A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Estadão On-line (sexta-feira): Governo busca aval do TCU para obras que serão realizadas apenas em 2021
Governo e lideranças do Congresso costuram uma regra de transição junto ao TCU para abrir caminho à destinação de recursos na reta final do ano a obras que serão executadas ao longo de 2021. A negociação é uma forma de aplacar a ira de parlamentares, que viram o dinheiro travado pelo Ministério da Economia. Se prosperar, deve garantir também que o MDR e o MINFRA possam empenhar ainda neste ano despesas a serem executadas em 2021.
Portal Terra e Portal Uol (reproduziram na sexta-feira matéria da Reuters): Novo marco para setor ferroviário deve ir a voto ainda neste ano, avalia relator
Segundo o relator, senador Jean Paul Prates, o projeto negociado com o governo Bolsonaro traz a possibilidade da outorga do serviço por meio de autorização, abrindo caminho para maior participação da iniciativa privada. Também prevê modernização do modelo de concessão e facilita a devolução ou novas licitações para linhas ociosas.
Editorial do Estadão: Saindo do buraco
O avanço de 7,5% no terceiro trimestre foi insuficiente para reverter o tombo do trimestre anterior, quando a economia despencou 9,7%. Além disso, a atividade no período de julho a setembro foi 4,4% inferior à de um ano antes e 5% menor que a dos três meses finais de 2019, segundo o Monitor do PIB-FGV.
Estadão On-line e Correio Braziliense On-line (ontem à tarde): Depois de 16 anos, Brasil voltará a presidir G-20 em 2024
A última vez que o Brasil liderou o grupo foi em 2008, no auge da crise financeira internacional, que acabou por fortalecer o organismo multilateral e é, até hoje, considerado um marco em sua existência pela forma como lidou rapidamente e em conjunto com a turbulência. Atualmente, a presidência do grupo está com a Arábia Saudita, que passará o bastão para a Itália no próximo dia 1º/12.
Estadão: Com ajuda do câmbio, demanda alta e safra recorde, renda no campo sobe 37%
Enquanto indústria, varejo e serviços mal conseguiram se recompor do baque provocado pela paralisação da atividade em razão da covid-19, o campo comemora crescimento de quase 40% na receita obtida com a venda de grãos. Produção recorde de mais de 250 milhões de toneladas, forte demanda externa puxada pela China e outros países asiáticos, preços internacionais da soja e do milho historicamente elevados e, principalmente, a desvalorização de mais de 30% do câmbio neste ano explicam a grande injeção de recursos no campo.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos On-line (sexta-feira): Minfra estuda plano para garantir obras no Porto de Santos
O ministério estuda permitir que os valores de outorga dos arrendamentos portuários possam ser pagos, em parte, com a realização de obras que cabem às autoridades portuárias. A medida, se aprovada, poderá ser aplicada no Porto de Santos para a construção do viaduto previsto no trecho Macuco-Ponta da Praia da Avenida Perimetral da Margem Direita. A estratégia foi confirmada pelo secretário Diogo Piloni, que esteve em Santos na segunda-feira (16/11) para acompanhar a assinatura dos contratos de arrendamento dos lotes STS14 e STS14A.
A Tribuna – Santos On-line (ontem): Ministro da Infraestrutura participará do Porto & Mar 2020
O seminário A Tribuna para o Desenvolvimento do Porto de Santos, no próximo dia 1º, no Santos Convention Center, em Santos, promete debater os temas estratégicos para o crescimento do cais santista, entre eles, os planos do governo federal, o processo de desestatização da administração e a relação Porto-Cidade nos próximos anos. As vagas são limitadas e as inscrições vão até o próximo dia 30/11, a uma taxa de R$ 400,00.
A Tribuna de Santos – Artigo do secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto – página A-2 (sábado): Falsos dilemas
A ponte Santos-Guarujá é o projeto mais eficiente e rápido para atender a uma demanda centenária da população e de todos os setores da economia que giram em torno do maior porto da América Latina. Seu projeto está pronto, atendeu a todas as demandas feitas pelo Porto de Santos e depende de aval do governo federal. Alimentar uma falsa disputa de ponte x túnel é torcer para que a ligação seca não saia do papel. A ponte não inviabiliza o túnel.
A Tribuna de Santos – Artigo de deputada federal Rosana Valle (ontem): Túnel Santos-Guarujá agora mais perto de sair do papel
O ministro Tarcísio garantiu a inclusão do projeto de construção do túnel entre Santos e Guarujá no edital de concessão à iniciativa privada da gestão do Porto de Santos. A expectativa é fazer o leilão no primeiro semestre de 2022. Ele também admitiu que a pasta está avaliando a possibilidade de as obras de construção do túnel serem contempladas nos estudos dobre a concessão da gestão do porto.
Correio 24 horas e Portal Bem Paraná: PF e Receita Federal deflagram operação contra tráfico de drogas em portos
A Operação Enterprise cumpre 149 mandados de busca e 66 de prisão nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco. Determinou o sequestro de R$ 400 milhões em bens do narcotráfico, como aeronaves, imóveis e veículos de luxo. Já foram anteriormente apreendidas 50 toneladas da droga nos portos do Brasil, da Europa e da África.
Imprensa segmentada:
Agência iNFRA, Informativo dos Portos e Portos e Navios: Estudo da desestatização da Codesa propõe concessão de portos por um período de 35 anos
O MINFRA encaminhou à ANTAQ a versão final dos estudos para a desestatização da Codesa, que abre caminho para o início da audiência pública já em dezembro. O modelo servirá de teste para os processos envolvendo outras docas, a começar pela SPA. A Codesa também abriu processo seletivo simplificado para arrendatários transitórios do armazém horizontal (área 4) para fertilizantes e da área de armazenagem de veículos (área 5) do Porto de Vitória.
Fórum Brasil Export: Confira os principais momentos do primeiro dia do Brasil Export
Começa hoje, em Brasília, o Fórum Brasil Export 2020. A programação de hoje contará com a apresentação dos resumos dos fóruns regionais, o anúncio da equipe campeã do Brasil Hack Export, coordenado pela ABTRA, a solenidade de abertura e a palestra do secretário-executivo do MINFRA, Marcelo Sampaio. Amanhã, ocorrem quatro painéis e, encerrando o dia, o anúncio do “Portos + Brasil”, pelo ministro Tarcísio. Inscrições em: bit.ly/BrasilExport2020.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2020