Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 27/01/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Valor Econômico: Governo prepara maior leilão do setor com investimento de R$ 1 bi – A versão final do EVTE do Terminal de Granéis Líquidos da Alemoa (STS08), no Porto de Santos, operado pela Transpetro chegará às mãos do ministro Tarcísio de Freitas nas próximas duas semanas, mas os principais números já são discutidos nas reuniões técnicas sobre o conjunto de ativos que será licitado este ano. Em 2019, respondeu pela movimentação de 6,5 milhões de toneladas. O ativo faz parte da carteira de projetos para 11 novos leilões de terminais portuários em 2020 e o investimento estimado equivale a dos 14 terminais de granéis líquidos combustíveis leiloados desde 2015. Segundo o secretário Diogo Piloni, o reforço na logística de combustíveis deverá também ampliar a competição no segmento com a chegada de novos volumes de importação rumo ao interior.

Valor Econômico: Norte puxa crescimento dos portos privados – A região apresentou maior expansão no número de terminais portuários privados em 2019, segundo a ATP. Dos 20 empreendimentos autorizados, com investimento total previsto de R$ 1,5 bilhão, 11 são na região, dedicados sobretudo para movimentação de granéis líquidos. O movimento deverá ser “puxado” pelo aumento da produção de bauxita e pela conclusão do asfaltamento da BR-163 até Miritituba (PA), que fortalece o eixo logístico exportador na região, com crescimento nas exportações de soja e milho. A tendência deve se fortalecer ainda mais nos próximos anos, com a construção da Ferrogrão e novos investimentos de tradings.

Estadão On-line – Artigo do presidente do Sindireceita, Antônio Geraldo de Oliveira Seixas (ontem): Dia Internacional das Aduanas ainda não se pode comemorar – A comemoração do Dia Internacional das Aduanas, em 26 de janeiro, ocorre em meio ao orçamento da Receita Federal do Brasil reduzido em 36% para R$ 1,8 bilhão. Para se adequar e sobreviver, o órgão encontrará grandes dificuldades para manter seus sistemas informatizados e equipamentos funcionando da forma adequada. Somado ao problema orçamentário, o órgão está com o quadro funcional defasado e sem perspectiva de concurso para repor servidores.

Estadão On-line (ontem): Brasil perde posição em vendas externas – Segundo a AEB, em 2019 os produtos manufaturados representaram 34,6% das exportações totais do Brasil, a menor fatia em quase 40 anos. Em 2000, essa participação beirou 60%. A pequena presença desses produtos no total das exportações se deve ao forte mercado doméstico, que é o ganha pão da maioria das indústrias brasileiras, mas também se dá por conta da série de despesas que torna a produção nacional desvantajosa para o exportador em relação aos concorrentes.

Editorial do Estadão: Abertura necessária – O anúncio de Paulo Guedes é positivo, porque o atual sistema de compras públicas do Brasil é caracterizado por uma política protecionista e sujeito a pressões e ao lobby de vários setores. A abertura das licitações de bens, serviços e obras a empresas estrangeiras possibilitaria ao governo um leque mais amplo de fornecedores e melhores preços. Mas o processo de adesão deverá demorar anos.

Valor Econômico (hoje), Estadão On-line e O Globo On-line (sábado): Bolsonaro pode ceder em disputa sobre açúcar: Segundo o comunicado conjunto que o presidente Bolsonaro e o primeiro-ministro Narendra Modi divulgaram no sábado, Brasil e Índia se comprometem a dobrar comércio bilateral até 2022, chegando a US$ 15 bilhões. Bolsonaro também acenou com provável reviravolta na disputa envolvendo subsídios indianos ao açúcar, o que pode ter efeito nos preços internacionais do produto.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos On-line (sexta à noite): Projeto de lacre eletrônico é apresentado a exportadores de café – A tecnologia desenvolvida pela ABTCC e apresentada às cooperativas e empresas associadas à Cecafé na última quinta-feira (23) consiste em um chip que acompanha os lacres dos contêineres registrando todas as etapas da exportação por meio de apontamentos e biometria. O projeto em fase de testes tem valor estimado por contêiner de R$ 60 para o lacre com o chip eletrônico, segundo a Cescafé, e mais R$ 15 para os adesivos a serem colocados nas portas.

A Tribuna de Santos (ontem): Autoridades buscam potencializar relação Porto-Cidade – O PDZ do Porto de Santos, em fase final de elaboração, contempla a criação de um Masteplan Cultural para preservação do patrimônio histórico e destinação do Valongo para a atracação de navios de cruzeiro, além do fim de conflitos entre veículos e pedestres nas áreas portuárias. O presidente da SPA, Casemiro Tércio, disse também que deverá criar um centro de inovação de startups, em parceria com os terminais.

Imprensa segmentada:

Brazil Modal (reproduz release do Porto de Suape): Suape sedia reuniões para implementação do Port Community Systems – As reuniões, realizadas na quinta e sexta-feira (23 e 24), serviram para explicar as funcionalidades do projeto aos atores da cadeia logística e aos órgãos anuentes do Porto de Suape. A implementação do PCS será feita em até 42 meses. Suape está entre os quatro portos do Brasil que vão receber esse sistema. Os outros são Santos, Paranaguá e Rio de Janeiro. O PCS é viabilizado pelo Prosperity Fund, fundo de investimento britânico para países em desenvolvimento, e diminuirá o tempo de importação e exportação de produtos, reduzindo para dois dias a importação e, para um dia, as exportações nos portos brasileiros.

Brazil Modal (reproduz release da EPL): Ferramenta da EPL auxiliará na priorização de projetos de infraestrutura – EPL e Ministério da Economia assinaram acordo de parceria para desenvolver ferramenta de análise de custo-benefício de empreendimentos de infraestrutura de transportes. A contribuição do Ministério será no aprimoramento das informações e parâmetros sobre as melhores práticas adotadas por países como Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Chile, Austrália, entre outros.

Agência iNFRA: Pedindo fim das intimidações, ANTAQ aprova terminais de contêineres de concorrentes em Manaus – E duas decisões sobre o tema, a agência considerou que há viabilidade operacional para que a Chibatão e a Superterminais possam ampliar seus terminais de contêineres na região. Relator do caso, o diretor Francisval Mendes também permitiu que a empresa transforme a autorização de ETC (Estação de Transbordo de Cargas) para TUP (Terminal Privado), se cumprir requisitos para tanto.

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