A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão On-line (sábado): Sem função há 20 anos, Codomar é liquidada
O fechamento da Companhia Docas do Maranhão, ociosa há dez anos, vai representar uma economia anual de R$ 8,4 milhões aos cofres da União. Resumida a um “contêiner cheio de papel”, nas palavras do ministro Tarcísio de Freitas, a empresa estava em processo de liquidação há três anos, iniciado no governo Temer, e custou R$ 50 milhões aos cofres públicos durante o período.
Portal Exame: Navio cargueiro gigante movido a vento promete mudar o transporte marítimo
O cargueiro Oceanbird – projeto da Suécia no combate às mudanças climáticas e ao aquecimento global – tem um conjunto de cinco velas de aço que, quando içadas, alcançam até 105 metros acima do nível do mar e são usadas para capturar a força do vento e impulsionar o navio no oceano, reduzindo em 90% o consumo de combustível para transportar uma carga. Com 200 metros de comprimento e 45 metros de largura, ele conta também com um motor à combustão, para auxiliar principalmente nas manobras do navio nos portos. Será destinado especificamente para o transporte de carros, caminhões e outros veículos, com capacidade para até 7.000 automóveis.
Estadão On-line (sexta à tarde): Com 18 mil km de ferrovias abandonadas no País, Bolsonaro vai à Bahia anunciar 18 km de trilhos
O presidente Bolsonaro também assinou um termo de parceria entre a Valec e o Exército Brasileiro para a construção de um trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). A Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut), em ofício ao governo, relatou que há no País 18 mil quilômetros de ferrovias “abandonadas”. De acordo com a associação, os trechos abandonados e subutilizados representam 60% da malha que foi privatizada desde 1996 e cobra a reorganização dos atuais marcos regulatórios de trilhos.
Estadão – Artigo do professor do Insper, Marcos Sawaya Jank: A revolução silenciosa do transporte de cargas agrícolas
Nos últimos anos, particularmente no governo atual com a excepcional gestão de Tarcísio de Freitas à frente do Minfra, as novas opções multimodais estão produzindo uma “revolução silenciosa” no transporte de cargas agrícolas. As ferrovias estão chegando com força ao Centro-Oeste. Em meio à pandemia global, poder corrigir nove décadas de dependência exclusiva e arriscada do transporte rodoviário em apenas uma década é uma oportunidade fantástica.
O Globo On-line e Valor On-line (sexta à tarde) e Portal Comex do Brasil: Exportações de produtos agropecuários registram recorde nos oito primeiros meses de 2020
Impulsionadas pelo dólar valorizado e o aumento da demanda internacional, as exportações brasileiras do agronegócio registraram recorde histórico de US$ 69,63 bilhões no acumulado de janeiro a agosto deste ano. O setor foi responsável por 50,3% das vendas totais do Brasil no exterior. Já as importações somaram US$ 8,13 bilhões, 11,9% inferiores ao mesmo período de 2019 e representaram 8,0% do total importado pelo Brasil no período.
Folha On-line (ontem à noite) e Estadão – Blog do Fausto Macedo – Artigo da advogada do Porto Lauand Advogados, Nathálie Maranhão Gusmão Pincovsky de Lima: Privatização da privacidade
A privatização da SERPRO, responsável por gerir a infraestrutura de tecnologia do país e operar e administrar o maior banco de dados da União, bem como a da DATAPREV, acende um alerta no que se refere a riscos para a privacidade e segurança de dados sensíveis de milhões de brasileiros. A privatização exige, antes, a discussão de medidas de salvaguarda e tutela jurídica ampla. O Brasil conta com uma legislação escassa no que tange a proteção de dados. A LGPD, que por si só não daria conta de regular totalmente a questão, vive uma extensa novela para ter sua ampla vigência aprovada, sofrendo com sucessivos adiamentos e a necessidade de regulamentação.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos On-line (ontem à tarde): Desestatização dos portos de Santos e São Sebastião deve reduzir tarifas, diz DTA
Segundo a DTA, que lidera o consórcio responsável pelos estudos para a desestatização da administração dos portos de Santos e São Sebastião, um dos pontos a serem resolvidos é a revisão de tarifas, principalmente no Porto de Santos, a partir de um “choque de planejamento e inovação”. Cerca de R$ 600 milhões são arrecadados ao ano exclusivamente para garantir infraestrutura aquaviária, mas metade desse valor é considerado suficiente, concentrando a dragagem em pontos de sedimentação e aproveitando areia nobre que é jogada fora. A ideia é que o grupo antecipe o prazo de 18 meses para a entrega dos trabalhos. O ministro Tarcísio disse que o objetivo é ampliar eficiência e investimentos.
G1 Santos, Santa Portal (sábado), Informativo dos Portos, Portos e Navios (reproduzem matéria da Reuters) e Fórum Brasil Export: Governo Federal qualifica terminais portuários de Santos junto ao PPI
O decreto nº 10.484, publicado no DOU na sexta-feira (11), dispõe sobre a qualificação no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) o arrendamento de terminais portuários na Alemoa, no Porto de Santos, e no Porto de Maceió, no Porto do Mucuripe e no Complexo Portuário de Areia Branca e estudos para a desestatização do Porto de Itajaí. Também inclui diversas rodovias no Paraná e no Maranhão.
Imprensa segmentada:
Portos e Navios: Antaq convida regulados a aderirem ao processo de intimação eletrônica
O procedimento de intimação eletrônica é feito mediante a utilização do aplicativo multiplataforma de mensagens eletrônicas Whatsapp e e-mail criado pela Agência. Permite maior agilidade na comunicação entre as equipes de fiscalização e os prepostos das empresas. Os fiscalizados passam a receber não só notificações e autos de infração, mas também os relatórios e anexos fotográficos gerados em campo. O procedimento de adesão é voluntário e não vinculante, mantendo válidas as formas de intimação já adotadas.
Fórum Brasil Export: Laura Gurgel é a “guardiã” do Brasil Hack Export
Ela assume a coordenação geral das seis maratonas tecnológicas voltadas aos setores de logística e infraestrutura, a serem realizadas pelo Fórum Brasil Export, Zero Treze Inovation Space, com o suporte técnico da ABTRA. O processo envolve desenhar a melhor jornada de capacitação, aprendizado, desenvolvimento e empreendedorismo, para que todos possam ter oportunidades de aprimoramento pessoal e criar soluções aos desafios propostos. Profissionais das empresas atuantes no setor podem se inscrever como competidores e também como mentores. Detalhes em: https://www.brasilhackexport.com.br/
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