Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 03/07/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Valor Econômico: Inspeções na China devem atrasar fluxo nos portos

A China reforçou o controle sobre alimentos importados para tentar evitar uma segunda onda de covid-19. Por isso, os navios que deixam os portos brasileiros com as cargas de carnes em direção ao país vão demorar mais para voltar. Com o aumento do prazo tanto na origem da carga quanto no destino, o tempo no qual o contêiner é utilizado para outros fins que não o seu objetivo de transportar aumenta em 25%. “O contêiner está sendo utilizado como armazém”, resumiu executivo da Maersk.

G1 Estadão On-line, O Globo On-lineValor On-line (ontem à tarde): Ministério da Infraestrutura pretende realizar mais 14 leilões em 2020

Para o segundo semestre estão previstas 33 obras, 3 concessões e 11 arrendamentos de portos, totalizando até R$ 4,5 bilhões. Em agosto deverá ocorrer o leilão de dois terminais no Porto de Santos, de papel e celulose, que deverão receber R$ 420 milhões de investimentos.

Também estão previstos quatro arrendamentos no Porto de Itaqui (MA), dois no Porto de Aratu-Candeias (BA), um no Porto de Paranaguá (PR), um no Porto de Santana (AP) e um no Porto de Maceió (AL). O plano do ministro Tarcísio de e Freitas é transformar o ambiente de negócios “revendo regulações que prejudiquem o setor privado”. Vale lembrar que o investimento do governo em infraestrutura de transportes em 2019, de R$ 8,3 bilhões, foi o mais baixo da década, segundo a CNI.

Valor Econômico: Ministérios terão que realizar revisão periódica de normas infraconstitucionais

As pastas vão escolher uma norma para fazer a revisão regulatória entre 2021 e 2022 e, a partir de 2023, a cada primeiro ano de mandato presidencial, as pastas terão que fazer uma agenda de Avaliação de Resultado Regulatório (ARR), de forma a reavaliar a eficácia dos normativos infraconstitucionais vigentes há mais de cinco anos. O ARR e a Análise de Impacto Regulatório (AIR) serão importantes na estratégia de “desregulamentação” da economia.

Estadão On-lineFolha On-lineO Globo On-lineCorreio Braziliense On-line (ontem à tarde): Após dois meses de queda, produção industrial sobe 7% em maio

Segundo o IBGE, o resultado foi beneficiado pela base de comparação baixa e pela flexibilização das medidas de isolamento social, mas é insuficiente para reverter a queda de 26,3% acumulada de março e abril. O setor automobilístico ainda opera 72,8% abaixo do patamar pré-crise de fevereiro. Na comparação com maio de 2019, a indústria teve queda de 21,9%, com perdas em 22 dos 26 ramos industriais. Já a primeira prévia do Indicador de Atividade Econômica (IAE), da FGV, para maio de 2020 apontou crescimento de 0,6% da economia em maio em comparação a abril.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (página B-5): Novo investimentos e empregos no Porto

Na entrevista ontem sobre as concessões em andamento, a publicação de novos editais e realização de leilões até o fim do ano, o ministro Tarcísio de Freitas adiantou que no Porto de Santos “Só em acesso rodoviário e ferroviário, a gente está falando em investir R$ 2 bilhões. Todos os investimentos que vão ser feitos nos terminais, na pera ferroviária, no feixe ferroviário que vai atender aos terminais da Margem Direita e permitir que investimentos represados sejam feitos na operação, a gente está falando em gerar 60 mil empregos”.

Tribuna do Norte CE (ontem à tarde): Porto do Pecém eleva capacidade operacional com nova batimetria

A Marinha oficializou os calados operacionais de 15,30 m para os novos berços do Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT) de Pecém. Com a homologação das profundidades dos novos berços, o terminal eleva sua capacidade operacional ao poder receber navios de até 366 metros de comprimento com capacidade de transportar aproximadamente 14mil TEU.

Santa Portal (ontem): Segundo Webinar Porto & Negócios vai debater excesso de regulação e instabilidade jurídica

O advogado marítimo Marcelo Sammarco alerta que a intervenção excessiva do governo interfere artificialmente em um mercado altamente competitivo que é o setor logístico-portuário. Ele participará do evento, promovido pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação, na próxima terça-feira, junto com o diretor da Til, Patrício Junior, o ex-secretário de Planejamento, Raul Velloso, o diretor da JBS Transportadora, Ricardo Gelain, e a mediação de Maxwell Rodrigues, do programa Porto & Negócios. O evento será exibido pelo youtube do Santaportal, a partir das 7 da noite.

Imprensa segmentada:

Portos e Navios: Porto de Imbituba bate recorde histórico de movimentação mensal

A marca de 602.370 toneladas movimentadas em junho é o maior volume mensal da história desse porto e, em relação a junho de 2019, o crescimento é de 11%. Ao longo do último mês, o porto atendeu 21 navios para operação sobretudo de soja, minério de ferro, coque, contêineres e milho.

Informativo dos Portos (reproduz release da ABTTC): Porto de São Sebastião tem novo embarque de açúcar

Cerca de 17.300 toneladas foram embarcadas no Navio Mel Pride, com destino ao Congo. Após 15 anos, o porto voltou a operar carga de açúcar para exportação, gerando 400 empregos na região. A movimentação de açúcar foi retomada na segunda quinzena de maio e o primeiro carregamento de 15 mil toneladas teve como destino Gâmbia. “A expectativa de operação é de mais 200 mil toneladas de açúcar ainda este ano”, segundo a Cia Docas de São Sebastião.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco