Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 10/07/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Editorial do Estadão: O que complica os números da balança comercial

Quedas de vendas e de compras foram registradas no comércio exterior brasileiro em junho. Os dados disponíveis até maio permitiam supor que o Brasil poderia melhorar sua posição relativa no comércio global. Mas os resultados de junho põem em dúvida essa hipótese. O País aumentou, em 2020, sua dependência do mercado asiático, principalmente do chinês; caíram as exportações para as demais regiões e para a maioria absoluta dos países. A retomada das vendas dependerá de novo de soja, milho, carnes, minério de ferro e petróleo. A questão é saber se a tendência de recuperação da economia mundial, como se viu nos últimos dados da indústria europeia e chinesa, ajudará a desanuviar o comércio exterior brasileiro. Este depende principalmente dos produtos primários, mas não se deve ignorar a importância de ampliar as vendas de itens manufaturados. Embora escassos, elementos externos positivos ganham peso num momento de fraqueza econômica. O País precisa preservar minimamente as exportações, não obstante os desafios da crise sanitária.

Isto É On-line (ontem à tarde): Brasil aumenta cota de trigo importado sem tarifas de países de fora do Mercosul

A medida pode prejudicar a Argentina, seu principal parceiro no bloco regional. A decisão, adotada pela Camex, entrou em vigor em 1º de julho e permite uma cota adicional de importação de 450.000 toneladas de trigo isentas da Tarifa Externa Comum (TEC), que é de 10%, até 17 de novembro. O aumento será ativado apenas no caso de as importações da cota anual de 750.000 toneladas sem tarifa atingirem 85% do total.

Estadão On-line (ontem à noite): Investidor estrangeiro vê como irreal promessa de Guedes de 4 privatizações em 90 dias

Nos últimos dias o ministro Paulo Guedes disse que promoverá quatro privatizações nos próximos três meses. Entre investidores estrangeiros, esse anúncio bombástico não provocou a empolgação desejada. Por mais que compreendam a grande necessidade que o Brasil tem de privatizar algumas empresas e que a oportunidade que essas privatizações poderiam oferecer também é boa, o otimismo do ministro da Economia não é imediatamente incorporado por investidores que acompanham nosso país há um bom tempo.

Folha On-line Valor On-line (ontem à tarde): IBGE vai pesquisar impacto da pandemia nas empresas brasileiras

A ideia é saber impactos nas vendas, capacidade de pagamentos e número de empregados, entre outros, para ajudar na formulação de políticas para minimizar o problema. Os primeiros resultados serão divulgados na próxima quinta (16/07), com um retrato das mudanças entre a quinzena anterior ao início do surto e esta semana. A amostra da pesquisa, batizada de “Pulso Empresa”, é formada por cerca de duas mil empresas em todas as regiões brasileiras.

Isto É On-line (reproduz matéria da Agência Brasil): CNI: acordo traz segurança a comércio exterior de produtos brasileiros

A CNI comemorou a ratificação do Protocolo de Nagoia, aprovada na última quarta-feira (08/07) na Câmara dos Deputados. Para a confederação, o protocolo trará segurança jurídica ao comércio exterior de produtos com recursos da biodiversidade brasileira. O acordo, que estabelece regras internacionais para repartição de benefícios do uso econômico de recursos genéticos da biodiversidade, foi ratificado por 126 países, entre os quais importantes parceiros comerciais do Brasil, como China e União Europeia.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (página B-5): Congresso deve debater cabotagem neste ano

Garantir eficiência e baixo custo no transporte de cargas por cabotagem são os objetivos da senadora Kátia Abreu, que protocolou um projeto de lei (nº 3.129/2020) com este tema no Congresso Nacional. A expectativa é de que a proposta seja apreciada ainda neste ano. A parlamentar defende a redução da burocracia e que as mercadorias transportadas pelo mar entre portos brasileiros tenham um tratamento diferenciado por parte da Receita Federal. Além disso, aponta a necessidade de mudanças na atuação de agências reguladoras. O tema foi discutido ontem, durante sua participação no Webinar Porto & Mar 2020 – Uma Proposta para a Cabotagem Brasileiro. O evento, promovido pelo Grupo Tribuna pela internet, faz parte do Seminário Porto & Mar 2020 e contou com a presença de vários empresários do cais santista.

Portal Mato Grosso Mais: Navegação de cabotagem pede socorro para sobreviver a “autoritarismo” da Anvisa

Falta de diálogo com a iniciativa privada e medidas de eficácia questionáveis, impostas de forma autoritária pela Anvisa, tornam os efeitos da pandemia ainda mais avassaladores sobre a economia nacional. O alerta é feito por empresários do setor de navegação de cabotagem, que se dizem atônitos com os impactos financeiros e logísticos da paralisação de embarcações, tripuladas ou não. O prejuízo por unidade impedida de seguir seu fluxo chega a US$ 30 mil ao dia.

Imprensa segmentada:

PortogenteGuia Marítimo Portos e Navios (reproduzem release da CDRJ): Porto de Itaguaí bate recorde de faturamento mensal em julho

O Porto de Itaguaí, administrado pela CDRJ, bateu recorde de faturamento mensal em julho, atingindo a marca de R$37.165.016,32. O valor é correspondente à movimentação de carga do mês de junho e foi comparado ao histórico de todos os meses desde o início das operações do porto. O recorde vem, principalmente, da movimentação de minério de ferro da CSN e do restabelecimento da movimentação de minério da Vale, além da alta do dólar e do preço de mercado do minério de ferro.

Portos e Navios Informativo dos Portos: Porto de São Francisco do Sul lança edital de dragagem

O Porto de São Francisco do Sul lançou na semana passada o edital de dragagem de manutenção para remoção de sedimentos, com volume aproximado de dois milhões de metros cúbicos, readequando o canal de acesso, a bacia de evolução e os berços de atracação. A obra vai permitir o recebimento de navios com maior capacidade de carga e oferecer mais segurança nas operações, assegurando aumento na produtividade.

Brazil Modal (reproduz matéria dos Portos do Paraná): Portos do Paraná fecham semestre com alta de 13% na movimentação

Os Portos do Paraná movimentaram 28,1 milhões de toneladas de cargas, no primeiro semestre de 2020. O número confirma uma série de recordes alcançados pelos terminais de Paranaguá e Antonina nos primeiros seis meses do ano. As importações e exportações de cargas em contêineres também aumentaram 6% em relação a 2019. As importações somam as maiores quantidades, tanto neste ano quanto no ano anterior. No primeiro semestre de 2020, foram 230.179 TEUs importados, 9% a mais que em 2019 (211.574 TEUs). Na exportação, o crescimento foi de 4%. Foram 216.377 TEUs neste ano, ante 208.042 TEUs no ano passado.

Fórum Brasil Export: Ministro Tarcísio destaca obras entregues, programa de concessões e projeta um Brasil forte pós-pandemia durante videoconferência promovida pelo Brasil Export

O Fórum Nacional Brasil Export promoveu ontem uma concorrida e esperada videoconferência com o ministro Tarcísio de Freitas, exclusiva para aproximadamente 130 pessoas entre patrocinadores e Conselheiros. Durante pouco mais de duas horas Tarcísio prestou contas de seu trabalho à frente da pasta nos últimos 18 meses, detalhou as 36 obras inauguradas entre janeiro e junho deste ano e respondeu a perguntas dos presidentes dos Conselhos do Fórum. [Perguntado pela ABTRA como enxerga a participação da tecnologia nesses projetos, Tarcísio destacou que o ministério tem investido pesadamente na digitalização, com vista à desburocratização e ao aumento de eficiência e competitividade. Citou particularmente o Documento Eletrônico de Transporte (DTE), que vai substituir 20 ofícios exigidos hoje nas operações de transporte, o projeto port community system a ser adotado em Santos, Suape, Rio e Itajaí, e a integração do Porto sem Papel com o Portal Único de Comércio Exterior].

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