Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 29/05/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Folha On-line (ontem à tarde): Coronavírus derruba comércio internacional do Brasil em abril – A queda nas vendas para o exterior no mês passado foi de 7% ante abril de 2019 e, em relação ao mesmo mês de 2019, de 5%. As importações despencaram 20,6% em relação a março deste ano e ficaram 15% abaixo de abril de 2019. O impacto da pandemia sobre o comércio exterior brasileiro, que se acelerou em abril, começou em março, com -0,9% para as exportações e -0,4% para importações.

Estadão On-line (ontem à tarde): Comércio do G-20 tem maior queda no 1º trimestre desde 2017 e deve cair mais, prevê OCDE – Em comparação com o quarto trimestre de 2019, as exportações cederam 4,3% e as importações recuaram 3,9%, ficando nos níveis mais baixos desde o segundo trimestre de 2017.

Valor Econômico: Exportação de suco continua aquecida – As exportações brasileiras de suco de laranja concentrado e congelado alcançaram 914,3 mil toneladas de julho do ano passado a maio último), 17% a mais que em igual período do ciclo anterior, segundo a Secex. A receita dos embarques da Citrosuco, Cutrale e Louis Dreyfus cresceu 4,5% na comparação, para US$ 1,5 bilhão.

Valor Econômico e Portal Terra (ontem à tarde): Governo quer destravar mais investimentos em ferrovia – Com a renovação antecipada do contrato de concessão, o agronegócio prevê aumento de até 74% no transporte de grãos pela Malha Paulista. O ministro Tarcísio de Freitas declarou que o repasse poderá ser convertido em novos investimentos através do mecanismo de investimento cruzado, criado pela Lei 13.448/17. Ele lembrou que a outorga da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), da Vale, deve ser aplicada na Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico). No caso da Malha Paulista, como a ela tem uma “limitação de capacidade severa”, exige muito investimento; daí a redução no valor da outorga, que não impede que o dinheiro seja convertido em investimento. Também estimou que em breve vai contar com a liberação dos novos contratos da EFVM e da Estrada de Ferro Carajás (EFC).

G1 (ontem à tarde): Após adiamento pela Covid-19, União define prazo para entrega de estudos da nova licitação de Viracopos – As análises agora deverão ser enviadas ao Ministério da Infraestrutura até o dia 9 de setembro, com possibilidade de prorrogação, mediante “decisão prévia da Secretaria de Aviação Civil (SAC)”. O leilão também deve ser postergado e não tem data prevista.

O Globo: Pesquisa da CNI mostra que 22% das empresas só têm condições financeiras de manter atividades por mais um mês – Três de cada quatro executivos diminuíram ou paralisaram a produção e 45% das empresas dizem que o prazo em que continuarão funcionando é de até três meses. Apesar desse cenário, 44% dos entrevistados acreditam que a economia vai registrar expansão nos próximos três anos. O levantamento também mostra que, embora 74% das empresas tenham sido afetadas negativamente pela crise e 82% tenham registrado queda no faturamento nos últimos 45 dias, 66% delas não exoneraram seus empregados.

Valor On-line (ontem à tarde): FGV: Apostas para aumento de incerteza na economia registram maior nível em 18 anos – Após registrar alta acumulada de 95,3 pontos no bimestre março-abril, o Indicador de Incerteza da Economia (IIE-BR), da FGV, caiu 20,2 pontos entre abril e maio, para 190,3 pontos. O recuo não representa melhora da situação e, sim acomodação em patamar elevado. Ao mesmo tempo, o item Expectativas subiu 4,3 pontos, para 230,1 pontos, o que indica incerteza maior em relação à atividade econômica nos próximos meses.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Biral prevê mais recordes, obras e novos empregos – Com os recursos das outorgas dos leilões dos dois novos arrendamentos no Porto de Santos em agosto,  o diretor-presidente da SPA, Fernando Biral, estima destravar investimentos destinados às obras das perimetrais das margens Direita e Esquerda e aos serviços necessários para a manutenção do cais santista.

A Tribuna de Santos On-line (ontem à tarde): Dragagem de berços do Porto de Santos começará por terminal da BTP – Além dos berços da BTP, os trabalhos serão realizados em outros pontos de atracação que sofreram com o assoreamento. Dos 64, sete perderam calado operacional. A SPA estima que, após o começo da dragagem de manutenção, os trabalhos ocorram em aproximadamente uma semana.

G1 SC e Portal NSC Total (ontem à noite): Receita Federal apreende 128 kg de cocaína em carga de milho no Porto de Itajaí – A droga estava escondida em dois contêineres de milho que seriam enviados para a Líbia. Foi a terceira apreensão deste ano no Porto de Itajaí, totalizando 1,17 tonelada de cocaína.

Imprensa segmentada:

Agência iNFRA: Disputa sobre área para nova pera ferroviária em Santos se expande por tribunais de Brasília – A Marimex obteve decisões favoráveis na Justiça Federal e no TCU para que o seu contrato de arrendamento no Porto de Santos seja mantido. Na Justiça Federal, teve a seu favor um mandado de segurança que garantiu a manutenção do contrato. Já o ministro do TCU Vital do Rêgo deu parecer favorável a pedido anônimo para que fosse suspensa a continuidade do processo. O parecer, que não teve avaliação da área técnica e nem resposta do governo, foi aprovado pelo plenário. Já o ministro Tarcísio de Freitas reitera que é necessária a mudança para melhorar a capacidade de escoamento do porto e que outros terminais de contêineres serão erguidos e ampliados. A Marimex argumenta que possui um plano efetivo para a área apresentado ao governo com investimentos de R$ 150 milhões, enquanto o governo diz ter um PDZ que ainda não está aprovado. 

Fórum Brasil Export: Inovação de ruptura e digitalização das operações por órgãos públicos são destaque em webinar realizado pelo Brasil Export – Durante o webinar “Cenários tecnológicos nos setores logístico e portuário pós Covid-19”, ontem, moderado pelo diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, o fundador do Porto Digital de Recife, Silvio Meira, disse que a pandemia fez com que organizações públicas e privadas passassem a entender a necessidade de implantar no país os avanços digitais desenvolvidos nos últimos 25 anos e muitas vezes ignorados. O gerente nacional do Portal Único de Comércio Exterior, Alexandre Zambrano, lamentou que o comércio exterior e a logística brasileira ainda são setores tecnologicamente defasados, em parte por um marco regulatório que exige muitos processos manuais. A diretora Mariana Pescatori, do MinFra, detalhou os benefícios do Documento Eletrônico de Transporte (DT-e) que vai integrar os fluxos informacional, físico e financeiro e reduzir a burocracia inicialmente no transporte rodoviário de granéis. Por fim, o diretor de Operações da Santos Brasil, Roberto Teller, falou dos sistemas adotados por meio das operações digitais que garantem o alto grau de produtividade de seus terminais portuários.

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