A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Estadão (matéria de capa), Folha On-line, O Globo On-line (ontem à tarde) e Portal Exame (reproduz matéria da Agência Brasil): Governo reajusta tabela do frete em até 15 – A terceira versão da tabela, publicada ontem pela ANTT, com aumento entre 11% e 15% nos valores, recebeu críticas dos caminhoneiros e das empresas. Representantes dos caminhoneiros dizem que não acreditam que ela seja cumprida e cobram novo subsídio para o diesel. Pretendem propor novas medidas com a ANTT e com o MINFRA. O governo estuda a criação de um instrumento para equalizar o preço dos combustíveis. O STF marcou julgamento sobre a validade da tabela para fevereiro. Entidades empresariais argumentam que estabelecer um preço mínimo viola princípios da livre concorrência, da livre iniciativa e da defesa do consumidor.
Estadão On-line e Correio Braziliense On-line (ontem à tarde): ‘Prévia do PIB’ do BC surpreende e sobe 0,18% em novembro – O IBC-Br passou de 139,49 para 139,74 pontos, no maior patamar desde junho de 2015 (139,87 pontos). A mediana das expectativas era de -0,10% (o intervalo de -0,40% a +0,30%). Na comparação entre novembro de 2019 e novembro de 2018 a alta foi de 1,10% na série sem ajustes sazonais, melhor resultado para o mês desde 2014 (144,92 pontos).
Valor On-line (ontem à tarde): ONU prevê crescimento de 1,7% para o PIB brasileiro em 2020 – Segundo documento divulgado ontem, a aceleração do nível de atividade no Brasil deve vir na esteira da retomada da confiança dos empresários. Mas a previsão é mais pessimista do que o consenso de mercado. De acordo com o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, a mediana de cerca de cem analistas aponta que o PIB brasileiro vai crescer 2,3% este ano.
Portal Exame, Correio Braziliense On-line e Estadão On-line: Com nova secretaria, Brasil pode acelerar entrada na OCDE – O ministro Onyx Lorenzoni disse que o governo deve criar uma nova secretaria, entre hoje e segunda-feira, para melhorar a relação com esse organismo e seus países-membros mais fortes. Para tanto, o país terá de aderir a 254 instrumentos legais. Até o momento, aderiu a 81; outros 65 estão em análise do organismo.
Estadão On-line (ontem à noite): Para EUA, Argentina deixou de priorizar OCDE e Brasil ‘realmente queria’ – A decisão do governo americano de pedir que o Brasil seja priorizado na fila de países que tentam entrar como membros na OCDE, passando-o na frente da Argentina, não é um sinal de reprovação do governo de Alberto Fernández. Segundo autoridade do departamento de Estado americano, a decisão tem a ver com o fato de a Argentina dar mais importância, no momento, à renegociação da dívida pública do que à adesão à OCDE. O Secretário de Estado americano, Mike Pompeo, deve se encontrar com o chanceler Ernesto Araújo na semana que vem, em Bogotá.
Editorial do Globo: Brasil precisa definir seus interesses no conflito dos EUA com a China – A trégua assinada na quarta-feira indica duras negociações adiante, que tendem a produzir desvios no comércio dos dois países, passíveis de aproveitamento por nações periféricas, como o Brasil. É provável que produtores brasileiros de soja sejam afetados no curto prazo. A China aceitou comprar US$ 80 bilhões em produtos agrícolas americanos nos próximos dois anos. Em contrapartida, dá para prever alguma redução nas vendas americanas ao mercado industrial chinês, sobretudo alta tecnologia. Isso pode abrir espaço a uma ação industrial e estratégica do Brasil em parceria com Pequim.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Docas vai recorrer à Justiça para liberação da dragagem do Porto de Santos – A SPA deverá recorrer à Justiça Federal para garantir a liberação do contrato da dragagem com a DTA Engenharia, suspenso desde segunda-feira (13), após ação da Van Oord na Justiça questionando a capacidade técnica da concorrente vencedora. A SPA garantiu também que o serviço de remoção de sedimentos do canal contratado pelo Dnit está sendo realizado. A DTA também deverá se manifestar em juízo e garante que “sua contratação é absolutamente legal, seus equipamentos atendem plenamente ao edital e que não há qualquer fundamento que justifique a suspensão do contrato”.
A Tribuna de Santos On-line (ontem à tarde): Guindaste desaba enquanto trabalhador grava vídeo sobre a importância do equipamento – O acidente ocorreu num guindaste dentro do porão de um navio atracado no Porto de Ilhéus ontem. Não houve vítimas. Na gravação, é possível ver que as amarras que prendiam o guindaste se soltaram. O aparelho seria usado na estivagem de um carregamento de eucalipto.
NSC Total (ontem à tarde): Quase uma tonelada de cocaína é apreendida no Porto de Itajaí – Polícia Federal e Alfândega apreenderam ontem 935 quilos de pasta-base de cocaína nesse porto. A droga estava escondida em contêineres carregados com argamassa, que seriam enviados para a Holanda. Os tabletes de cocaína estavam dentro dos sacos de material de construção costurados.
Imprensa segmentada:
Agência iNFRA: Revisão tenta compatibilizar normas da ANP e da ANTAQ sobre terminais de combustíveis – A proposta de revisão da Portaria ANP 251/2000, cuja audiência pública foi anunciada na quarta-feira (15), tentará compatibilizar normas dessa agência reguladora do setor de combustíveis com a Lei 12.815 e às normas da ANTAQ.
Portos e Navios: Porto de Vitória obtém recorde em receita – A Codesa apurou em 2019 receita recorde: R$ 158,4 milhões, crescimento de 6,42% em relação a 2018. Aumentou em 4,26% a movimentação de cargas, que totalizou quase 7 milhões de toneladas. Foi o melhor resultado desde 2011. O destaque ficou por conta dos graneis sólidos (2,944 milhões de toneladas, alta de 16,4%). A movimentação de contêineres também avançou 4,5%, somando 2,780 milhões de toneladas.
Portos e Navios: Porto do Rio de Janeiro se prepara para receber navios de 366 metros – Integrantes do GT da CDRJ responsável pelos estudos para melhoria do acesso aquaviário do Porto do Rio visitaram o Centro de Simulação Aquaviária (CSA) da Fundação Homem do Mar (FHM). A ideia é avaliar a possibilidade de contratação da FHM ou da USP para prestar consultoria no projeto. A FHM possui simuladores de manobras de navios e expertise em análises técnicas de navegabilidade e de risco de operações para comprovar a viabilidade de tráfego dessas grandes embarcações.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2020