Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 15/05/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Globo Rural (ontem à tarde): Oferta de contêineres tornou-se fator crítico – Segundo a Maersk, com o aumento das exportações brasileiras este ano, a dificuldade de obter contêineres no mercado logístico tem se tornado um fator crítico. “Começamos a ter um desequilíbrio entre importações e exportações, e garantir a disponibilidade de um contêiner e espaço nos navios tornou-se um fator de extrema criticidade nesse momento desafiador”, disse Gustavo Paschoa, diretor comercial da empresa na costa leste da América do Sul. Ricardo Arten, presidente da BTP, complementou que o momento atual tem contribuído para o setor adotar mais ações de segurança,  preparando-se para diferentes cenários.

Folha On-line (ontem à noite): Guedes escolhe economista formado em Chicago para comandar área de Comércio Exterior – O economista Roberto Fendt substituirá o diplomada Marcos Troyjo na Secretaria de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia. O nome de Fendt deve ser formalizado no mês que vem, quando Troyjo deve ser oficializado como dirigente do banco de fomento do grupo do Brics.

Estadão e Folha On-line (Coluna Painel S.A): Medida que prevê o adiamento de taxas poderá ser utilizada na ajuda das aéreas – A ideia é usar a medida provisória que prevê o adiamento de taxas pagas pelas concessionárias de aeroportos e outras benesses ao setor, como o corte temporário dos impostos sobre a folha de pagamento e a redução a zero da cobrança de PIS/Cofins sobre combustíveis. As alterações podem ser incorporadas ao texto através das emendas apresentadas pelos parlamentares. Empresários se reuniram com o ministro Tarcísio de Freitas para falar sobre as dificuldades logísticas que o Brasil enfrenta. O ministro alertou que o mercado de aviação pode ficar mais concentrado.

Estadão On-line, Valor On-line, Correio Braziliense On-line e O Globo On-line: Sob impacto da pandemia, ‘prévia’ do PIB tem queda de 5,90% em março – Com as medidas de isolamento social concentradas na segunda quinzena do mês, o IBGE registrou quedas em todos os setores da atividade em março: produção industrial (-9,1%), varejo ampliado (-13,4%) e serviços (-6,9%). A queda na produção industrial de março se espalhou por todo o País. Em São Paulo, maior parque industrial do País, a queda foi de 5,4%, também o pior desempenho desde maio de 2018, quando o tombo foi de 12,4%.

Correio Braziliense, Valor Econômico, Portal Terra, G1, O Globo On-line e Estadão On-line (ontem à tarde): Azevêdo antecipa saída da OMC – O diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo, confirmou, em reunião virtual com membros da entidade, que deixará o cargo em 31 de agosto de 2020. Ficou quase sete anos à frente do organismo e deverá ser substituído por uma mulher, segundo rumores. A CNI declarou que a saída antecipada dele é resultado negativo do “aumento do protecionismo e do unilateralismo”.

Portal Veja (ontem à tarde) e A Tribuna de Santos: Superintendente do Porto de Santos é morto a tiros em rodovia – O capitão de corveta Valter Barbosa foi assassinado na quarta-feira (13), a tiros dentro do carro, na Rodovia Régis Bittencourt, interior de São Paulo. A mulher de Barbosa presenciou o crime. O caso está sendo investigado por suspeita de latrocínio. A morte do ex-superintendente de Operações Portuárias comoveu empresários, usuários e representantes ligados ao cais santista, que destacaram paixão do executivo pelo trabalho.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Cetesb aplica multa no Tiplam por vazamento de amônia – O Tiplam, operado pela VLI no Porto de Santos, deverá pagar multa de R$ 248,4 mil. O motivo foi o lançamento de gás amônia na atmosfera e efluentes contaminados no estuário no mês passado, durante vazamento no terminal, que se deu por causa de uma ruptura na junta de vedação da válvula do amoniaduto, obrigando a evacuação.

G1 Santos (ontem à tarde) e A Tribuna de Santos (hoje): Navio de contêineres tem 14 tripulantes com Covid-19 no Porto de Santos – O navio já estava com a operação paralisada desde terça-feira (12), quando a Anvisa fez inspeção para investigar suspeitas de Covid-19. Essa é a sétima embarcação a entrar em quarentena no Porto de Santos por conta da pandemia do novo coronavírus.

Diário do Litoral (ontem à noite): T-Grão produz e doa dois novos equipamentos para a Prefeitura de Santos – A doação atual inclui 10 barreiras para a janela de carro feitas de placas de acrílico para evitar a exposição direta do profissional de saúde com os passageiros. Os aparelhos começaram a ser usados no sistema drive-thru, para coleta de exames, na área reservada do Mendes Convention Center, onde a Prefeitura pretende colher 10 mil testes.

Diário do Litoral: Sindicato garante mais de 1,3 mil postos de trabalho em terminal no Porto de Santos – O Settaport conseguiu ontem, por medida cautelar no TCU, manter em operação o terminal de contêineres da Marimex. O TCU acolheu os argumentos do sindicato de que a SNPTA desconsiderou os pareceres técnicos, inclusive da ANTAQ, que autorizavam a renovação do contrato de arrendamento e o respectivo plano de investimentos da empresa.

Imprensa segmentada:

Tecnologística: Wilson Sons conquista prêmio internacional pela gestão em segurança no Tecon Rio Grande – A Wilson Sons venceu o Prêmio Marítimo das Américas, promovido pela OEA, na categoria gerenciamento de riscos de desastres em portos e terminais, pela gestão do Tecon Rio Grande.

Portos e Navios: Transporte marítimo não terá melhora até 2023 – Para a Clarkson Research, as mudanças em curso são de uma escala semelhante à mudança da vela para o vapor e antecipa três cenários pós-coronavírus: no melhor deles, o comércio marítimo voltará a crescer em 2023, crescendo 3,2% ao ano.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco