A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Editorial do Estadão: A deterioração da infraestrutura – Os investimentos federais em transporte vêm caindo desde 2012 e a previsão é de que em 2020 recuarão ao patamar de 2001, segundo a CNI. Os custos logísticos no Brasil correspondem a 12,3% do PIB, bem mais do que, por exemplo, nos Estados Unidos (7,8%). Num grupo de 137 países, o Brasil ocupa a 65.ª posição quanto à infraestrutura de transportes. O Brasil poderia exportar 30% mais somente com melhorias logísticas. Daí a necessidade de avançar a agenda contra a corrupção e pressionar o governo e o Parlamento por reformas que viabilizem as contas públicas, além de acelerar os planos de concessões e privatizações, com regras equilibradas que garantam a um tempo rentabilidade e segurança aos investidores.
O Globo On-line (ontem): Pela 1ª vez, Brasil sai de ranking global de atração de investidor estrangeiro – Em 2019 o Brasil desapareceu do Índice Global de Confiança para Investimentos Estrangeiros – que avalia 25 países –, da consultoria Kearney. As dificuldades em avançar na agenda de reformas, os constantes ruídos políticos entre governo e Congresso e a falta de regras claras para os negócios são fatores apontados por empresários, especialistas e consultores para a perda de espaço do Brasil justamente quando há, no mundo, capital disponível para investir em bons projetos.
Reuters e Folha On-line (ontem): Investimento estrangeiro direto pode encolher até 15% por coronavírus, diz órgão do Comércio da ONU – Dentre cem companhias multinacionais acompanhadas pela Unctad, 41 já divulgaram alertas a respeito da receita, o que vai afetar o reinvestimento de lucros. A maior parte dos alertas vem de empresas diretamente ligadas ao consumo, indicando que a desaceleração na demanda, até aqui, deve ter efeitos mais diretos nos ganhos do que rupturas em produção ou na cadeia de fornecedores.
Época On-line – Coluna do Guilherme Amado: Holanda, Bélgica e Espanha: os países que mais receberam cocaína apreendida em portos brasileiros – Segundo a Polícia Federal, em 2019 foram 33 apreensões com destino à Holanda, totalizando 15 toneladas; 31 que iriam para a Bélgica, com 13 toneladas; e 11 ocorrências estavam rumo à Espanha, com 4 toneladas.
Estadão On-line, Valor On-line, G1 e Folha On-line: Analistas preveem, pela primeira vez, crescimento do PIB menor que 2% em 2020 – A projeção faz parte do Relatório Focus, divulgado hoje pelo Banco Central (BC). O dado foi levantado na semana passada com mais de 100 instituições financeiras. O mercado financeiro baixou a previsão de crescimento de 2,17% para 1,99%, a quarta queda consecutiva do indicador. Além disso, diante dos riscos decorrentes do choque nos preços do petróleo, a equipe econômica monitora os possíveis impactos mais imediatos para as contas do governo e para a economia.
Imprensa regional:
Editorial da Tribuna de Santos (ontem): Dragagem travada no Porto de Santos – A Justiça precisa cercar-se de apoio técnico independente para que as decisões sejam tomadas, e isso deve acontecer de modo regular e ágil, para assegurar que não se repitam situações como a da dragagem do Porto de Santos, cuja solução tem sido comprometida sucessivamente ao longo dos últimos anos.
Imprensa segmentada:
Comex do Brasil (com informações da Agência Brasil): Brasil e Estados Unidos projetam para 2020 assinatura de pacote bilateral de comércio – Os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump instruíram seus negociadores a aprofundar as discussões prévias à possível assinatura de um pacote bilateral de comércio. A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores. Ainda segundo a pasta, Trump reiterou o apoio norte-americano ao início do processo de entrada do Brasil na OCDE. Bolsonaro deve permanecer nos Estados Unidos até amanhã.
Brazil Modal (reproduz release da CODESA): Desestatização da CODESA é prioridade para o país, diz ministro – “O primeiro leilão da desestatização portuária acontece no primeiro semestre de 2021”, garantiu Tarcísio de Freitas. No meio deste ano ficará pronto o edital do leilão da CODESA e depois a consulta pública, seguida da aprovação do TCU. Segundo o ministro, a partir da experiência no Espírito Santo, partirá para os portos de Santos e São Sebastião.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2020