Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 29/10/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão On-line (ontem à tarde), Valor Econômico e A Tribuna de Santos: Câmara dá 30 dias para Ministério da Infraestrutura apresentar informações sobre PL da BR do Mar

A Câmara dos Deputados aprovou ontem dois requerimentos para colher informações do ministro Tarcísio de Freitas e do Cade sobre o PL  do BR do Mar. A votação no Congresso foi adiada pela terceira vez. De janeiro a agosto, a cabotagem movimentou 173,1 milhões de toneladas, alta de 11,5% em relação ao ano passado. No segmento de contêineres, que respondem por 8%, houve redução de 1,31%; e na carga geral, responsável por 3% do volume total, retração de 21,41%.

Valor Econômico: Licitações devem incluir 39 terminais

O Ministério da Infraestrutura deverá licitar 39 terminais portuários entre 2020 e 2022, totalizando R$ 10,7 bilhões de investimentos com novos arrendamentos em 11 Estados. Em 2020, já foram licitados quatro terminais – dois em Santos, um em Vila do Conde (PA) e um Mucuripe (CE) – e outros quatro vão a leilão até dezembro: veículos em Paranaguá (PR), líquidos em Maceió (AL) e dois em Aratu (BA) para minério e granel vegetal. Para 2021, estão previstos 20 terminais, dos quais oito já terão edital este ano, sendo quatro de granéis líquidos em Itaqui (MA), um de farelo de soja em Macapá (AP), um de granel vegetal em Mucuripe (CE), um de açúcar em Maceió (AL) e um de toras de madeira em Rio Grande (RS).

Valor EconômicoEstadão On-line (ontem à noite) e Estadão: Concessões devem ter retomada gradual

Estados e a União estão retomando os processos e apostam nas PPIs, concessões e privatizações para retomar o nível da atividade econômica em 2021. Em novembro, deverá ser aberta a consulta pública para a primeira privatização de uma Companhia Docas do país. A selecionada foi a controladora do porto do Espírito Santo.  Bem-sucedido, o modelo de desestatização poderá provocar mudanças estruturais no setor portuário, mas já causa receios de alguns usuários em relação à possibilidade de aumento de tarifas e o temor de conflitos de interesse entre o novo operador e os grupos que operam, direta ou indiretamente, no porto. A Secretária do PPI, Martha Seillier, voltou a afirmar que o número de empresas públicas na fila para desestatização mostra que a agenda é prioritária para o governo.

Valor Econômico: Trens respondem por apenas 15% dos transportes

O volume de carga movimentado pelas ferrovias brasileiras passou de 253 milhões de toneladas em 1996 para 493,8 milhões de toneladas em 2019, alta de 95,2% em 23 anos. Hoje o modal responde por 15% do volume de mercadorias transportadas. Projeções otimistas do Ministério da Infraestrutura são de que, com a antecipação de renovação das concessões, o modal passe a movimentar, a partir de 2025, 31% das cargas.

Isto É On-line e Portal Terra (reproduziram ontem à tarde matéria do Estadão Conteúdo) e Valor Econômico (hoje): Estudo mostra queda no custo do frete rodoviário até portos do Arco Norte

A conclusão da pavimentação da BR-163 diminuiu em até 11% o custo do frete rodoviário entre Mato Grosso e o porto de Miritituba, no Pará, segundo a Conab.

O Globo: Rio inicia licitação da Zona de Processamento de Exportação do Porto do Açu, nesta quinta-feira

O governo do Rio de Janeiro lança hoje um edital para selecionar a empresa que vai implantar e administrar a ZPE no Porto do Açu. Com um regime de isenção de tributos federais e redução de impostos estaduais, a expectativa é que o empreendimento comece a funcionar em 2023.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos On-line (ontem à noite): Porto 360º debate o impacto econômico da importação e exportação na região e país

Os recordes de movimentação de cargas do Porto de Santos e os impactos na Baixada Santista foram tema do programa Porto 360º ontem, transmitido pelo Facebook e YouTube do Grupo Tribuna. O apresentador Maxwell Rodrigues recebeu o diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, o presidente do sindicato dos despachantes aduaneiros de Santos, Nívio Perez, e o economista da FGV, Valter Palmieri. Eles concordaram que os recordes de movimentação no Porto de Santos, considerando especialmente o momento de pandemia, são motivo para se comemorar. [Mas lembraram que esses recordes refletiram o aumento nas exportações de commodities. Já a movimentação dos contêineres de importação, que transportam cargas de maior valor agregado e beneficiam a cidade de Santos e região na geração de empregos e renda, sofreu baixas sucessivas no período.] https://www.youtube.com/watch?v=bsE8Vpmvqq0&app=desktop

Diário do Nordeste: ‘BR do Mar’ pode elevar fluxo de cabotagem no Pecém em até 40% até 2022

O Porto do Pecém, vice-líder nacional em número de rotas de cabotagem, estima crescimento de 30% a 40% na movimentação de contêineres pelo modal até o fim de 2022. Segundo a gerência de negócios portuários do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), Pecém tem plenas condições de acompanhar o incremento de 66% na movimentação nacional de contêineres projetado pelo governo Federal com o programa BR do Mar.

A Tribuna de Santos On-line (ontem à noite): Autoridade Portuária cria canal de denúncias

O novo canal denuncias.coaud@portodesantos.com.br foi criado pela SPA para receber apontamentos relacionados ao descumprimento de dispositivos legais, normativos, regulamentos ou códigos internos, além de indícios de fraudes ou irregularidades de natureza contábil ou de inobservância de controles internos, além de delações por conta de suspeita de corrupção ou desvio de conduta ética, e sobre a atuação das auditorias interna e independente.

Imprensa segmentada:

Informativo dos Portos: Navios ficam menos tempo atracados nos berços do porto de Vitória

De acordo com a Codesa, até o ano passado, entre janeiro a setembro, uma embarcação ficava atracada no porto por 54h31; agora, esse tempo caiu para 48h47. A queda de 10,53% de ganho de tempo de estadia significa maior rodízio nos berços (abertura para novas atracações) e menos tempo de espera de navios na área de fundeio.

Brazil Modal (reproduz matéria da Gazeta do Povo): “Porto de Santos quer ampliar entrega da matriz ferroviária em 91%

Impulsionado pelo aumento da participação brasileira no comércio internacional, em especial de produtos do agronegócio, o Porto de Santos  prevê investimentos de R$ 9,7 bilhões na próxima década. O valor deve ser aplicado em novos terminais (R$ 2,5 bilhões), oito novos arrendamentos a serem realizados a partir de 2021 (R$ 5,2 bilhões) e obras de acessos rodoferroviários (R$ 2 bilhões).

Portos e Navios: “O Reporto possivelmente não será renovado por decisão do Ministério da Economia”, diz Sampaio

O secretário Marcelo Sampaio, no evento Nordeste Export, na terça-feira (27), convidou entidades do setor para “fazerem coro” junto ao Ministério da Economia para a renovação do Reporto. Destacou que o Ministério da Infraestrutura defende o regime.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco