Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 09/11/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Estadão: Com governos à míngua, produtores se unem para reformar estradas e portos

Produtores de vários cantos do País têm se reunido para administrar sozinhos ou em associação com governos obras de infraestrutura. O asfaltamento de rodovias promete redução de 10% a 15% no custo dos fretes. No oeste da Bahia, por exemplo, está sendo feita a Fiol, mas é preciso ter boas estradas para a soja chegar lá. Em Cáceres (MG), dono do maior rebanho bovino do Estado, a Associação dos Produtores do Rio Paraguai obteve a concessão do Estado para reformar um porto fluvial e administrá-lo.

Estadão: 40% das empresas relatam atrasos em obras públicas

Sondagem da Construção, do Ibre/FGV, com 700 companhias aponta que o principal motivo para a paralisação de obras há mais de um ano é a falta de recursos públicos para bancar o andamento dos projetos. A construção civil é um dos poucos setores que estão se saindo bem na crise. “Mas o mercado imobiliário, por si só, não tem condições de sustentar o crescimento, se não houver a infraestrutura caminhando: a economia começa a crescer em ritmo maior e para nas estradas, isso é algo que já conhecemos.” Dados da Pesquisa Anual da Indústria da Construção do IBGE mostram a redução de 44% nos investimentos públicos na infraestrutura entre 2014 e 2018.

Correio Braziliense Online : Alta do dólar anima produtores de soja e aumenta o faturamento

A Conab prevê um incremento de 4,5% da área de cultivo na região Centro-Oeste, em relação ao ano passado, o que deve ultrapassar os 17,3 milhões de hectares. Na colheita de 2019, o saldo foi de 290,6 mil toneladas, o que deve se manter para a safra 2020/2021. Um estímulo é o aumento do valor do dólar, que interfere no preço final do produto.

Estadão: Produtores temem perder mercado chinês para EUA

O cenário é complexo porque produtores dos Estados Unidos e do Brasil concorrem em produtos como soja, milho, algodão e carne. Eles disputam mercado como fornecedores para a China. Uma mudança de posição de Washington pode significar uma melhoria das relações entre as duas potências e no médio e longo prazos reduzir a importação da soja brasileira pelos chineses e aumentar as compras dos americanos.

O Globo: Com Joe Biden, indústria brasileira vê chances de novos acordos

A vitória do democrata para a Casa Branca animou setores da indústria brasileira, que veem chance de reverter decisões de Trump que restringiram o acesso de produtos brasileiros ao mercado americano. O setor de alumínio é um deles.

Estadão MSN: De volta à pré-pandemia

Com cinco meses de crescimento, a produção industrial voltou em setembro ao nível pré-pandemia, superando por 0,2% o resultado de fevereiro. No entanto, o balanço de 2020 acusa um desempenho 7,2% inferior ao dos nove meses correspondentes de 2019. Em 12 meses a queda é de 5,5%.

Imprensa Regional:

CBN Recife: Porto de Suape completa 42 anos liderando a movimentação de cabotagem e granéis líquidos

Até setembro de 2020, Suape ocupava o quinto lugar entre os portos públicos, conforme a Antaq, e obteve um crescimento de 7% na movimentação portuária em comparação com o período de janeiro a setembro de 2019. No cenário nacional, aparece em primeiro lugar na movimentação de cabotagem, com 12.412.046 de toneladas movimentadas entre janeiro e setembro, 10,5% a mais que no mesmo período do ano passado. Mantém a liderança na movimentação de granéis líquidos, com aumento de 8,5% até setembro, e no Nordeste, é líder no embarque e desembarque de contêineres e de veículos.

A Tribuna de Santos (impresso ontem): MPF mantém investigação de ex-diretores do Porto

O procurador Thiago Lacerda Nobre reforçou as ações do órgão, que também aguarda novas diligências da PF para ampliar a apuração de possíveis desvios de verbas públicas e fraudes em licitações, iniciada em 2018 com a Operação Tritão.

Segmentada:

Informativo dos Portos: Ministério da Infraestrutura protocola no TCU projetos de concessão de dois terminais portuários de Santos

Na sexta-feira (06) o MInfra protocolou os estudos relativos aos projetos de arrendamento das áreas STS08 e STS08A, no Porto de Santos, voltadas ao armazenamento de combustíveis, que somam investimentos de R$ 1,06 bilhão. A aprovação pelo TCU é a última etapa antes da publicação do edital de concessão, que pode ocorrer já no 1º trimestre de 2021, com realização do leilão no 2º trimestre. Será a maior licitação portuária realizada nos últimos 15 anos.

PortoGEnte: FGV Transportes promove evento sobre tecnologia 5G

A FGV Transportes promove, no próximo 12 de novembro, das 10h30 às 12h, webinário para discutir o potencial da tecnologia 5G nos transportes, logística e mobilidade urbana, com a participação do diretor-executivo do Movimento Brasil Digital, Vitor Cavalcanti, e da vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ericsson para o Cone Sul da América Latina, Georgia Sbrana. Inscrições poderão ser feitas em: https://evento.fgv.br/tecnologia5G

Fórum Brasil Export: Centro-Oeste Export reúne especialistas e autoridades em Rondonópolis

O evento ocorre hoje e amanhã, em Rondonópolis, com transmissão online pela bit.ly/AssistaCentroOesteExport. É o quinto e último do Fórum Brasil Export e promete reunir autoridades regionais e nacionais para debater os principais desafios logísticos da região. Hoje às 14h, acontece a tarde tecnológica, coordenada pela ABTRA, com a palestra “Tecnologias inovadoras para rastreamento de veículos e cargas”, apresentada pelo engenheiro Hermano Albuquerque, diretor da Opta3 e especialista em inteligência artificial. Na sequência, o diretor Angelino Caputo, anunciará o vencedor da etapa Centro-Oeste do Brasil Hack Export, cujo desafio foi apresentar soluções de inovação para tornar mais ágil e eficiente os serviços aos usuários das rodovias.

 

 

 

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco