Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 01/12/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Valor On-line (ontem à tarde) e O Globo, CNN Brasil (ontem à noite), Congresso em Foco Portos e Navios: Governo foca aprovação da BR do Mar na primeira reunião após eleições

Ontem o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros, concentrou esforços na discussão do PL da BR do Mar. Segundo líderes que participaram da reunião, um segundo encontro, amanhã, antes da sessão da Câmara, deverá continuar o assunto. Eles aguardam também uma reunião com Rodrigo Maia para decidir quais projetos serão votados até o fim do ano. Barros reagiu à cobrança de Maia de que o governo precisa apresentar propostas para organizar as contas públicas, conter o endividamento e aprovar o Orçamento de 2021 respeitando o teto de gastos. E reafirmou que a pauta da sessão da Câmara amanhã inclui temas que já vinham sendo discutidos, mas que não foram votados por causa das eleições municipais e de obstruções no plenário, impostas por partidos do centrão e pela oposição.

EstadãoG1Valor Econômico (hoje) e Folha On-line (ontem à noite): Abdib: 400 projetos de concessão e PPP somam R$ 355 bi em investimentos, mas valor é insuficiente

Cerca de investimentos ao longo de décadas, segundo O Livro Azul da Infraestrutura, que será lançado hoje pela Abdib, aponta que os 400 projetos de concessões ou PPPs em infraestrutura dos governos federal e estaduais são insuficientes para elevar o patamar de investimentos no setor. Em 2019 o investimento total (público e privado) em transportes e logística ficou em R$ 25 bilhões,  0,34% do PIB. Mas para melhorar a qualidade de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, seriam necessários R$ 149 bilhões, ou 2,26% do PIB a cada ano.

Estadão On-line (ontem à tarde) e Editorial do Estadão: Sem crédito e com insumos caros, 41% das pequenas indústrias de SP estão pessimistas com fim do ano

Segundo o 15º Boletim de Tendências das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo, quatro em cada dez micro e pequenas indústrias estão pessimistas com o desempenho dos negócios neste fim de ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, e 21% delas se dizem em situação financeira ruim ou péssima. Apenas 24% estão otimistas. Em São Pauloos investimentos produtivos, fortemente comprimidos no primeiro semestre, começam a crescer sobretudo nconstrução civil.

Correio Braziliense On-line (reproduziu ontem à tarde matéria da Agência Brasil): Ipea: investimentos têm alta de 3,5% em setembro

O indicador que mede os investimentos na capacidade produtiva da economia brasileira avançou 3,5% em setembro, em comparação com agosto, e cresceu 1,1% em relação a setembro de 2019. Com o resultado, o terceiro trimestre de 2020 teve um avanço de 16,3% em relação ao segundo, quando o Brasil atravessou o pico da pandemia de covid-19, mas queda de 2,8% comparado ao mesmo período de 2019.

Valor Econômico: Indicador de incerteza da FGV volta a subir, depois de registrar seis quedas

Após seis quedas consecutivas, subiu dois pontos entre outubro e novembro, para 145,8 pontos. A trajetória futura da covid-19 no país e a linha de ação do governo deverão definir ritmo de incerteza com a economia brasileira nos próximos meses.

Imprensa regional:

Santa Portal Informativo dos Portos (ontem à noite): Coalizão Portuária pede aprovação do Br do Mar

A Coalizão Empresarial Portuária (ABTRA, ABRATEC, ABTL, ABTP, ATP e FENOP) está enviando ofício aos parlamentares solicitando apoio à aprovação do Projeto BR do Mar. Argumentam que o programa de incentivo à cabotagem incrementará as operações portuárias e a competitividade nacional, reduzindo os custos logísticos. Também pedem apoio dos deputados na aprovação da emenda sobre a renovação do Reporto até 31 de dezembro de 2025 para permitir às empresas continuar com seus investimentos e manter os contratos com os valores pactuados com esse regime fiscal.

Matéria de capa da Tribuna de Santos (página B-5): Porto & Mar analisa desestatização

Desestatização e o futuro do Porto de Santos estão em debate agora de manhã, no Porto & Mar 2020 – Seminário A Tribuna para o Desenvolvimento do Porto de Santos, no Santos Convention Center, na Ponta da Praia, em Santos. O evento tem a participação do secretário Diogo Piloni.

Portal Agora LitoralInformativo dos Portos Portos e Navios: Em 11 meses, portos do Paraná batem recorde histórico de cargas

Os portos de Paranaguá e Antonina alcançaram ontem a marca de 53,382 milhões de toneladas de cargas movimentadas. A previsão é que novembro feche com 4.459.487 de toneladas movimentadas. 65% da movimentação entre janeiro e outubro foram de produtos de exportação, 13% maior que o registrado no mesmo período de 2019. As importações somaram 17,1 milhões de toneladas, 4% mais que no ano passado.

Imprensa segmentada:

Informativo dos Portos: Ministério da economia sinaliza que pode prorrogar Reporto por um ano, diz ABTP

A coalizão de entidades do setor intensifica a negociação com governo e parlamentares para convencê-los sobre a importância do benefício para os portos. De acordo com o diretor-executivo da ABTP, Jesualdo Silva, já existe uma sinalização do Ministério da Economia sobre a possibilidade de prorrogar o Reporto por um ano, para que depois seja discutida dentro da Reforma Tributária. E destacou que o Ministério da Infraestrutura continua empenhado na defesa do benefício.

Portos e Navios: “Sem a desestatização de 100% dos portos será necessário mudar o modelo de governança”, diz Povia

O ex-diretor da Antaq afirmou, durante o Congresso Nacional de Desempenho Portuário (VII Cidesport), na sexta (27), que a desestatização de 100% dos portos no país precisa se consumar, sem o que será necessário mudar o modelo de governança portuária como um todo. Segundo ele, muitas amarras poderiam ser quebradas caso a gestão fosse mais privada do que pública. Avalia também que é preciso que as Autoridades Portuárias possuam níveis de receitas orçamentárias que lhes permitam um crescimento sustentável.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco