Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 14/10/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: Ministro [da infraestrutura] conta com emendas para dobrar investimento em transporte [em 2021]

Em documento dirigido a deputados e senadores, o Ministério da Infraestrutura propõe que eles destinem R$ 5,56 bilhões para a área, o que significaria elevar em 87,5% o investimento total da pasta, previsto em R$ 6,35 bilhões na proposta orçamentária para o próximo ano. O montante de recursos que Tarcísio de Freitas deseja representa 34% do total destinado às emendas parlamentares impositivas, individuais e de bancada, ao Orçamento de 2021, fixado em R$ 16,34 bilhões.

Folha On-line Portal Terra (ontem à noite): Brasil importa mais e paga menos por fertilizantes

As importações brasileiras de fertilizantes atingiram o recorde de 24,6 milhões de toneladas de janeiro a setembro, alta de 10% em relação a igual período de 2019. Segundo a Secex, os gastos com as importações do produto somaram, no entanto, US$ 5,8 bilhões no período, 15% menos do que em 2019. A infraestrutura portuária contribui para redução de custos na importação. A Portos do Paraná aponta redução em 44% no tempo de descarga dos navios que chegam à Paranaguá carregados de fertilizantes.

Valor On-line (ontem à tarde): Maersk eleva projeções diante de recuperação mais rápida que o esperado

O grupo elevou suas projeções financeiras para 2020, após notar recuperação mais rápida do que o esperado nos volumes transportados e nas taxas de frete. O Ebitda de 2020 deve ficar entre US$ 7,5 bilhões e US$ 8 bilhões, contra previsão anterior de US$ 6 bilhões a US$ 7 bilhões. Mas adverte que será necessário um encargo de reestruturação de US$ 100 milhões no terceiro trimestre para cobrir os custos da rescisão de 2 mil empregos cortados.

Estadão: Retomada é desigual; só 4 de 14 setores já recuperaram perdas

Estudo realizado pelo Itaú Unibanco indica que apenas o agronegócio, algumas áreas da construção civil, o setor de alimentos e nichos que operam com tecnologia convivem hoje com demanda acima ou similar às registradas no início do primeiro trimestre, anteriores à adoção de medidas de restrição impostas pela pandemia. Outros setores ensaiam recuperação, como o de vestuário e de eletroeletrônicos. Descendo até o ponto mais frio do termômetro da recuperação, estão a cadeia de turismo, as companhias aéreas e o ramo automotivo.

Correio Braziliense On-line Valor On-line (ontem à tarde): Confiança do empresário se aproxima do nível pré-pandemia

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) estabilizou em outubro, variando de 61,6 para 61,8 pontos, segundo a CNI. O número, acima de 50 pontos, demonstra confiança e se aproxima do registro de fevereiro (64,7), antes da pandemia. As expectativas com a estabilização são de maiores níveis de atividade, empregos e investimento na economia. Entretanto, a categoria está mais cautelosa sobre os próximos seis meses: o Índice de Expectativas sofreu o primeiro recuo desde abril.

Editorial do Estadão: Saldo comercial recorde se deve à economia retraída

A queda de 25,5% nas importações entre setembro de 2019 e setembro de 2020 e de 14% entre os primeiros três trimestres do ano passado e deste ano explica o superávit da balança comercial do mês próximo dos US$ 6,2 bilhões. Há, portanto, pouco a comemorar com o fato de que o saldo comercial tenha sido positivo em US$ 42,4 bilhões entre janeiro e setembro de 2020 e em US$ 54,5 bilhões em 12 meses.

Estadão On-lineFolha On-lineCNN BrasilCorreio Braziliense On-line O Globo On-line (ontem à tarde) e Valor Econômico (hoje): Com início da recuperação no 2º trimestre, FMI passa a ver queda de 5,8% no PIB brasileiro em 2020

O documento Perspectiva Econômica Mundial, com o título “Uma longa e difícil ascensão”, divulgado ontem pelo FMI, melhora a projeção do PIB do Brasil para 2020, mas reduz a previsão de crescimento de 3,6% para 2,8% em 2021. No longo prazo, estima que o PIB avançará 2,2% em 2025.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Empresas da Baixada Santista vivem expectativa de retomada da temporada de cruzeiros

O setor de cruzeiros espera para amanhã um posicionamento da Anvisa sobre a retomada das viagens a bordo de transatlânticos na temporada 2020/2021. A agência analisa protocolos sanitários utilizados por armadoras na Europa para definir se haverá ou não saídas de embarcações no País. O protocolo em análise foi adotado nas operações da MSC Cruzeiros, que já retornou às atividades com viagens por países como Grécia, Itália e Malta e é a única empresa que planeja oferecer viagens em navios no País nessa temporada.

Tribuna do Norte (RN): Construção de porto graneleiro no RN pode custar R$ 6,6 bilhões

O Governo do Estado quer ampliar o volume de itens exportados pelo Rio Grande do Norte para o mercado internacional e, para isso, elabora o projeto de construção de um porto graneleiro na área de uma falha geológica identificada no entorno do município de Porto do Mangue, no litoral Norte, que permitiria a movimentação de navios de grande porte. Estima que o novo terminal deverá movimentar, inicialmente, quatro milhões de toneladas de sal por ano, e exportar ferro, calcário e feldspato. O projeto desperta o interesse de investidores chineses e levará cinco anos para ser implementado.

Imprensa segmentada:

Portos e Navios: Acessos rodoviários aos principais portos do país já estão sendo adequados, diz Minfra

De acordo com a pasta, os principais corredores logísticos nas regiões do Arco Norte, Sul e Sudeste estão com obras, consolidadas por meio do Plano Nacional de Logística (PNL). O ministério informou ainda que nos primeiros seis meses deste ano foram duplicados, pavimentados e reconstruídos 326 km de rodovias.

Agência iNFRA: ANTAQ recomenda que governo federal não permita a governos de estados conceder portos delegados

A Antaq encaminhou ao Minfra suas propostas para alteração dos convênios de delegação do governo com as autoridades portuárias, sugerindo que apenas órgãos públicos dos estados sejam controladores dos portos delegados. A Resolução 8.062, que trata do tema, foi publicada hoje no DOU. Entre as recomendações da agência estão a vedação expressa de serem utilizados recursos tarifários dos portos organizados delegados para a liquidação de débitos decorrentes de aplicação de multas pela agência. Já os lucros ou dividendos podem ser usados de maneira livre, desvinculados de aplicação em ações relacionadas à atividade portuária.

Fórum Brasil Export: Principais nomes do setor portuário se reúnem no Sudeste Export

São Paulo recebe nos dias 19 e 20 de outubro o Sudeste Export. As palestras e painéis terão transmissão via Zoom. As inscrições são gratuitas pelo site: https://forumbrasilexport.com.br/sulexport/. A manhã do dia 19 está reservada para a palestra tecnológica do Brasil Hack Export, o anúncio do vencedor da etapa do hackathon e a solenidade e a palestra de abertura pelo secretário Marcelo Sampaio.

Cargo News (ontem à tarde): Ferrovias se unem para promover melhorias no sistema de comunicação da Portofer

Para melhorar a eficiência da comunicação nas operações com vagões na Portofer no Porto de Santos, as áreas de Inovação da Rumo, MRS e VLI participarão do hackathon Etapa Sudeste do Brasil Hack Export, promovido pelo Fórum Brasil Export, coordenado pela ABTRA e organizado pela Zero Treze Innovation Space, entre 15 e 18 de outubro. O diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo explica que a ideia da maratona é agregar valor às operações logísticas, a partir do uso de tecnologias disruptivas aplicadas por times de inovação.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco