A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Estadão On-line, Folha On-line, G1, Valor On-line, O Globo On-line, CNN Brasil (ontem à noite) e Yahoo Finanças (reproduz matéria da Agência Brasil) e A Tribuna de Santos (página A-8): Câmara aprova texto-base do PL de incentivo à navegação entre portos, o BR do Mar
A Câmara dos Deputados aprovou ontem o texto-base do PL da BR do Mar, por 324 votos a 114. O governo espera aumentar em 40% a capacidade da frota marítima para cabotagem nos próximos três anos por meio da flexibilização dos afretamentos de embarcações estrangeiras. Os deputados também aprovaram a extensão do Reporto até o fim de 2021, embora o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, tenha ponderado que a reforma tributária pressupõe que não existam mais regimes especiais. Decidiram ainda a redução da cobrança da alíquota do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) para 8%.
Valor Econômico: Governo põe até R$ 2,2 bi na Ferrogrão para reduzir risco
O Ministério da Infraestrutura pretende colocar à disposição da futura concessionária até R$ 2,2 bilhões em recursos da União para bancar os chamados “riscos não gerenciáveis” do empreendimento de 933 km de extensão entre Sinop (MT) e Miritituba (PA). O mecanismo inédito nas concessões de ferrovias visa a dar mais segurança a potenciais investidores e viabilizar a Ferrogrão de modo a impulsionar o Arco Norte como rota de escoamento para a produção agrícola.
Estadão On-line (ontem à tarde), Estadão On-line, Folha On-line e O Globo On-line: Produção de veículos em novembro é a maior em 13 meses
A produção das montadoras em novembro atingiu 238,2 mil unidades, crescimento de 0,7% em relação a outubro e o melhor resultado em 13 meses. Em relação a novembro do ano passado a alta é de 4,7%. Mas ontem a Anfavea para o “risco imediato” de paralisação de linhas, por conta de problemas de abastecimento em insumos, como aço, borracha, pneus e materiais plásticos.
Estadão On-line (ontem à tarde): Indústrias inovadoras reagiram melhor à pandemia, mostra estudo da CNI
Pesquisa da CNI com 500 indústrias de todos os portes revela que 54% das indústrias que adotaram de uma a três tecnologias digitais na produção, portanto, consideradas 4.0, foram mais resilientes à crise gerada pela pandemia: lucraram mais, mantiveram ou até ampliaram as contratações de trabalhadores e têm melhores perspectivas de faturamento para o ano que vem.
Isto É On-line (reproduziu ontem à tarde matéria do Estadão Conteúdo): Tecon Rio Grande bate recorde de exportação de arroz, com 10 mil contêineres
O terminal operado pela Wilson Sons somou de janeiro a novembro mais de 252 mil toneladas do produto embarcadas, 12% a mais que em igual período de 2019. Elas tiveram como destino o Peru, Estados Unidos, México, Venezuela, Guatemala, Cabo Verde, África do Sul e Angola.
Imprensa regional:
Santa Portal, Portos e Navios e Guia Marítimo (ontem à tarde): SPA lança editais para contratos transitórios de 3 terminais no total de 100 mil m²
Os editais lançados ontem se referem a áreas, no Saboó e Paquetá, com contratos vencidos recentemente. São 101,3 mil m2 a serem transferidos à iniciativa privada pelo prazo de 180 dias ou até que sejam ultimados os respectivos processos licitatórios para a assunção do novo arrendatário. Vence quem ofertar o maior valor resultante da soma dos valores fixos (por m2) e variáveis (por movimentação). Não há restrição de tipologia de carga a ser movimentada.
O Povo On-line: Qual o futuro do Porto do Mucuripe?
Webinar da FGV Transportes, na quinta-feira, às 10 horas, vai discutir o futuro do Porto de Mucuripe, que depois da criação do Porto do Pecém , vem buscando modelos novos de atuação. Atende a cinco estados do Nordeste, além das regiões Norte, Centro-Oeste e do Vale do São Francisco e mantém linhas de navegação com Estados Unidos, Canadá, América Central, Europa, África e países do Mercosul.
Imprensa segmentada:
Portos e Navios: Navio conteineiro de 335 metros navega pelo Canal de Cotunduba em período noturno
Na quinta-feira (3), o navio mercante ‘Ever Lifting’ desatracou do terminal ICTSI Rio, no Porto do Rio de Janeiro, com destino ao Porto de Santos, utilizando o Canal de Cotunduba. É a primeira vez que um navio desse porte navega em período noturno pela via. A manobra noturna contou com ação coordenada das equipes da Gerência de Acesso Aquaviário da CDRJ, da Gestão de VTMIS, da Marinha do Brasil, da Praticagem RJ e da Guarda Portuária.
Informativo dos Portos: Antaq altera norma para operar nas navegações de apoio marítimo, apoio portuário, cabotagem ou longo curso
A Resolução nº 8.094-ANTAQ, de 02/12/2020, entra em vigor em 02 de janeiro de 2021, com novas regras para se operar nas navegações de apoio marítimo, portuário, cabotagem ou longo curso.
Portos e Navios: “Não vamos conseguir o LandLord Port com um modelo estatal”, diz CEO da Codesa
De acordo com o CEO da Codesa, Julio Castiglioni, o Brasil ainda não possui condições de implantar o LandLord Port dentro de um modelo estatal. Para isso precisaria passar por amplas mudanças regulatórias e culturais, incluindo alguns pontos da Constituição Federal, a lei de licitação, de concessão e a atuação de reguladores. “Por isso estamos indo para um caminho mais pragmático da desestatização”, declarou em webinar realizado ontem pela FGV.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2020