A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial
Destaques de hoje, de interesse do setor, na imprensa de alcance nacional:
Correio Braziliense Online: Alinhamento do Brasil aos EUA não favoreceu balança comercial brasileira
O comércio bilateral não aumentou e a balança comercial voltou a ficar desfavorável para o Brasil. O acordo bilateral também não tem chances de avançar, devido à sinalização do Congresso norte-americano. Além disso, uma decisão política alinhada com os Estados Unidos sobre o 5G, barrando os chineses, pode ser danosa, porque Brasil depende muito mais das exportações de commodities para a China, alerta o presidente da AEB, José Augusto de Castro. Ele explica que o acordo de cooperação com os EUA não agrega nada ao Brasil, porque o país norte-americano já tem tarifas muito baixas para importações.
G1 e Estadão: A interminável reclusão no mar dos marinheiros pelo coronavírus
A pandemia impede a rotação das tripulações e condena mais de 200 mil marinheiros a um confinamento sem fim nos oceanos do planeta. A ONU classifica uma crise humanitária que já teria causado vários suicídios. Em uma carta ao secretário-geral da ONU no mês passado, os armadores alertaram que marinheiros estavam presos em seus navios há 15 meses, quando a convenção marítima limita os embarques a uma duração máxima de 12 meses.
Folha: Emergentes serão os perdedores no ‘precaucionismo’ pós-pandemia, diz Pascal Lamy
Segundo avaliação do especialista que esteve a frente da OMC por 12 anos, os países em desenvolvimento serão os principais prejudicados pelo novo sistema de comércio internacional pós- pandemia de coronavírus. Prevê um período longo que chama de “precaucionismo”, diferente de protecionismo, que será adotado pelos países mais ricos para proteger suas populações e deverá ampliar vantagens comparativas. A União Europeia prevê que a pandemia derrube o comércio global em de 10% a 16% e a economia global cairá 3,5% em 2020, nas previsões da OCDE.
O Globo (editorial): Entrar na OCDE, o clube dos ricos, depende da negociação das reformas
O desejo do governo de integrar o país à OCDE foi reafirmado na semana passada pelo ministro Paulo Guedes, mas requer a preparação de uma infraestrutura legislativa e administrativa. Como atrair capitais a um país como o Brasil, onde o imposto sobre as empresas é de 34%, na média, a quarta maior taxação fiscal entre 109 países analisados pela OCDE?
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos Online: Acessos ao Porto de Santos terão semáforos inteligentes
Stolthaven e a Prefeitura de Santos firmaram termo de responsabilidade para implantar semáforos inteligentes em pontos de congestionamento e excesso de veículos no acesso ao Porto. Ele é fruto de exigências após obras de expansão da área de tanques do terminal da empresa, realizadas entre 2017 e 2019. Os equipamentos devem ser adquiridos, com previsão de instalação durante o segundo semestre.
G1 | Santos e Santa Portal (ontem): Neblina paralisa navegação no canal do Porto de Santos e travessia de balsas
A travessias de balsas entre Santos e Guarujá foi paralisada durante a manhã de ontem (19), por volta das 7h, devido à neblina presente na região. Por volta das 9h15, as embarcações voltaram a operar. Os navios também aguardavam o fim da neblina para transitar pelo canal do Porto de Santos. As entradas e saídas dos navios foram suspensas às 5h50.
G1 | Santos: Temporada de cruzeiros é confirmada e deve começar em novembro em SP
A temporada 2020/2021 começa em novembro, no Porto de Santos, com pelo menos quatro navios de cruzeiros que já estão com viagens confirmadas. Estão previstos para atracar os seguintes navios: MSC Seaview, MSC Musica, MSC Preziosa e Costa Fascinosa.
A Tribuna de Santos (ontem): Operação resgata tripulantes de navio sem salário há um ano
Cinco tripulantes estrangeiros foram resgatados ontem de um navio panamenho em São Sebastião. Dezesseis tripulantes croatas, ucranianos e montenegrinos estavam sem receber salários há mais de um ano.
Imprensa setorial:
Agência Infra: Em avaliação interna, Infraestrutura aponta melhoria em indicadores e risco no orçamento
O ministério apontou que os programas avançaram significativamente no primeiro ano e meio de execução, com melhoria em indicadores escolhidos para monitorar o andamento das propostas e a qualidade da prestação de serviço no setor. Mas aponta riscos em programas que dependem de investimentos, especialmente os orçamentários. Segundo o secretário Marcelo Sampaio, o ministério já executou 70% do investimento do ano, mesmo faltando mais de cinco meses para o fim. Não há no momento risco de paralisação, e sim de redução no ritmo. A pasta busca remanejamento para seguir com obras, especialmente em rodovias e hidrovias.
Portos e Navios (reproduz matéria do Money Times): Novo terminal da Raízen no Maranhão promete desafiar refinarias
Inaugurado há dois meses, o terminal no porto de Itaqui começou a receber navios com combustíveis, em projeto que deve ampliar a importação de diesel e a distribuição de produtos para o Norte e Nordeste. A conexão com ferrovia garante também o transporte de etanol e biodiesel do Centro-Oeste com menores custos. O ativo deve ampliar concorrência para a BR Distribuidora, que mantém uma base em São Luís.
Brazil Modal: Confere-SPO traz inovação e agilidade para os procedimentos de conferência de mercadorias sob controle aduaneiro
O sistema, adotado pela RFB na Alfândega de São Paulo está em funcionamento desde 1o de julho para a verificação remota de cargas por parte da aduana em São Paulo. Inspirado no sistema Confere, desenvolvido [pela ABTRA em ação colaborativa com a Alfândega local] e utilizado pelo Porto de Santos, o Confere-SPO conta com as mais recentes tecnologias agregadas que permitem por meio de agendamento a verificação da carga in loco, com transmissão remota de imagem e voz através de câmeras. O procedimento mantém a presença do representante do importador e do funcionário do recinto no momento da conferência. O Confere-SPO também permite a integração com outros órgãos anuentes.
Informativo dos Portos: Porto de Suape bate recorde histórico no primeiro semestre
As cargas movimentadas no porto somaram mais de 12 milhões de toneladas, 17% de aumento de janeiro a junho, em comparação a 2019. A crescente movimentação de granéis líquidos é a grande responsável pela alta. Os contêineres também registraram crescimento de 2,4%, somando 230.504 TEU.
PortoGente: Ligação seca entre as duas margens do Porto de Santos
O governo de São Paulo está buscando finalizar o projeto da ponte da Ecovias para aprová-lo junto à Autoridade Portuária e ao Ministério da Infraestrutura, mas o projeto ainda não foi apresentado às comunidades situadas no entorno onde a obra seria erguida. Ao mesmo tempo, defensores do projeto do túnel lançaram uma campanha em defesa do modal. Pesquisa do IBPAD apontou que 39% dos moradores de Santos e Guarujá se sentiam mais ou menos informados sobre a proposta de ligação seca, 27% afirmaram se sentir pouco informados e 19%, nada informados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2020