A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Valor Econômico: Porto de Santos abre edital para 3 contratos temporários
O Porto de Santos abre hoje concorrência para dois terminais no Saboó e um terceiro no Paquetá, cujos contratos venceram recentemente e juntos, somam 101,3 mil m2. As áreas do Saboó, que eram da Deicmar e da Set Port, devem interessar a Santos Brasil e BTP. O terreno que era da Suzano, no Paquetá, poderá ser disputado pela Eldorado e Bracell. Os novos contratos valerão por 180 dias, mas poderão ser prorrogados até que seja definido o novo arrendatário de longo prazo.
Agência Câmara de Notícias, Estadão On-line (sábado) e Portos e Navios: Câmara pode votar hoje projeto de incentivo à navegação
A Câmara dos Deputados prevê votar hoje, às 15 horas, o PL da BR do Mar. O relator, deputado João Gurgel, incluiu no novo parecer uma proposta que reduz para 8% a alíquota do AFRMM. Ofício do Cade enviado na semana passada ao governo reafirma que, de forma geral, o projeto de lei da BR do Mar tende a levar a um maior nível de concorrência no setor, depois que trechos de notas técnicas do DEE/Cade terem sido usados por opositores para tentar travar a discussão na Câmara do Deputados.
G1 (ontem): Toneladas de mercadorias são transportadas pela hidrovia Tietê-Paraná diariamente
De janeiro a outubro foram transportados dois milhões de toneladas de produtos agrícolas, na maior parte, milho, soja e cana de açúcar. Os grãos vêm de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. No estado de São Paulo, a cana é a principal carga.
Portal Exame On-line (sábado): Indústria marítima vê crise mundial afetar o setor no pós-pandemia
A principal preocupação do setor nos próximos 10 anos é a possibilidade do impacto da pós-pandemia numa crise econômica global e o agravamento de tensões geopolíticas entre as potências mundiais, sobretudo Estados Unidos e China. Os dados são de uma pesquisa com executivos e armadores/operadores feita pela consultoria Marsh em parceria com o Fórum Marítimo Global.
Folha On-line – Coluna Painel S.A (ontem à noite): Indústria troca de marcha à espera de sinais de recuperação mais claros
A forte recuperação da atividade industrial nos últimos meses deverá ser substituída por um ritmo mais lento até o início do próximo ano, segundo sondagem recente da FGV. Ela indica que o nível de utilização da capacidade instalada nas fábricas ainda está abaixo da média histórica. A falta de insumos, dificuldades para reposição de estoques e incertezas sobre a retomada do consumo tendem a desacelerar a produção. 35% das empresas dos setores têxtil, de produtos de plástico e limpeza e perfumaria classificaram seus estoques como insuficientes.
Estadão On-line (sábado): Senado articula votação de nova lei para regular licitações na próxima quinta-feira
O projeto substitui a Lei 8.666/1993, conhecida como Lei Geral de Licitações. Passou por votações no Senado e na Câmara dos Deputados e, agora, retorna para apreciação dos senadores e pode seguir para sanção do presidente Bolsonaro. Cria novas modalidades de contratação, prevê o seguro-garantia para obras de grande porte (ampliando o valor de, no mínimo, 10% para 30% do custo da obra, podendo chegar a 100%) e disciplina as regras de licitações para a União, Estados e municípios.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos On-line (sábado): Porto bate recorde histórico na operação de contêineres
O Porto de Santos registrou, em novembro, a melhor marca de movimentação de contêineres da sua história: 400 mil TEU. Os dados, apresentados pela SPA na última segunda (1º), ainda não estão consolidados, mas segundo a autoridade portuária, sinalizam a retomada da economia. O presidente da SPA, Fernando Biral, disse que as previsões positivas para 2021 também levam em conta a aprovação do BR do Mar, que vai trazer para Santos um volume adicional de contêineres.
Diário do Nordeste (ontem): Infraestrutura logística será fundamental para retomada econômica
O tema faz parte da programação da Expolog 2020, em 9 e 10/12, realizada pela Câmara Brasil-Portugal no Ceará, Instituto Future, Prática Eventos e Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Ceará, e promovida pelo Diário do Nordeste. Os organizadores esperam que o evento, o maior do ramo no Norte e Nordeste, movimente R$ 500 milhões em negócios. [O diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, no painel “Inovação e novas tecnologias”, no dia 10/12, às 17h, apresentará o sistema de comunidade portuária “Confere Web” no Porto de Santos. Um estande digital da ABTRA no evento concentrará documentos institucionais e informativos de interesse do setor logístico-portuário]. Inscrições em: https://app.virtualieventos.com.br/expolog2020
Imprensa segmentada:
Portos e Navios: Assinada ordem de serviço da dragagem de manutenção no Porto de São Francisco do Sul
A SCPar Porto de São Francisco do Sul e a Van Oord assinaram na sexta (4) a ordem de serviço da dragagem com vista a restabelecer o calado de 14 metros homologado pela Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN). A obra está orçada em R$ 36 milhões e prevista para iniciar em janeiro, com prazo de execução de 160 dias.
Informativo dos Portos: Ministério da Infraestrutura lança programa para melhorar segurança e eficiência logística
A SNTT/Minfra lançou o Inov@BR, de estímulo à modernização das principais rodovias federais. “A segurança viária, a fluidez e a tecnologia são os pilares dessa modernização. A transformação digital é nossa premissa e vamos fazer com que ela chegue até as rodovias federais. Nosso principal desafio é aumentar a qualidade de serviço ao usuário e estamos trabalhando para isso acontecer”, afirmou o ministro Tarcísio. Serão realizados investimentos em novas sinalizações, monitoramento das vias, conectividade e implantação de free flow.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2020