A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Estadão On-line, O Globo On-line e G1 (reproduz da Reuters ontem à noite): BNDES quer atuar com seguros e fianças para projetos de infraestrutura, diz Montezano
O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, explicou ontem (15) que a ideia é atuar com “seguros e fianças” no financiamento a projetos de investimento em infraestrutura e que pretende fazer as primeiras operações do tipo ainda este ano. Mas não detalhou em que tipo de projetos as fianças poderiam ser usadas. Com o seguro ou a fiança, o BNDES vai atuar para mitigar parte dos riscos da matriz, em vez de ser o principal financiador. O banco conta hoje com 73 projetos de privatização em andamento em 19 setores, que podem gerar R$ 190 bilhões em investimentos privados. Rodovias, portos e mobilidade urbana somam 11 projetos.
Valor On-line (ontem à tarde): Brasil precisa de “choque de qualidade” em infraestrutura, diz representante do BID
O representante do BID Morgan Doyle disse ontem que é preciso um “choque de qualidade” nos projetos de infraestrutura brasileiros, além de uma revisão de critérios financeiros para viabilizá-los no contexto pós-pandemia. Lembrou que apenas 13% das concessões e PPPs que começaram a ser preparadas em 2012 alcançaram fechamento financeiro e dos 1.500 projetos iniciados entre 2014 e 2019, só 130 foram assinados.
Valor Econômico: Brasil sobe em ranking, mas ainda é um dos menos competitivos do mundo
Pelo quarto ano consecutivo, o Brasil melhorou no ranking mundial de competitividade. Com avanço de três posições, ocupa agora o 56° lugar entre 63 nações. Apresentou retrocesso no comércio internacional, atração de investimentos e educação. Apesar da melhora relativa, a nota geral brasileira recuou de 2019 e 2020, de 59 para 56, na escala que vai até 100. Sobre a imagem do país no exterior no encorajamento ao desenvolvimento de negócios, o Brasil fica na 60ª posição.
Valor On-line, Estadão On-line, Correio Braziliense On-line e Valor On-line (ontem): Incerteza elevada é o “novo normal”, diz economista da FGV
A incerteza em relação à economia brasileira se consolidou em patamar elevado em junho e deverá seguir em alta até o fim do ano, tornando-se o “novo normal”, segundo economistas. A prévia do Indicador de Incerteza da Economia (IIE-BR) de junho, anunciada ontem, caiu 3,1 pontos, ficando em 187,2 pontos. Antes da crise gerada pela pandemia, ficava na faixa entre 115 pontos e 120 pontos. Os economistas do mercado financeiro cortaram novamente as projeções para o PIB em 2020, que passam de retração de 6,48% para queda de 6,51%.
Valor On-line (ontem à tarde): Exportações de suco de laranja continuam aquecidas
Os embarques brasileiros de suco de laranja somaram 998,8 mil toneladas equivalentes ao produto concentrado e congelado nos 11 primeiros meses desta safra 2019/20, que começou em julho de 2019. O volume cresceu 16% em relação ao mesmo período do ciclo passado.
G1 (reproduz matéria da Reuters ontem à tarde): Ritmo de exportação de soja do Brasil aumenta mais de 50% até a 2ª semana de junho
A média diária das exportações brasileiras de soja avançou 56% até a segunda semana de junho ante o mesmo mês de 2019, para 702,1 mil toneladas. O país já acumula 6,32 milhões de toneladas embarcadas em nove dias úteis, conforme dados do governo federal divulgados ontem, impulsionados pela forte demanda da China. Somente em maio, a China respondeu por mais de 70% do faturamento brasileiro com a exportação do produto.
Valor Econômico – Artigo do jornalista Daniel Rittner: O custo de um veto na lei geral das agências
Devido ao veto presidencial de um dos pontos da Lei 13.848, sancionada em junho do ano passado, as agências reguladoras hoje acumulam um quadro de 19 diretores substitutos e sete presidentes em exercício em suas cúpulas. Os nomes definitivos para esses cargos não tiveram as indicações analisadas pelo Senado ou, na maior parte dos casos, sequer foram indicados pelo Palácio do Planalto.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (página B-5): BNDES recebe propostas até amanhã
O BNDES recebe, até amanhã, as propostas técnicas e comerciais para a contratação de estudos para desestatização dos Portos de Santos e de Sebastião. Os resultados dessas avaliações deverão ser divulgados no primeiro trimestre de 2021 e o leilão deve ocorrer em março de 2022. Serão avaliados a modelagem de desestatização ou de desinvestimento mais adequada e as vantagens e desvantagens de outorga única.
G1 SC e G1 BA: Receita Federal apreende mais de meia tonelada de cocaína em contêiner no Porto de Itapoá / Mais de 600 Kg de cocaína são apreendidos em carga no porto de Salvador
A carga encontrada ontem no porto de Itapoá estava escondida em compensados de madeira com destino ao porto de Antuérpia e foi descoberta por meio de escâner e com a ajuda de cão farejador. É a quinta apreensão no porto neste ano. Outros 673 quilos de cocaína foram apreendidos em uma carga de coquinhos secos ontem, no Porto de Salvador para embarque com destino a Roterdã. É a sexta apreensão no porto de Salvador neste ano.
A Tribuna de Santos e Informativo dos Portos: Treinamentos portuários em debate
A proposta de alteração do sistema de financiamento de treinamentos de trabalhadores, que deve ser apreciada hoje pela Câmara dos Deputados, é alvo de críticas da Fenop. O texto integra a MP 932, que altera as alíquotas de contribuição aos serviços sociais autônomos. O relator deputado Hugo Leal propõe a transferência para o Sest/Senat dos recursos para o sistema de treinamentos de trabalhadores pagos pelas empresas portuárias e administrado pela Diretoria de Portos e Costas da Marinha. A Fenop alega que o SEST/SENAT não têm competência legal sobre o setor portuário.
Imprensa segmentada:
Brazil Modal e Portos e Navios (reproduzem release do Porto de Paranaguá): Porto de Paranaguá registra novo recorde mensal
O Porto de Paranaguá voltou a registrar movimentação recorde em maio de 5,7 milhões de toneladas, 44% maior que o contabilizado no mesmo mês de 2019. Mesmo com a pandemia, a atividade portuária segue em alta, impulsionada pelo câmbio e pela demanda internacional.
Portos e Navios: Porto Itapoá finaliza os cinco primeiros meses de 2020 com aumento de 11,3% nas movimentações
O destaque são as operações de importação e transbordo, que aumentaram 7,4% e 53,6% respectivamente, em relação ao mesmo período de 2019.
Portos e Navios e Portogente: Porto do Rio inicia testes para acesso informatizado
Segundo a CDRJ, os testes para implantação do sistema de controle informatizado do acesso terrestre ao Porto do Rio de Janeiro iniciaram ontem. Com isso, tanto o processo de permissão como o acesso de caminhões serão realizados de forma automatizada. Os transportadores deverão cadastrar suas empresas e funcionários no sistema.
Brazil Modal (reproduz release da ANTAQ): ANTAQ disponibiliza aplicativo com informações relevantes do setor aquaviário nacional
A nova versão do aplicativo SFIS Mobile da Antaq pode ser acessada em: http://web.antaq.gov.br/sistemas/sfismobile/apk/SFISMobile-1.1.13.apk. Por enquanto, o aplicativo só funciona em smartphones Android, versão 6.0 ou superior. O tamanho do arquivo é de 18,5MB.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2020