Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 19/02/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada

Exame Online (reproduz matéria da Reuters): Caminhoneiros param pela tabela do frete, mas em protesto menor – A paralisação dos caminhoneiros convocada pelo presidente da Abrava, Walace Landim (o Chorão) para hoje não deverá resultar em bloqueio nas rodovias. A ideia é não circular com os caminhões, mas mostrar ao STF que a união da categoria antes do julgamento da tabela do frete, marcada para 10/03.

Folha (Painel S.A) e UOL: Caminhoneiros discordam sobre greve nesta quarta – Caminhoneiros críticos ao governo Bolsonaro, que fracassaram em uma tentativa de greve em dezembro, alegam que Chorão não os representa. Mas também querem que o STF julgue a permanência da tabela do frete e defendem a redução de impostos sobre o diesel.

Estadão – Editorial: Sinais de anemia econômica – Não basta apenas abrir concessões, leiloar oportunidades de participação e atrair grupos interessados em explorar sistemas de transportes, produção e distribuição de eletricidade e serviços de saneamento. Para isso o governo terá de ser capaz de pensar as necessidades do Brasil sem se prender em limites ideológicos e eleger prioridades. Um crescimento mais rápido e compatível com maior presença global dependerá também de mão de obra qualificada, mais pesquisa e inovação.

Valor Online: Ao separar fatos concretos de ruídos, há avanços importantes – O ex-diretor do Banco Central, Luiz Fernando Figueiredo, em entrevista ao jornal, admite que, “sob a espuma dos ruídos”, há avanços concretos acontecendo na economia. Elogia a reforma da Previdência e a performance fiscal, além da redução na tarifa de importação de 9 mil itens. Prevê crescimento de 2,4% na economia este ano e justifica que, a infraestrutura que, enfim, o governo está trabalhando, demora dois anos para acontecer. Assim, segundo ele, investimentos maiores virão mais para o fim de 2020 e início de 2021.

Diário do Comércio (MG) – reproduz matéria da FolhaPress: Governo estima que as PPIs possam atrair US$ 80 bi em investimento estrangeiro – Segundo o subsecretário de investimentos estrangeiros do ministério da Economia, Renato Baumann, o PPI tem potencial para incrementar esse valor, pois já existem vários projetos listados e que já possuem, inclusive, valores projetados para a licitação. São projetos em  aeroportos, ferrovias, energia, gestão de comunicação, portos e rodovias, que se forem licitados e o investimento estabelecido seja cumprido, o Brasil receberia US$ 14 bilhões, o equivalente a 18% do total de investimento externo no Brasil em 2019.

Valor Online e UOL Economia: Embarque da China para Brasil cai 50% — Levantamento da Solve Shipping aponta que, por conta da crise provocada pelo coronavírus, as exportações rumo ao país asiático também poderão sofrer impacto negativo nas próximas semanas. A cada sete dias saem quatro navios da China rumo ao Brasil, e outros quatro no sentido inverso. Na semana passada, porém, apenas dois deixaram os portos chineses, e com níveis de ocupação mais baixos que os regulares, e os preço dos fretes já mostravam redução tanto para importações como para exportações, refletindo a expectativa de crise no mercado de navegação.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos – Editorial: PDZ e o futuro do Porto de Santos – As linhas gerais da proposta, que tardou em ser elaborada (o plano atual é de 2006), são corretas. Os objetivos são apresentados e devem nortear as ações, como arrendamentos e concessões, além de programar investimentos. Espera-se que o diálogo prossiga.

A Tribuna de Santos – Cargueiro com portêineres atraca hoje – O navio chinês com os novos portêineres que serão instalados no Tecon da Santos Brasil no Porto de Santos deverá atracar hoje no terminal. Os equipamentos têm capacidade para carregar navios de até 366 metros, os quais, por sua vez, carregam até 14 mil TEU.

Folha do Litoral (SC): Porto de Itajaí registra aumento de 20% em toneladas no mês de Janeiro – Foram movimentados 426.118 toneladas, aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. A movimentação em TEU também apresentou crescimento de 23%, somando 39.302 TEU. O número de embarcações atracadas passou de 37 para 43, aumento de 19% na comparação entre janeiro 2019 e janeiro 2020.

Imprensa segmentada:

Portogente: Praticagem: Maré baixa impede atracação de navio chinês em Santos – A Praticagem do Estado de São Paulo adiou ontem a entrada do navio Kota Permimpin, de bandeira de Hong Kong para hoje. Procedente de Singapura, o navio esteve em portos chineses nos últimos 30 dias, mas não tem tripulantes suspeitos com o coronavírus, como garante a Anvisa. A atracação só não ocorreu antes por conta das condições da maré.

Portos e Navios: Cais público do Porto do Rio de Janeiro será alfandegado neste semestre – Ontem foi assinado o contrato com a Multi-Rio Operações Portuárias, arrendatária de um dos terminais de contêineres, permitindo o uso compartilhado do scanner do terminal. Cumprida a exigência da RF, de disponibilização de scanner para inspeção não invasiva, a CDRJ agora poderá solicitar o “realfandegamento” de parte do cais público do Porto do Rio de Janeiro, depois de cinco anos sem alfandegamento.

Portos e Navios: Publicado novo PDZ do Porto de Suape – O documento foi aprovado pelo Ministério da Infraestrutura, conforme Portaria Nº 444/2020, publicada no DOU em 12/02. Traz a atualização da poligonal baseada no planejamento de melhorias e investimentos portuários, e pode ser consultado em suape.pe.gov.br.

Portos e Navios: Porto de Imbituba realiza maior embarque de granel sólido da Região Sul do Brasil – O navio “RIK Oldendorff” desatracou do porto no domingo (16), com 105 mil toneladas de minério de ferro. É o segundo recorde de embarque no porto em 2020.

Portal Antaq: Gabriela Costa é convocada para exercer o cargo de diretora interina da ANTAQ – A especialista em Regulação de Transportes Aquaviários assume hoje interinamente o cargo de diretora substituta, na vaga decorrente do término do mandato do diretor Mário Povia.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco