Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 21/01/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Editorial do Globo: Cargos nas agências afetam investimentos – Seis das 22 agências nas quais há vagas a preencher tratam de questões fundamentais: a entrada do Brasil no 5G; saneamento básico; ampliação e melhoria de aeroportos; e o escoamento da produção agropecuária por estradas, ferrovias e portos. A definição de nomes para esses cargos vai indicar se o Planalto terá entendido o peso da independência desses organismos e da segurança jurídica na tomada de decisões de investimento.

Estadão On-line e Valor On-line (ontem à noite): FMI aumenta projeção para o PIB do Brasil para 2,2% em 2020 – Para justificar a revisão, divulgada em entrevista coletiva em Davos ontem, o Fundo fala da melhora das expectativas depois de aprovação da reforma da Previdência e a recuperação das condições de oferta no setor da mineração. Ainda assim, segundo o relatório, o crescimento brasileiro continuará inferior à média global, que deve passar de 2,9% em 2019 para 3,3% em 2020 e 3,4% em 2021.

Correio Braziliense (hoje), Folha On-line e Valor On-line (ontem à tarde): Aumento de investimentos deve garantir expansão consistente da economia – Os investimentos privados, inclusive estrangeiros, estão garantindo a retomada da economia brasileira. O ambiente mais estável, com juros baixos e inflação controlada, incentiva os aportes. A evolução positiva do setor privado tem sido observada desde o 2º trimestre de 2019, ao passo que a trajetória descendente do setor público foi iniciada no 3º trimestre de 2018. Para o governo, isso reflete, em grande parte, a melhora da confiança dos agentes econômicos.

Folha On-line e O Globo On-line (ontem à tarde): Pessimismo recorde com economia global deve dominar encontro de Davos – Pesquisa da PwC com 1.581 chefes de empresas em 83 países, apresentada na véspera da inauguração do encontro em Davos, aponta que, para 53% dos entrevistados, o avanço da economia global deverá cair em 2020, estimando-se crescimento em 2,4% – 0,9 ponto percentual abaixo da alta de 3,3% projetada pelo FMI em revisão feita ontem.

Estadão On-line (ontem à tarde): Otimismo de executivos brasileiros com economia cai de 95% para 78% –  Sondagem da PwC com executivos brasileiros apresentada, em evento paralelo à reunião de Davos, mostra que 78% dos ouvidos mencionaram que o ganho maior na economia será obtido por meio de aumento da eficiência operacional. 89% falaram do lançamento de produtos e 52% indicaram a intenção de colaborar com outras empresas e com startups.

Valor Econômico e Estadão: Brasil promete abrir mercado de compras do governo a estrangeiros – O ministro Paulo Guedes quer aproveitar a presença de megainvestidores em Davos para anunciar a adesão do Brasil ao Acordo de Compras Governamentais da OMC, em clara sinalização à elite política e econômica global de que o país se compromete com a agenda de liberalização. Hoje, no painel “Shaping the Future of Advanced Manufacturing”, no Fórum Mundial, Guedes disse também que o Brasil está criando um ambiente melhor para os negócios, mas admitiu que o país está um pouco atrás em relação às inovações.

Isto É On-line (reproduziu matéria do Estadão Conteúdo ontem à noite), G1 Santos e A Tribuna de Santos: Alfândega pega 540 kg de cocaína em carga de açúcar no Porto de Santos – Em ação realizada ontem, no interior de um terminal de contêineres no Porto de Santos, a Receita apreendeu a droga, que estava escondida em açúcar refinado dentro de sacos de ráfia, com destino ao porto de Antuérpia.

Imprensa regional:

G1 Santos (ontem à tarde): Cerca de 2,36 milhões de veículos passaram pelo Porto de Santos em 2019 – Dados da SPA apontam que 1,71 milhão de veículos carregaram contêineres e 400 mil levaram granéis, como soja, milho e açúcar. Em relação a 2018, os números apresentaram queda. Naquele ano, foram registrados 1,74 milhão de veículos com carga em contêineres e 473 mil com granéis.

A Tribuna de Santos On-line: Docas apresenta proposta de mudança do PDZ a Conselho – Depois da apresentação ontem ao CAP da proposta de atualização do PDZ tomando por base a concentração de operações de um mesmo tipo de carga em uma mesma região do Porto, a SPA pretende apresentar o material a outros órgãos setoriais para receber novas contribuições, de modo a compatibilizar as atividades portuárias com as diretrizes de desenvolvimento social, econômico, ambiental e urbano. A previsão que o estudo seja concluído no próximo mês.

A Tribuna de Santos On-line (ontem à tarde): Portuários protestam contra planos da autoridade portuária – Trabalhadores do Sindicato dos Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e do Settaport reclamam da falta de diálogo entre a comunidade portuária e a SPA na elaboração do PDZ do Porto de Santos.

Paraná Portal (ontem à tarde): Cocaína: Receita Federal apreende 600 kg no Porto de Itapoá (SC) [ontem] – Foi a primeira apreensão realizada em 2020 pela Alfândega. A droga, escondida em uma carga lícita de madeira, embarcaria rumo ao Porto de Antuérpia.

Imprensa segmentada:

Informativo dos Portos e Portos e Navios: Porto de Imbituba realiza embarque recorde de granel sólido – Uma carga de 89,5 mil toneladas de minério de ferro partiu do Porto na quinta-feira (16) com destino à China. A marca recorde foi alcançada pelo navio Niki, de bandeira liberiana, que conta com 253 metros de comprimento e 40 de largura.

Portos e Navios: Com processo digital, Suape reduz uso de papel em 40% – Entre agosto e dezembro passado, o porto deixou de utilizar 1.040 resmas de papel, com a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), além de dar mais segurança e celeridade aos processos.

Portos e Navios: Porto Itapoá registra 14% de aumento no volume de contêineres em 2019 – Foram 439 mil contêineres movimentados pelo Terminal em 2019, com destaque para as cargas de importação e de transbordo, com 25% e 46% de incremento, respectivamente, em relação a 2018.

Guia Marítimo: Tecon Salvador supera recorde histórico de movimentação em 2019 – Entre janeiro de dezembro do ano passado, a movimentação geral de contêineres no Porto de Salvador atingiu 211.540 contêineres, 4% a mais que o praticado em 2018.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco