A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Valor Econômico: Expansão do Porto de Santos prevê R$ 10 bilhões
A estimativa do novo PDZ, que aguarda a aprovação do governo federal, é de investimentos de R$ 9,7 bi nos próximos dez anos, dentre os quais, R$ 7,2 bilhões serão destinados a novos acessos ferroviários e rodoviários. A SPA tem buscado rebater os questionamentos da Marimex e de entidades locais nas últimas semanas, justificando que as mudanças devem ampliar em 49% a capacidade de movimentação do porto e em 15% os empregos diretos. O novo plano também prevê a clusterização do porto para dar eficiência à operação e à logística.
Valor On-line, A Tribuna de Santos On-line, Diário do Litoral e Brazil Modal (reproduz release do MINFRA): Justiça derruba liminar que prorrogava contrato da Marimex no Porto de Santos
A decisão, do desembargador federal Daniel Paes Ribeiro, do TRF da 1ª Região, diz que “a administração não está obrigada à renovação de um contrato de concessão de uso de área, por se tratar de ato discricionário” e que não cabe ao Judiciário intervir, por não haver indício de ilegalidade no caso. O Grupo Marimex declarou que, como a decisão não foi publicada, a empresa não foi oficiada. “Tão logo isso seja feito, poderá avaliar o argumento jurídico-administrativo para definir o próximo passo”.
Portal Terra (ontem à noite): Farelo de soja: Paranaguá terá carregamento recorde de 103 mil t em um navio
O navio Pacific South, de bandeira das Ilhas Marshall, vai carregar 103 mil toneladas de farelo com destino ao porto de Amsterdã, volume recorde para uma embarcação nesse porto. Elas serão carregadas a partir de três terminais: Coamo; Cotriguaçu; e silos públicos, durante cinco dias.
Estadão – Coluna Broadcast: Governo vai certificar ferrovias para emissão de títulos verdes
Será o primeiro programa de green bonds para ativos de infraestrutura de transportes da América Latin e resulta de uma parceria entre o MinFra e o Climate Bond Initiative (CBI), organização inglesa especializada em selos verdes. A primeira fase incorpora a Ferrogrão, entre Sinop (MT) e Itaituba (PA); a Fiol, entre Ilhéus e Caetité, na Bahia; e a Fico, entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT), que, juntas, somam investimentos de R$ 14,3 bilhões e 1.853 km. Os concessionários deverão cumprir critérios como emissão de menos de 25 gramas de CO2 por tonelada e km transportado.
Portal Uol (reproduz matéria da Reuters ontem à tarde): Ânimo dos investidores sobre infraestrutura no Brasil piorou, diz pesquisa
De acordo com o levantamento semestral da Abdib, a parcela dos investidores pessimistas com o crescimento econômico no curto prazo do país subiu de 24,4% em 2019 para 84,4% neste ano. Os efeitos econômicos da pandemia do coronavírus mudaram a pauta dos investidores potenciais para assuntos mais urgentes, como reequilíbrio de contratos.
Estadão On-line, Folha On-line, Valor On-line e O Globo On-line (ontem à tarde): Indústria de São Paulo registra queda recorde de 23,2% na produção em abril
Em meio às medidas de isolamento social e restrição à circulação de pessoas, o setor opera no patamar mais baixo da série histórica da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE iniciada em 2002. É a terceira taxa negativa consecutiva, o que dá uma perda de 27,9% acumulada em três meses. Na média nacional, a indústria recuou 18,8%.
Folha e Valor Econômico: Novo surto global do coronavírus pode derrubar PIB do Brasil em até 9,1%, diz OCDE
De acordo com a organização, há 50% de chances de que vários países sejam obrigados a retomar, nos últimos três meses do ano, as medidas de isolamento que começaram a ser flexibilizadas nas últimas semanas. No caso do Brasil, isso ampliaria a contração da economia em 2020 de 7,4% para 9,1%. A queda global estimada num cenário mais pessimista é de 7,6%, contra retração de 6% no quadro mais otimista, no qual a reabertura segue gradualmente.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos On-line: Implantação de terminais líquidos no Porto de Santos será dividida em três fases
A implantação das duas novas instalações na área hoje explorada pela Transpetro e os investimentos privados estimados em R$ 1,4 bilhão nos primeiros seis anos foram descritos ontem na audiência pública da Antaq. AS licitações permitirão a participação de operadores verticalizados, mas uma mesma empresa ou grupo econômico não poderá vencer os leilões.
Imprensa segmentada:
Fórum Brasil Export: 100% privado, Açu pensa grande, lança serviço de feeder e cabotagem e instala terminal para graneis sólidos
Na videoconferência realizada ontem (9) pelo Fórum Nacional Brasil Export, o CEO do Porto do Açu, José Firmo, e o diretor de Terminais e Logística, João Braz, destacaram dois projetos que devem entrar em operação em julho: o serviço de comboio oceânico entre o Açu e o Rio de Janeiro e um terminal para armazenagem de fertilizantes e granéis sólidos. Açu mantém parceria com o Porto de Antuérpia Internacional e busca se consolidar nos segmentos de cargas de projeto, produtos químicos, granéis, minério de ferro, além de se destacar como hub de gás natural e energia.
Portos e Navios – Artigo do economista e vice-presidente do Conselho Deliberativo da ABTP, Augusto Wagner Padilha Martins: A preparação para um novo normal no setor portuário
Segundo análise da ALG, baseada em dados da Alphaliner, somente nos primeiros 3 meses da crise do novo coronavírus houve uma redução 13% da capacidade mundial de transportes de contêineres. Assim como avistamos dezenas de aviões estacionados nos aeroportos, uma parcela importante de navios conteineiros já não navega mundo a fora. Como no Brasil a dinâmica da crise está algumas semanas atrasada em relação à Europa, é de supor que a mesma redução operacional ocorra a partir de maio e junho, uma vez que o setor apresentou aqui um mês de abril muito próximo da normalidade.
Brazil Modal (reproduz matéria da Reuters): Demanda por transporte rodoviário de cargas no Brasil tem melhor nível em 2 meses
Ela voltou a avançar na última semana, apesar dos impactos da pandemia de coronavírus, segundo a pesquisa divulgada ontem (9) pela NTC&Logística. Melhorou 1,5 ponto percentual, mas ainda apresenta queda de 38,27% em relação aos níveis verificados antes da crise sanitária e econômica.
Portogente: Mais importante do que modelo de gestão é garantir segurança jurídica, avalia Benjamin Gallotti
Segundo Gallotti, o melhor modelo de exploração da atividade portuária não resiste de forma saudável sem previsibilidade econômica, estabilidade política e, especialmente, segurança jurídica. Ele acredita que o excesso de leis e normas vigentes contribui negativamente para a formação do Custo Brasil e a almejada modicidade tarifária. “Há uma preocupação enorme em se promover a fiscalização das instalações portuárias, enquanto esse esforço deveria ser prioritário para buscar as soluções logísticas que o Brasil necessita”.
Portos e Navios: ONU: mantenham os navios em movimento, os portos abertos e o comércio transfronteiriço fluindo
A IMO e a Unctad apelaram aos governos a importância de continuidade do transporte marítimo de maneira segura e sustentável, envolvendo as trocas de tripulações, em meio às restrições de viagem impostas pela pandemia da Covid-19. “A dependência mundial do transporte marítimo torna mais importante do que nunca manter os navios em movimento, os portos abertos e o comércio transfronteiriço fluindo e apoiar as trocas de tripulações”. O setor depende dos 2 milhões de marítimos que operam os navios mercantes do mundo, que transportam mais de 80% do comércio global.
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