A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Imprensa nacional:
Exame Online (ontem): Senado começa 2020 com desafio de harmonizar reformas com Guedes – Após a aprovação da reforma da Previdência, em 2019, a agenda de reformas segue com a reforma tributária como tema prioritário para 2020. A construção de um texto de consenso caberá a uma comissão mista a ser instalada neste mês. Além disso, a reforma administrativa, o projeto de tornar as PPPs mais atraentes aos investidores, a prisão após segunda instância e o Plano Mais Brasil, apresentado pelo governo em novembro para descentralizar o controle do dinheiro e racionalizar gastos estão entre as prioridades da pauta do Legislativo neste ano.
Valor Online: Coronavírus pesa e petróleo abre 2020 com queda de 12% — Os preços do petróleo não resistiram ao receio de que o surto originado na China tenha impacto relevante na economia mundial, e consequentemente na demanda de óleo, e encerraram janeiro com baixa de mais de 10% em Londres. Os mercados de commodities não conseguiram escapar da pressão de venda com o fechamento de várias cidades chinesas diante da preocupação com uma potencial desaceleração significativa da atividade econômica.O aumento dos estoques de óleo nos Estados Unidos também contribuiu para a queda mais acentuada do petróleo no fim do mês.
Valor Online, G1 e O Globo (ontem): STF deve barrar tabela do frete e governo tenta reduzir danos – O julgamento, que terá efeitos sobre diversos setores econômicos e potencial influência no relacionamento entre o governo e os caminhoneiros, foi pautado para o próximo dia 19. O governo tenta evitar um passivo fiscal para os cofres públicos, caso o STF decida tornar inconstitucionais também as multas e autuações aplicadas pela ANTT por descumprimento das seguidas tabelas desde maio de 2018. Nessa hipótese, o governo teria que ressarcir as empresas embarcadoras (contratantes de frete) multadas durante esse período. Já o presidente Bolsonaro ontem defendeu que o Congresso altere a legislação para possibilitar a redução do preço da gasolina e do diesel nos postos.
Folha: Governo de SP lança projeto de capacitação para exportação – O Governo de São Paulo lançou na última quinta-feira (30) o programa Exporta SP para capacitar, até o final do ano, 150 micro, pequenas e médias empresas do setor industrial, agronegócio, serviços e startups para a exportação. A meta é atender 1.200 até 2024, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos – Caderno Porto & Mar (Ontem) – “Queremos uma discussão democrática com toda a comunidade portuária” – O secretário Diogo Piloni, em entrevista ao jornal, em meio à comemoração ontem (02/02) dos 128 anos de aniversário do Porto de Santos, fala do processo de privatização do Porto, cuja modelagem, segundo ele, deverá estar pronta até abril. Ele fala também do lançamento do programa BR do Mar até março, das duas rodadas de leilões das áreas operadas pela Libra e pela Transpetro, previstas para ocorrer até dezembro, e da elaboração de um programa, pela SNPTA, para melhorar a relação porto-cidade.
A Tribuna de Santos – Caderno Porto & Mar (ontem) – “Estamos comprometidos em preparar Santos para a máxima geração de valor” – O presidente da SPA, Casemiro Tércio Carvalho, também em entrevista ao jornal, garante que a Autoridade Portuária está investindo na modernização das operações e em novos negócios no porto, de modo a garantir o máximo de valor aos futuros investimentos para quando for definido o modelo de participação da iniciativa privada na administração portuária.
Diário do Nordeste (ontem): Pecém aumenta suas taxas – Indústrias de equipamentos para a geração de energia eólica, navegação marítima e transporte rodoviário alertam que a Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) dobrou o valor da taxa de movimentação de cargas no Porto e, por causa do aumento, há um movimento para transferir ao Porto do Mucuripe o embarque e o desembarque de pás eólicas. Em nota, a CIPP informou age de acordo com as práticas usuais do mercado e desconhece a referida elevação na cobrança das taxas de movimentação de cargas.
A Tribuna de Santos (ontem): Vale do Silício no litoral paulista – Com nova sede a ser inaugurada em até 90 dias, a Fundação Parque Tecnológico de Santos pretende se fixar um centro para a promoção da cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas. O objetivo é estimular a inovação tecnológica e, com isso, criar um novo ciclo econômico em Santos e região.
Imprensa segmentada:
Portos e Navios: Em Cabedelo, Porto teve aumento de mais de 9% na movimentação em janeiro – De acordo com o setor de operações, a diferença deve aumentar, pois dois navios ainda faltam para ser contabilizados, um de descarga de 14 mil toneladas de trigo e outro de mais 12 mil toneladas do grão, devendo ultrapassar a marca de 104 mil toneladas, resultado 45,7% maior do que janeiro de 2019.
Portal Comex do Brasil: Porto do Açu é eleito representante da América Central e do Sul da Associação Internacional de Portos – O Porto Açu foi eleito vice-presidente da América Central e do Sul da Associação Internacional de Portos (IAPH). A representação passou a vigorar na semana passada e terá duração de um ano e meio. A IAPH representa 200 dos maiores portos de 90 países do mundo, totalizando mais de 60% do comércio marítimo internacional. Além do Porto do Açu, o conselho da IAPH conta com a presença das Autoridades Portuárias de Vancouver, Hamburgo, Nigéria e Klang, além da Corporação Internacional de Portos Kobe-Osaka, sob a presidência da Autoridade Portuária de Barcelona.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2020