Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 04/12/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Folha On-line – Coluna Painel S.A (ontem à noite): Porto de Santos encomenda estudos para túnel até o Guarujá

Um grupo de empresas que se articularam no movimento Vou de Túnel se prepara para apresentar os estudos viabilidade. Casemiro Tércio diz que o modelo é o de concessão patrocinada, em que os responsáveis pelos investimentos receberiam uma contraprestação para viabilizar o projeto. No último dia 19, o governo paulista entregou ao MinFra nova versão do projeto da ponte, que depende de autorização federal. Para a Secretaria de Logística e Transporte, a ponte e o túnel atenderiam a públicos diferentes e podem conviver.

Valor On-line (ontem à tarde): Desempenho ruim de serviços explica queda das exportações e importações

Segundo o IBGE, a queda nas exportações no trimestre acontece mesmo com uma desvalorização importante do câmbio e, nas importações, a queda também é explicada em parte pela trajetória dos serviços. Em relação ao segundo trimestre de 2020, as exportações de bens e serviços tiveram queda de 2,1%, enquanto as importações caíram 9,6%.

Correio Braziliense On-line Folha On-line (ontem à tarde): Agropecuária é destaque no PIB e cresce na comparação entre 2019 e 2020

Segundo o IGBE, o PIB brasileiro recuou 3,9% no terceiro trimestre de 2020, mas a agropecuária registrou variação positiva de 0,4%, puxada pelo crescimento da produção e ganho de produtividade.

Estadão On-lineFolha On-lineO Globo On-line (ontem à tarde), Valor Econômico Correio Braziliense: Brasil fica em 25º lugar em ranking global de desempenho do PIB com 51 países

Os dados são da agência de classificação de risco Austin Rating. Ontem, o IBGE informou que o PIB do Brasil cresceu 7,7% de julho a setembro, na comparação com o trimestre anterior. O Brasil está logo atrás de Polônia (+7,9% no PIB do trimestre), Filipinas (+8,0%), Israel (+8,4%), Alemanha e Ucrânia (ambas com crescimento de 8,5%). Os Estados Unidos aparecem no 27º lugar (+7,4%). Na América do Sul a Colômbia aparece em melhor colocação, no 19º lugar (+ 8,7%). Nos três primeiros lugares estão Tunísia (19,8%), França (18,7%) e Malásia (18,2%). Em seguida vêm Espanha (+16,7%) e Itália (+15,9%) . A China aparece no 48º lugar.

Valor Econômico: CNT entra com ação no Supremo em defesa da ‘Lei dos Caminhoneiros’

O processo vai na contramão da ação impetrada pela CNTTT, em 2015, que requer a suspensão da norma. As ações tramitam sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes. O pleito da CNTTT – que alega violação a direitos trabalhistas dos motoristas profissionais – chegou a entrar na pauta do plenário virtual em abril, mas acabou não sendo julgada. Agora, a CNT sustenta no Supremo que não há desvio da finalidade legislativa na lei e nega que a norma tenha, de forma desproporcional, aumentado a jornada de trabalho e diminuído os intervalos de descanso dos caminhoneiros.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (página A-8): Governo decide leiloar terminal no Paquetá

O STS11, no Paquetá, foi qualificado pelo conselho de ministros do PPI na quarta-feira (2) e deverá ser leiloado no primeiro trimestre de 2022. Será destinado à movimentação de granéis sólidos, com previsão de investimentos privados de R$ 484,3 milhões.

A Tribuna de Santos (página A-8): Justiça Federal libera terminal para cobrar SSE

A 17ª Vara Federal de Brasília reconheceu a legitimidade da cobrança da taxa de SSE pelo terminal da DP World Santos. O juiz João Carlos Meyer Soares também destacou a competência da Antaq para avaliar a questão. Ainda cabem recursos e outras decisões contrárias ou a favor da cobrança podem ser proferidas.

Diário do Nordeste (ontem à noite): Mesmo com pandemia, Pecém bate recordes de movimentação

Em outubro, o porto bateu, pelo segundo mês seguido, o recorde na movimentação mensal, com o embarque e desembarque de 46.705 TEU. O resultado vem sendo puxado principalmente pela cabotagem e pelas exportações de frutas. A expectativa é fechar o ano com 370 mil TEU movimentados, volume 5,1% superior ao de 2019.

G1 (PR): Receita Federal apreende 322 quilos de cocaína no Porto de Paranaguá escondidos em carga de cerâmica

A apreensão ocorreu na noite de quinta-feira (3). A droga estava escondida em um contêiner com carga de cerâmica e seria levada para o Porto de Valência. Segundo a RFB, desde o início do ano mais de cinco toneladas da droga foram apreendidas no terminal de embarcação.

Imprensa segmentada:

Informativo dos Portos: Movimentação portuária cresce 2,1% no terceiro trimestre

O setor portuário movimentou no terceiro trimestre 310,1 milhões de toneladas, +2,1% em comparação com igual período do ano passado, segundo o Estatístico Aquaviário da Antaq. TUPs movimentaram 205 milhões de toneladas, avanço de 1,43%, e os portos públicos, 105 milhões de toneladas, incremento de 3,45%. Foram movimentados 196,4 milhões de toneladas de granel sólido, aumento de 1,95%. Granéis líquido e gasoso apareceram com 69,4 milhões de toneladas, crescimento de 2,92%. A movimentação de carga conteinerizada caiu 2,38%, com 30 milhões de toneladas. A movimentação de carga geral subiu 10,85% (14,2 milhões de toneladas). No acumulado do ano até setembro, o setor movimentou 849,5 milhões de toneladas, aumento de 3,74% em relação ao mesmo período do ano passado.

Informativo dos Portos: Porto de Itaqui: TCU dá aval para concessão de mais quatro terminais de combustíveis

O TCU deu aval para a concessão dos terminais IQI03, IQI11, IQI12 e IQI13 do Porto de Itaqui, responsáveis pela movimentação e armazenagem de granéis líquidos, especialmente combustíveis. A previsão é de que sejam investidos R$ 480 milhões e que o edital seja publicado em janeiro.

Portos e Navios: Cade volta a apontar pontos de melhoria em regras de afretamento

Em resposta à SNPTA, o presidente do órgão, Alexandre Barreto de Souza, afirmou que o PL 4.199/2020 (BR do Mar) reúne medidas que tendem a melhorar a concorrência na cabotagem e ponderou que há pontos na proposição que poderiam ser melhorados, sobretudo nas modalidades de afretamento.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco