Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 22/06/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

O Globo On-line (ontem à tarde) e Valor Econômico: Covid-19: Governo prorroga por mais 15 dias restrição de entrada de estrangeiros no Brasil

Seguindo recomendação da Anvisa com relação à pandemia, o governo federal decidiu prorrogar por mais 15 dias a restrição da entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade no Brasil. A limitação vale para o ingresso por rodovias ou outros meios terrestres, por via aérea ou por transporte aquaviário. O ato foi publicado em edição extra do DOU na noite de sábado (20).

Estadão On-line – Coluna do Fausto Macedo (sábado): PF pega duas toneladas de cocaína em meio à soja no Porto de Ilhéus

A Polícia Federal apreendeu no sábado (20), no Porto de Ilhéus, 2,1 toneladas de cocaína durante a inspeção de uma carga de soja que aguardava para ser embarcada com destino ao porto de Roterdã. Foi necessária a abertura de mais de 700 big bags para a localização de toda a droga. O trabalho durou quase 24 horas. Foi a segunda maior apreensão da droga realizada pela Polícia Federal da Bahia. As apreensões de cocaína no Estado somam mais de 9,5 toneladas.

Estadão On-line (sexta à noite): Mesmo com pandemia, navegação interna tem alta de 11,3% entre janeiro e abril, aponta ministério

Entre janeiro e abril deste ano, transportou 60,8 milhões de toneladas, alta de 11,3%, segundo o Ministério da Infraestrutura. A performance está relacionada principalmente aos crescimentos no transporte de granéis líquidos e gasosos (10,1%) e de granéis sólidos (58,1%). A movimentação geral apresentou alta de 3,7%, somando 340,4 milhões – 65,2% operadas pelos portos privados e 34,8%, pelos portos públicos.

Estadão On-line (ontem): Temor de prejuízos com imagem negativa do governo no exterior racha agronegócio

Nas últimas semanas, representantes de peso no setor manifestaram inquietação com as declarações do ministro Ricardo Salles, na reunião ministerial de 22 de abril, de que o governo deveria aproveitar a atenção da mídia à pandemia para “ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas”. O secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia, minimiza a crise.

Valor On-line (sábado): Produtividade na economia brasileira tem queda forte no 1º trimestre

A produtividade na economia brasileira recuou 1,7% em relação ao mesmo período de 2019, como reflexo do impacto da pandemia, agravando o quadro de retração iniciado no começo de 2018, segundo o Ibre/FGV. A projeção é de que a queda seja mais forte no segundo trimestre.

Valor Econômico: Crise vai acelerar investimento e aumentar eficiência, diz pesquisa

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) mostra que, apesar do temor da maior parte dos executivos e funcionários com os efeitos negativos da covid-19, uma parcela significativa (34%) dos 519 entrevistados (atuantes sobretudo na área administrativa) anteveem uma onda de investimentos em tecnologia e uma evolução de processos que, em condições normais, provavelmente demorassem anos para acontecer. 98% afirmaram que houve mudanças na rotina de trabalho dos funcionários de suas empresas em decorrência da crise, especialmente quanto ao trabalho remoto.

Imprensa regional:

G1 Santos A Tribuna de Santos On-line (sábado): Diogo Piloni, secretário Nacional de Portos, deixa o Conselho de Administração da SPA

Com a renúncia de Piloni, a expectativa é que o indicado à presidência do Consad seja o diretor Fábio Lavor Teixeira, que já é membro do colegiado. O MInfra também indicou para compor o Conselho o diretor do Departamento de Estruturação e Articulação de Parcerias da Secretaria de Fomento, Fábio Rogério Carvalho. A indicação marca uma nova etapa no processo de transferência da SPA à iniciativa privada.

A Tribuna de Santos On-line, G1 Santos Santa Portal (ontem): PDZ de Santos será aprovado ’em alguns dias’, diz ministro da Infraestrutura

Em webinar realizado pela Lide na sexta-feira (19) com representantes de diversas empresas do País, o ministro Tarcísio de Freitas disse que “Além das transformações que ocorrerão com a implementação do PDZ, o ministério prevê o investimento de R$ 2,9 bilhões em atividades correlatas ao porto, como melhorias em rodovias e linhas férreas”. Também falou sobre o projeto Pró-Brasil para melhorar o ambiente de negócios com menos intervenção do Estado e flexibilização da regulação e legislação. “Temos um portfólio de projetos robusto e sofisticado e é importante que todo o setor produtivo nos ajude a construir este ambiente atrativo para investimentos”.

Portal Aqui Agora PR (ontem): Porto de Paranaguá é modelo no combate à Covid-19 no Estado

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde visitaram as instalações portuárias na sexta-feira (19) para conhecer os protocolos de entrada de trabalhadores portuários e caminhoneiros. As medidas de contingência contra a Covid-19 adotadas no Porto de Paranaguá serão utilizadas como modelo nas divisas, fronteiras e aeroportos do Paraná. Desde março, houve 400 mil triagens no acesso ao cais e ao pátio de descarga de grãos.

Imprensa segmentada:

Agência iNFRA Informativo dos Portos: Normas da ANTAQ passarão por AIR antes do início da elaboração, prevê proposta

Todas as normas da ANTAQ terão que passar por uma Análise de impacto regulatório antes de serem iniciados os processos para a edição do ato, conforme a proposta de resolução apresentada na audiência realizada na quinta-feira (18). O diretor Adalberto Tokarski destacou que o assunto vem sendo discutido desde antes de 2018 com a Casa Civil e com o extinto Ministério da Fazenda. O governo também prepara um decreto para regulamentar a AIR e a ARR (Avaliação de Resultado Regulatório) em todo o setor público.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco