A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Técnicos se apressam para lançar Pró-Brasil na semana que vem
O Pró-Brasil deve ser um grande guarda-chuva de ações e sua apresentação seria um relançamento do governo, após o foco dos últimos meses ter sido direcionado para medidas de combate ao coronavírus e seus efeitos. Os encontros da área técnica têm se intensificado e uma nova reunião estava em andamento ontem no Palácio do Planalto para decidir sobre a viabilidade de lançar o programa já na semana que vem. Além de obras e transferência de renda, o governo prevê uma agenda de reformas para melhorar a regulação de vários setores.
Valor On-line (ontem à tarde): Lucro da Maersk triplica com alta de taxas de frete e queda de custos
A Maersk triplicou o lucro líquido no segundo trimestre, subindo para US$ 427 milhões, na comparação com o mesmo período de 2019, com o aumento das taxas de frete e menores custos compensando o recuo do volume transportado, prejudicado pela pandemia. Mas a receita caiu 6,5%, para US$ 9 bilhões, ainda acima da expectativa média de US$ 8,7 bilhões.
CNN Brasil (ontem à tarde): Ao menos 116 navios cumpriram quarentena em portos brasileiros durante pandemia
Eles registraram 777 casos da doença, num universo de 3,7 mil tripulantes, índice de contaminação de 21%, segundo a Anvisa. No momento, no Porto de Santos duas embarcações cumprem a medida: o Sofie Bulker, atracado desde o dia 10, e o Fairchem Blue Shark, desde o dia 27 de julho. Na semana passada terminou a quarentena do Diamond Stars.
Valor On-line (ontem à tarde): Tráfego em rodovias brasileiras só deve se normalizar em 2024, diz Fitch
A agência afirmou que o tráfego de veículos nas rodovias pedagiadas brasileiras só deverá voltar aos níveis de 2019 em 2024. Toma por base o relatório Global Economic Outlook, de junho de 2020, que aponta que a recuperação da economia e dos níveis de emprego não acontecerão em uma velocidade rápida. O cenário pessimista da agência considera o tráfego de veículos diminuindo uma média de 28% em 2020.
Valor Econômico: Novos produtos ganham força na exportação
Segundo a CNA, produtos agropecuários menos tradicionais na balança comercial, como cera, mel, lácteos, chás, mate e especiarias, têm aumentado a participação nas exportações e ajudado a impulsionar os embarques do setor, liderados por grãos e derivados, carnes, produtos florestais, açúcar e etanol e café. Nos sete primeiros meses do ano já foram exportadas 25 mil toneladas de cera e mel, aumento de 80% em relação aos sete primeiros meses do ano passado. Os principais clientes são os Estados Unidos, a União Europeia e a Austrália. Os negócios em 2020 já renderam US$ 56 milhões, avanço de 40%.
Editorial econômico do Estadão: Na pandemia, agronegócio exporta mais
Nos sete primeiros meses do ano, as exportações brasileiras do setor somaram US$ 61,19 bilhões, valor 9,2% maior do que o de janeiro a julho de 2019, e responderam por 50,6% de todas as exportações do Brasil no período. Já as importações do agronegócio somaram US$ 7,22 bilhões.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (página A-8): Webinar debaterá desestatização
A desestatização dos portos de Santos e São Sebastião e as oportunidades e os riscos que envolvem esses processos serão debatidos no webinar Porto & Mar 2020, do Grupo Tribuna, amanhã, às 15 horas, e será transmitido pela plataforma Zoom. Terá a participação do ex-presidente da SPA, Casemiro Tércio Carvalho, e do ex-diretor da SPA, Frederico Bussinger.
G1 Santos e A Tribuna de Santos On-line (ontem à tarde): Porto de Santos tem a maior movimentação entre os portos públicos do País, diz Antaq
No primeiro semestre de 2020, movimentou 55,7 milhões de toneladas, crescimento de 10% em relação ao primeiro semestre de 2019. O segundo lugar ficou com o Porto de Paranaguá, com 25,7 milhões de toneladas. Entre os portos privados, os destaques foram o Terminal Aquaviário de Angra dos Reis e o DP World Santos. Já contêineres e carga geral solta apresentaram queda, respectivamente, de -1% e -6,2% em relação a igual período de 2019.
G1 Santos (ontem à tarde): Cesportos faz reunião com órgãos para debater fiscalização do nitrato de amônio no Porto de Santos
O objetivo da reunião ocorrida na terça-feira (18), com a presença de representantes da SPA, MT, Sopesp e Ibama, foi anexar a parte técnica junto ao Exército, responsável pela fiscalização, para auxiliar em futuras tomadas de decisão.
G1 Santos e Santa Portal (ontem à tarde) e A Tribuna de Santos (página A-7): Receita Federal localiza 192 kg de cocaína em carga de carne congelada no Porto de Santos
A droga, apreendida ontem, estava escondida em um carregamento de carne congelada que seria exportada para o Porto de Las Palmas. Após ser inspecionado por imagens de escâner, o contêiner foi selecionado para conferência e aberto.
G1 PR (ontem à tarde): Dez pessoas são presas após apreensão de 320 kg de cocaína que eram levados para o Porto de Paranaguá
Dez pessoas foram presas após a Polícia Civil do Paraná apreender 320 kg de cocaína escondidos dentro de um caminhão na proximidade do Porto de Paranaguá e que seguiriam para embarque com destino a Funchal. Os tabletes com a droga estavam escondidos em uma carga de pallets. Os suspeitos foram presos em flagrante no local da apreensão.
Imprensa segmentada:
Informativo dos Portos: Economia abre consulta pública sobre regras para licenciamento de importação
A Secex abriu consulta pública sobre a alteração de procedimentos para o licenciamento de importação de produtos que ingressam no país com benefícios fiscais e de bens usados. A Portaria 47 ficará disponível para comentários pelo prazo de 60 dias.
Agência iNFRA: Necessidade de comprar viabilidade econômica é afastada pelo TCU em licitação de arrendamento
A necessidade de comprovar a viabilidade econômica de um projeto de arrendamento portuário ao TCU previamente à disputa em leilão foi afastada pelo tribunal na análise dos estudos para a licitação de um arredamento no Porto de Maceió de um terminal greenfield para movimentação e armazenagem de granéis líquidos, especialmente ácido sulfúrico. Em votação na quarta-feira (12), a relatora Ana Arraes e os ministros seguiram a orientação da SeinfraPortoFerrovia e liberaram a realização da licitação do terminal pelo MINFRA.
Agência iNFRA – artigo do consultor Frederico Bussinger: iNFRADebate: Uma alternativa amigável para o Porto de Santos e a Baixada Santista
A opção estratégica do novo PDZ do Porto de Santos, reverberando a do Plano Mestre, é atender ao crescimento da demanda estimada com aumento de capacidades das instalações dentro da Poligonal. Para tanto, procura otimizar o espaço existente e resolver gargalos. Aumento quantitativo; mas pouca inovação estratégica!
Portos e Navios: Coalizão entre associações é acionada em defesa do Reporto na MP 960/2020
De acordo com o diretor-presidente da ABTP, Jesualdo Silva, a coalizão envolvendo também ABTRA, ABRATEC, FENOP, ABTL e ATP já havia se reunido em defesa da MP 945, que, devido principalmente ao risco de perda do prazo de votação, foi aprovada mesmo sem o Reporto. Ele destacou que algumas empresas já fizeram a aquisição de equipamentos contando com o regime para cobrir os investimentos feitos e também deverão utilizá-lo para investimentos futuros e que a proposta de emenda à MP 960 visa prorrogar o seu prazo de validade do regime, que termina agora em 31 de dezembro.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2020