Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 16/11/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Valor Online: Ilha no Porto de Santos é alvo de disputa

A Triunfo Participações e a Evolve Empreendimentos já protocolaram pedidos, interessadas em construir novos terminais na Ilha de Bagres, na margem esquerda do Porto de Santos. O Ministério de Infraestrutura afirma que os processos estão suspensos até que haja uma análise quanto a eventuais reflexos na desestatização do porto. Em paralelo a essa disputa, há planos de que a área seja entregue à SPA para que desenvolva seu próprio projeto de novos terminais no local, mas para efetivar a incorporação da ilha seria preciso também alterar a poligonal do porto.

Agência Estado: Grãos/EUA: mercado aposta em subida de preços e China mantém compras

O tempo seco em áreas produtoras, manutenção das compras da China para engordar o rebanho de suínos e o elevado consumo de pães e massas em casa estão puxando os preços dos grãos norte-americanos. As vendas de soja dos EUA dobraram desde que os países assinaram um acordo comercial no início deste ano. Analistas também apontam que os pedidos da China estão abrindo outros mercados para os produtores americanos, como o Brasil. A China comprou tanta soja do Brasil, que o maior exportador mundial está com pouca quantidade em casa. No mês passado, cortou as tarifas de importação de soja e milho.

Imprensa setorial:

Informativo dos Portos: Receita edita norma para classificação de novas mercadorias na nomenclatura comum do Mercosul

O ADE RFB 3, publicado no DOU de sexta-feira (13), altera a Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados e promove a classificação de novas mercadorias na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). As alterações passam a vigorar a partir de 1º de dezembro próximo. As três mercadorias classificadas são partes de pulverizadores e sprays: pulverizador de plástico; válvula tipo aerossol e aparelho de pulverização.

Portos e Navios: Tokarski defende classificar portos com condições de receber navios maiores para investimentos

Durante o 38º Enaex, realizado na sexta-feira passada, o diretor da Antaq defende que os portos concentradores devem ser dotados de estrutura para receber navios contêineres maiores. Ele diz que especialmente o acesso aos berços de atracação ainda dificulta o recebimento desses navios e a inserção do Brasil em mais rotas comerciais e propõe um critério de classificação dos portos com o objetivo de priorizar investimentos. O diretor do Departamento de Navegação e Hidrovias do MINFRA, Dino Batista, acrescentou que a estratégia dos portos concentradores pode aumentar a conectividade interna entre os portos, um dos objetivos do PL do BR do Mar.

Comex do Brasil: Hamilton Mourão admite que crimes ambientais podem impactar exportações e afastar investidores

No encerramento do 39º Enaex, no final da tarde da sexta-feira, o vice-presidente da República destacou que a interação entre os setores público e privado é fundamental nas áreas que têm impacto no desempenho das exportações e na melhoria do ambiente de negócios. Frisou a necessidade de redução da burocracia e do desenvolvimento da infraestrutura, acrescentando que o comércio exterior cria um ciclo virtuoso de geração de novos empregos e troca de conhecimentos.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco