos se torne um hub de cargas com destino a pequenos portos brasileiros e da Argentina e Uruguai. O economista e professor Helio Hallite acredita que o hub resulte da desburocratização, de maiores investimentos em infraestrutura multimodal e, principalmente, da transformação do polo portuário em uma ZPE.

A Tribuna de Santos On-line (ontem à noite): Brasil registra redução em vias economicamente navegáveis – A extensão das vias economicamente navegadas no Brasil, em 2018, foi de 18.616 quilômetros, queda de 4,4% em relação a 2016, segundo a Antaq.

A Tribuna de Santos – Artigo do consultor, engenheiro e economista Frederico Bussinger: Concessões rodoviárias 4.0 – O recente leilão inaugura novo ciclo, a começar pela decisão de se relicitar, ao invés da (facultada) renovação contratual. Também inova ao agregar à concessão-embrião outros trechos, ao adotar a outorga bipartida e introduzir mecanismos que flexibilizam a tarifa. Mas salvo engano, o Sistema Anchieta-Imigrantes estaria de fora da nova modelagem; justamente ele, ao qual se pretende agregar a nova Ligação Seca.

Imprensa segmentada:

Informativo dos Portos e Portos e Navios (reproduz release da Antaq): ANTAQ realizará audiência presencial sobre alteração de norma relativa à navegação – A audiência, que será realizada em 14 de janeiro, na sede da Agência, faz parte da Audiência Pública nº 15/2019 e deverá discutir o aprimoramento da proposta de alteração da RN nº 05, sobre critérios e procedimentos para a outorga de autorização à pessoa jurídica, nos termos da legislação e com sede e administração no país, para operar nas navegações de apoio marítimo, apoio portuário, cabotagem ou longo curso.

Portos e Navios: Docas do Ceará deve registrar o melhor resultado financeiro dos últimos cinco anos – De janeiro a novembro de 2019, o Porto de Fortaleza movimentou R$ 2,51 milhões, aumento de 171,57% em relação ao ano anterior.

Portos e Navios: Porto de Itajaí registra crescimento do triênio em 150% na movimentação de contêineres – Ao longo de 2019 foram movimentadas 5,421 milhões de toneladas, aumento de 23%, em relação a 2018. A movimentação de contêineres somou 489.698 TEU, aumento 23% maior que no ano anterior.

 

 

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco