Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 25/08/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

O Globo On-line (agora): Bolsonaro sanciona medida provisória que permite arrendamento de porto sem licitação

O presidente Bolsonaro sancionou, com vetos, a MP [945], que altera a legislação sobre portos e institui medidas emergenciais para o setor enfrentar a crise gerada pelo coronavírus. O texto, que agora vira lei, foi publicado ontem no DOU. Os vetos serão analisados pelo Congresso. Um dos trechos vetados, segundo a matéria, previa “isenção tributária para os operadores portuários”; o outro alterava a Lei dos Portos e retirava o conceito de modicidade para os preços praticados na operação portuária.

Valor EconômicoCorreio BrazilienseO Globo (hoje), Estadão On-lineFolha On-lineO Globo On-line (ontem à tarde), CNN Brasil (ontem à noite): Sem consenso, governo adia Pró-Brasil

Indefinições sobre a abrangência e o valor do Renda Brasil (que vai substituir o Bolsa Família) e dúvidas sobre a reforma administrativa acabaram postergando o lançamento. O “big bang day”, que marcaria uma espécie de relançamento do governo Bolsonaro reforçando o protagonismo de Paulo Guedes, deve ocorrer na próxima semana. O governo quer trabalhar melhor a estratégia de apresentar as medidas a lideranças do Congresso antes de torná-las públicas. Parlamentares relataram que o projeto, apesar de apresentado de forma ambiciosa, ainda estaria “embrionário e sem números consistentes”. Os dois eixos do programa que visa à retomada da economia preveem iniciativas como a privatização do Porto de Santos e obras de infraestrutura (eixo Progresso) e o aprimoramento dos marcos regulatórios (eixo Ordem).

Valor Econômico (hoje), Estadão On-line Correio Braziliense On-line (ontem): Ritmo de retomada é incerto, diz Ibre/FGV

Pela oitava vez, o mercado financeiro melhorou projeção para o PIB 2020, de 5,52% para 5,46%. Segundo o Banco Central, o dado resulta da pesquisa com mais de 100 instituições financeiras feita na semana passada. Para 2021, a expectativa de crescimento do PIB foi mantida em 3,50%. Dados de confiança do IBRE/FGV apontam que a retomada da economia continuou em julho e agosto, mas a atividade econômica deve perder força no quarto trimestre, estendendo-se também ao início de 2021.

G1 (reproduziu ontem à noite matéria da Reuters): Exportações de soja e açúcar do Brasil no mês já superam agosto de 2019

Segundo a Secex, os embarques de soja alcançaram 5,07 milhões de toneladas até a terceira semana deste mês, ante 5 milhões enviados ao exterior em todo o mês de agosto do ano passado, com aumento de 48,5% na média diária de vendas. As exportações de açúcar somaram 2,89 milhões de toneladas, ante 1,59 milhão de toneladas registradas um ano antes. A média de embarques ao dia saltou 166,7%.

Valor Econômico: LGPD deve entrar em vigor em 1º de janeiro de 2021

O governo deu aval para um acordo que pode decidir a entrada na nova lei em vigor, a partir de 1º de janeiro, inclusive com multas para empresas, entidades e órgãos públicos que não preservarem os dados dos cidadãos.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (página A-8): Ministro participará do Webinar Porto & Mar

O ministro Tarcísio de Freitas participará da próxima edição do Webinar Porto & Mar 2020, amanhã, às 11 horas, transmitida pelo Youtube e Facebook. Em pauta, os planos do governo para o Porto de Santos, em especial os leilões dos novos terminais de celulose previstos para a próxima sexta-feira, a desestatização e os projetos de novos acessos ao porto.

A Tribuna de Santos (página A-8): BNDES: resultado sai nesta semana

O consórcio vencedor da licitação do BNDES para estudar a desestatização do Porto de Santos deverá ser homologado até o fim desta semana. Além da apresentação de documentos, a finalização dos processos depende do prazo para recursos e o julgamento dos apontamentos. Em paralelo, o Sindaport estuda uma forma de questionar o resultado do certame no MPF, por conta da participação do ex-diretor da SPA, Danilo Veras.

G1 RS (ontem à tarde), Informativo dos Portos Guia Marítimo: Exportações portuárias crescem 11% no primeiro semestre deste ano em Rio Grande

De janeiro a julho de 2020, passaram pelo Porto de Rio Grande mais de 14,8 milhões de toneladas para exportação, 51% de soja em grão. Já os portos de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre, juntos, movimentaram 24 milhões de toneladas nos sete primeiros meses do ano, aumento de mais 5% na comparação com o mesmo período no ano passado.

A Tribuna de Santos On-line (ontem à noite), Informativo dos Portos e Portos e Navios (reproduzem release da ANTAQ): Governo vai leiloar terminais de celulose em Santos nesta sexta-feira

Os novos contratos de arrendamento das áreas STS 14 e STS 14A do Porto de Santos, voltadas à movimentação e armazenagem de celulose, terão como critério de seleção os maiores valores de outorga apresentados no leilão. O prazo previsto para exploração é de 25 anos. Estão previstos investimentos de R$ 186,9 milhões para o terminal STS 14 e aproximadamente R$ 145,9 milhões no STS 14A. A Antaq informou que recebeu mais de uma proposta para cada uma das duas áreas a serem licitadas.

Imprensa segmentada:

Informativo dos Portos Fórum Brasil Export (reproduz release da Portos do Paraná): Portos de Paranaguá e Antonina avançam em tecnologia e inovação com a pandemia

Os projetos da APPA desenvolvidos em conjunto com a Valenciaport incluem o Port Community System, plataforma para troca de dados da comunidade portuária, e o Port Collaborative Decision Making (PortCDM), novo modelo de gerenciamento das operações marítimas, em tempo real, entre os agentes envolvidos nas operações de chegada e saída de navios.

Fórum Brasil Export: Port Community Systems vão além de apenas sistemas tecnológicos, afirmam responsáveis pela implantação no Brasil

O webinar realizado ontem pelo Fórum Brasil Export em parceria com a Zero Treze Innovation Space e apoio técnico da ABTRA contou com a participação do diretor Jonas Mendes Constante, da Fundação Valenciaport, que em acordo de colaboração técnica com a APPA é responsável pelo projeto de implantação do Port Community System no Porto de Paranaguá, e do líder de modernização portuária Marcelo D’Antona, do Consórcio Palladium, contratado pelo governo britânico para implantar PCS nos portos de Santos, Rio de Janeiro, Suape e Itajaí. Eles destacaram que os PCS não devem ser encarados apenas como sistemas tecnológicos, e sim como plataformas de integração e compartilhamento de dados entre agentes privados e públicos na construção de uma comunidade portuária real, com vista a ampliar a eficiência nas operações e a competitividade do porto. O diretor da ABTRA, Angelino Caputo, anunciou que essa foi última das conferências gerais sobre inovação e tecnologia, no âmbito do Brasil Hack Export. A partir de agora, focará na organização dos hackathons previstos pelo Fórum Brasil Export 2020. As super maratonas tecnológicas ocorrerão em cinco seletivas regionais e uma grande final, junto com os eventos do Fórum, e buscarão soluções aos principais desafios da cadeia logístico-portuária.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco