A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Importação sinaliza retomada no 2º semestre, mas incerteza persiste
Após meses de fortes quedas provocadas pela pandemia, as importações brasileiras sinalizam uma retomada. Embora ainda haja incertezas no longo prazo, o cenário para o segundo semestre é de recuperação. O número de navios que chegam à costa brasileira com contêineres voltou ao normal e o preço do frete em rotas importantes, como Ásia-Brasil, está em alta, diante da maior demanda. No caso dos produtos chineses, que respondem por quase metade dos contêineres importados pelo Brasil, agosto já mostra reação, segundo a Solve Shipping. A capacidade total dos navios que chegarão ao país será praticamente igual à de 2019.
Veja On-line e Portal Uol (reproduziram ontem à noite matéria da Agência Brasil): Iniciativa privada é o motor para recuperar investimentos, diz ministro
Ontem, em evento do Conselho das Américas, o ministro Tarcísio de Freitas reafirmou a investidores estrangeiros que o Brasil está comprometido com o equilíbrio das contas públicas e aproveitou a ocasião para destacar iniciativas que visam a garantir mais eficiência para os setores de logística e transporte, reduzindo os custos de produção. O ministro destacou o plano do governo federal de concessões de portos, ferrovias, rodovias e aeroportos para a iniciativa privada, além da revisão de normas.
Valor Econômico, coluna da Claudia Safatle (diretora-adjunta de redação do Valor Econômico) e Correio Braziliense: Governo amplia o Pró-Brasil para criar empregos
O governo vai apresentar, na próxima semana, o programa Pró-Brasil, que deixou de ser uma lista de obras financiadas com dinheiro do Orçamento para ser um plano de criação de emprego e renda. Surgiu por iniciativa de três ministros: da Casa Civil, do Desenvolvimento Regional e da Infraestrutura. No início, era uma lista de projetos em estágio avançado que teria prioridade na alocação de recursos e demandaria cerca de R$ 30 bilhões, oriundos da não aplicação da lei do teto de gastos. O pacote incluirá investimentos públicos e projetos remodelados, com novos nomes e roupagem. A iniciativa pretende dar uma nova cara ao governo, sem que o ministro da Economia, Paulo Guedes, seja o protagonista na área econômica. A ideia é lançar um conjunto de iniciativas para “transformar o Estado brasileiro”.
Estadão On-line, Correio Braziliense On-line e Valor On-line (ontem à tarde): Indústria cresce pelo 3º mês seguido e se aproxima do nível pré-pandemia, aponta CNI
A Sondagem Industrial de julho mostra que o índice de evolução da produção alcançou 59,4 pontos em julho, ante 52,8 pontos verificados em junho, e o índice de evolução do número de empregados ficou em 50,9 pontos. É o primeiro mês que o indicador supera os 50 pontos, desde fevereiro. Em junho, esse índice era de 46,9 pontos. Em abril, período mais crítico da crise, chegou a ficar em 38,2 pontos, o mais baixo do ano. O Índice de Confiança da Indústria (ICI), apurado na prévia da sondagem de agosto, também avançou 8,4 pontos em relação a julho, para 98,2 pontos, recuperando 93% das perdas observadas em março e abril.
Folha On-line – Coluna Painel S.A (ontem à tarde): Pandemia trouxe mais medidas restritivas do que liberalizantes, diz CNI
Levantamento da CNI mostra que, desde o início da pandemia, os governos de todo o mundo editaram ao menos 551 medidas com impacto no comércio internacional. Do total, 303 medidas foram restritivas, proibindo a comercialização de produtos ou exigindo mais licenças, enquanto 248 foram liberalizantes. O Brasil teve 25 medidas liberalizantes e 10 restritivas.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (página A-8): Área técnica do TCU cobra planos para área do Porto
A Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura Portuária e Ferroviária do TCU determinou 30 dias para o MINFRA adotar as providências necessárias para formalizar as condições de ocupação da área utilizada pela Marimex no Porto de Santos, até o início da construção da pera ferroviária a ser implantada no local. O parecer, que ainda será apreciado no plenário, também determina a revogação da medida cautelar que impedia a pasta federal de dar nova destinação ao terreno do terminal. A Marimex informou que espera o avanço da pauta no TCU e que o parecer técnico está alinhado com o questionamento da empresa, apontando várias fragilidades na decisão da SNPTA de não renovação do contrato.
Imprensa segmentada:
Portos e Navios: Portos brasileiros se adequam à LGPD
Prevista para ser votada pelo Congresso no primeiro semestre de 2021, a LGPD já mobiliza os portos brasileiros. Setores público e privado estarão sujeitas à nova lei, que prevê penalidades rigorosas em caso de violação de dados de terceiros. As Autoridades Portuárias estão criando comitês próprios de adequação à lei e firmando parcerias de inovação na área de segurança.
Agência iNFRA: Flexibilizar regimes de contratação é questão de sobrevivência, diz secretário de Portos
Segundo Diogo Piloni, esse é um dos pontos em estudo dentro do programa Pró-Brasil, com o objetivo de modernizar a gestão portuária pública e mitigar diferenças de modelo em prejuízo dos portos organizados. O secretário também afirma que não descarta adotar diferentes modelos de desestatização para cada situação. Na Codesa, primeira a ser desestatizada, o modelo prevê a empresa alienada e os ativos portuários concedidos por prazo determinado.
Fórum Brasil Export (com informações do Ministério da Infraestrutura): BR do Mar deixará grande legado para o país, diz Piloni [durante live realizada no dia 19/08]
Em live realizada na terça-feira (19/08), o secretário disse que o texto, enviado em caráter de urgência para a Câmara dos Deputados, busca ajustar tornar a cabotagem numa alternativa logística às rodovias e ferrovias brasileiras. O MINFRA está confiante na tramitação do projeto. O secretário explicou que nos países em que há grande disponibilidade de costa marítima a cabotagem é um dos segmentos desenvolvidos, pois reduz os custos de navegação em longa distância, além de ser menos poluente.
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