Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 16/10/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

Portal Yahoo (ontem à tarde): Palácio do Planalto pediu ao porto da Bahia dinheiro para programa de Michelle Bolsonaro

A Codeba confirmou a informação de que foi procurada pelo governo para contribuir com o projeto beneficente Pátria Voluntária, liderado por Michelle Bolsonaro. Em setembro, a Folha de S. Paulo denunciou que o projeto repassou dinheiro de doações privadas a ONGs evangélicas ligadas à ministra Damares Alves. Os portos de Santos e do Rio também receberam pedidos em nome da primeira-dama. O endereçado em maio ao Porto de Santos sugeria um repasse de R$ 200 mil.

Valor Econômico: IBC-Br confirma 3º tri forte, mas ritmo posterior da retomada segue incerto

O índice do Banco Central de agosto, que apresentou avanço pela quarta vez seguida na pandemia e de 1,06% em relação a julho, mas desaceleração em relação aos últimos meses, não muda a avaliação de que o terceiro trimestre será de recuperação. No entanto, assim como indicadores antecedentes de setembro, mostra que ela deve prosseguir em ritmo menos intenso do que o observado logo após o fundo do poço de abril. Para o quarto trimestre ainda há muitas dúvidas, como o efeito da redução do auxílio emergencial, e economistas já demonstram receio a respeito da dinâmica no início de 2021.

Correio Braziliense On-line (ontem à tarde) e Valor Econômico (hoje): Confiança de consumidores e empresários cai em outubro

A prévia do Índice de Confiança do Empresário, medido pelo Ibre/FGV e divulgado ontem, apontou queda de 1,1 ponto até o dia 14 deste mês, com relação ao final de setembro, somando 96,4 pontos. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 3,9 pontos, passando para 79,5 pontos. O descolamento entre a confiança de empresários e consumidores é o maior desde 2010. A queda de confiança entre os consumidores foi puxada, principalmente, pela preocupação com as incertezas no mercado de trabalho. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o desemprego chegou a 13,8% no trimestre terminado em julho e foi o pior resultado da série histórica iniciada em 2012.

O Globo: Governo decide nesta sexta-feira se vai zerar tarifas de importação de soja e milho

Um mês depois de reduzir a zero, até dezembro deste ano, a alíquota de importação de arroz de países que não fazem parte do Mercosul, o governo poderá fazer o mesmo com a soja, farelo de soja, óleo de soja e milho. A suspensão temporária das tarifas está na pauta de uma reunião hoje do Grupo Executivo da Camex. O objetivo é forçar a queda dos preços no mercado interno.

Estadão: Ao contrário da média internacional, China deve crescer 1,9% este ano

Especialistas advertem que a forte recuperação da economia da China e o fato dela ser o principal comprador de produtos brasileiros não blindam o Brasil dos impactos econômicos negativos de uma segunda onda de covid-19 na Europa. A economia chinesa deve crescer 1,9% neste ano, enquanto a mundial deve recuar 4,4% e no Brasil a queda chegará a 5,8%. O aumento de covid-19 na Europa deve prejudicar a recuperação da economia europeia e fazer com que o Brasil aumente sua dependência das exportações para a Ásia, mas o problema é a exportação é uma parcela pequena do PIB brasileiro.

Imprensa regional:

Santa PortalPortos e NaviosInformativo dos Portos (ontem à noite) e A Tribuna de Santos (hoje): Santos Port Authority tem novo tem novo diretor de Infraestrutura

Afrânio de Paiva Moreira Junior, vice-almirante da Marinha do Brasil, assumiu ontem a Diretoria de Infraestrutura da SPA, em substituição ao diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação, Bruno Stupello, que acumulava as duas diretorias desde abril. O novo diretor foi também capitão dos Portos de São Paulo entre 2007 e 2009.

Folha do Litoral (ontem à tarde): Porto de Paranaguá embarca 110 ônibus para o Congo

Os veículos embarcados ontem com destino ao Porto de Boma, no Congo, fazem parte de uma remessa de 440 coletivos que serão exportados para o continente. O navio “Maestro Universe” foi fretado para a operação. A sequência de embarque dos outros 330 ônibus está prevista para dezembro, janeiro e fevereiro. Os veículos foram encarroçados pela Marcopolo, de Caxias do Sul, sobre chassis bases da Volvo, fabricados em Curitiba.

Imprensa segmentada:

Informativo dos Portos Portos e Navios: Porto de Imbituba protocola EVTEA para processo de licitação de terminal de granéis líquidos

Executivos da Autoridade Portuária de Imbituba foram recebidos ontem pelo diretor de Outorgas da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fábio Lavor Teixeira, para apresentar o EVTEA do Terminal de Granéis Líquidos.

Portos e Navios: Resolução da Antaq reforça competência exclusiva da união para desestatizar portos delegados

A Resolução Antaq 8.062, publicada na quarta-feira (14), traz recomendações ao Ministério da Infraestrutura sobre o convênio de delegações do governo com as Autoridades Portuárias nos portos organizados que foram repassados para as administrações estaduais, entre elas, a de que delegatório não realize a troca do controle da empresa para um ente do setor privado. De acordo com a Antaq, o procedimento de desestatização, o que inclui concessão, arrendamento ou até mesmo a privatização total do ativo, deve ser feito de forma exclusiva pela União.

Guia Marítimo: CMA CGM e MSC completam Integração à plataforma TradeLens

A integração desses dois grupos globais de transporte à plataforma digital da

IBM foi anunciada ontem. Maersk, MSC, CMA CGM e IBM, juntamente com a expansão da Tradelens de terminais, autoridades aduaneiras e provedores 3PL e intermodal, estão iniciando uma transformação projetada para beneficiar todos os participantes da rede, facilitando o compartilhamento de documentos e dados de envio de forma rápida, confiável e de colaboração digital.

Fórum Brasil Export: Sudeste Export debate privatizações dos portos da região

O painel “Os caminhos para a desestatização dos portos do Sudeste” integra a programação do Sudeste Export nos dias 19 e 20 de outubro, em São Paulo. O painel, às 14h do dia 20, será apresentado pelo executivo Henry Robinson e os expositores convidados para debater o tema são o secretário Diogo Piloni, o diretor-presidente da Codesa, Julio Castiglioni Neto, o diretor-presidente da SPA, Fernando Biral, o diretor-presidente da CDRJ, Francisco Antônio de Magalhães Laranjeira, e diretor do Porto de Antuérpia, Mario Lievens. O moderador do painel será o advogado Marcelo Sammarco. As inscrições para os debates, gratuitas, devem ser feitas em: http://bit.ly/InscriçõesSudesteExport

Fórum Brasil Export: Reunião com os competidores nesta quinta-feira marca início da etapa Sudeste do Brasil Hack Export

Ontem às 19h30 teve início a maratona tecnológica da etapa Sudeste do Brasil Hack Export com o staff da organização do evento e os competidores para apresentar as primeiras informações sobre a dinâmica e a formação dos times. O Brasil Hack Export acontece de forma paralela às etapas regionais do Fórum Brasil Export, e conta com a parceria da Zero Treze Innovation Space e a coordenação da ABTRA. O desafio dessa etapa é melhorar a eficiência da comunicação dos terminais com os operadores ferroviários na chegada e saída dos trens de carga no Porto de Santos. Os vencedores serão conhecidos na segunda, 19, data de abertura do Sudeste Export. Antes do anúncio do vencedor, às 9h30, acontece a palestra de Lucas Assis, diretor técnico da Synkar Autonomous.

Portal Intermodal: POR QUE DEFENDEMOS A RENOVAÇÃO DO REPORTO

Artigo do presidente da ABTRA, Bayard Umbuzeiro Filho, explica por que a manutenção desse regime de suspensão de tributos é crucial para o bom desempenho do sistema portuário na distribuição de bens e produtos pelo território nacional e também nas relações comerciais do Brasil com o mundo. Conclui que a prorrogação até 2025, proposta na emenda ao PL 4.199/2020, em tramitação no Congresso Nacional, é indiscutivelmente oportuna. E defende que, a rigor, o Reporto deveria é se tornar permanente.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco