Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 10/12/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Estadão – Coluna do Estadão: Caminhoneiros falam em ‘traição’ do governo

Caminhoneiros reclamam que o governo federal descumpriu uma promessa e retirou proteção à categoria, ao permitir que empresas estrangeiras operem transporte terrestre no Brasil na votação da BR do Mar. Segundo eles, o texto não avançou na questão dos incentivos tributários para a categoria. A ideia de uma paralisação já começa a ser discutida. O medo dos caminhoneiros é de que haja concentração de mercado com a entrada de empresas estrangeiras.

Portal Terra (ontem à noite): Justiça autoriza a retomada de construção do novo Porto Seco de Anápolis (GO)

O Tribunal de Justiça do Estado do Goiás reconheceu a validade da certidão de uso do solo apresentada pela Aurora da Amazônia, que confere à empresa a possibilidade de escolher o local de implantação do novo Porto Seco em Anápolis que deverá movimentar R$ 40 bilhões nos próximos 25 anos. O término do contrato com o Porto Seco Centro Oeste (PSCO), atual gestor, ocorreu em 19/02/2018, conforme documento aos intervenientes do comércio exterior. Após, uma ordem judicial prorrogou as operações até que fosse encerrado o certame licitatório, em 27/05/2020, com a assinatura do contrato ocorrido entre a RFB e a Aurora da Amazônia, vencedora da licitação.

Valor Econômico: Porto do Açu prevê começar a exportar soja em 2021

A Porto do Açu passou a operar este ano na importação de fertilizantes e espera, no fluxo reverso, começar a exportar grãos a partir do próximo ano. O foco inicial será o embarque de soja. Para tanto, construiu em 2020 um armazém coberto no Terminal Multicargas, com capacidade para armazenar 25 mil toneladas ao mês de insumos. A empresa planeja quadruplicar a estrutura até 2022.

Estadão On-lineValor On-line (ontem à tarde) e Correio Braziliense On-line: Com incertezas e falta de insumos, indústria de São Paulo perde força em outubro

A Pesquisa Industrial Mensal do IBGE aponta que a indústria de São Paulo registrou perda de fôlego na passagem de setembro para outubro, como reflexo da postura mais cautelosa dos empresários diante de um momento de incertezas, mas também da falta de insumos já alardeada pelo setor, apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção avançou 0,5%, sexto mês consecutivo de resultados positivos, embora o menos intenso do período. Mostra também que nove localidades superaram o patamar pré-pandemia de covid-19: Amazonas, Santa Catarina, Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Pará e Rio Grande do Sul. A maior influência no resultado nacional em outubro foi o Paraná, que cresceu 3,4%.  Pernambuco (2,9%) e Santa Catarina (2,8%) também tiveram crescimento acentuado. Os estados de Mato Grosso (1,1%), do Ceará (0,5%), de São Paulo (0,5%) e de Minas Gerais (0,4%) completam a lista de locais com aumento de produção industrial em outubro.

Época On-line (ontem à tarde): Brasil ocupa 46ª posição em ranking mundial de inteligência artificial

O Brasil está na 46ª posição no The Global IA Index, índice global elaborado pela área de Inteligência da Tortoise Media para avaliar os níveis de investimento, inovação e implementação de inteligência artificial em 62 países. Na liderança estão os Estados Unidos, seguidos por China, Reino Unido, Canadá e Israel. O ranking é baseado em 143 indicadores divididos em sete subpilares: Talento, Infraestrutura, Ambiente Operacional, Pesquisa, Desenvolvimento, Estratégia Governamental e Comercial. Cada pilar do indicador foi ponderado quanto à importância após consulta com especialistas da área. Considerando cada uma dessas categorias separadamente, o Brasil tem o melhor desempenho nos itens Talento e Comercial (35ª posição em ambas) e Estratégia Governamental (28ª). As piores foram Pesquisa (44ª) e Infraestrutura (43ª).

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (página A-8), G1 Santos A Tribuna de Santos On-line (ontem à noite): Rogério anuncia secretário portuário

O atual secretário de Desenvolvimento Urbano de Santos, Júlio Eduardo dos Santos, vai comandar a pasta de Assuntos Portuários e Desenvolvimento da Região Central na gestão do prefeito eleito Rogério Santos, que terá início no próximo dia 1º. A decisão foi anunciada ontem, em audiência com o ministro Tarcísio de Freitas e com o secretário Diogo Piloni, em Brasília. Júlio Eduardo dos Santos planeja aproveitar as mudanças na legislação municipal para incentivar a vinda de empresas para a retroárea portuária e garante que o fato de a pasta ter dois focos – o setor portuário e a recuperação do Centro de Santos – não irá atrapalhar seu trabalho na relação Porto-Cidade.

G1 PR (ontem à tarde): Receita Federal apreende 230 kg de cocaína com destino à Espanha no Porto de Paranaguá

A droga apreendida ontem no Porto de Paranaguá tinha como destino o Porto de Valência. Foi a 20ª apreensão no Porto neste ano, informou a RFB. Em dezembro, outras duas operações já haviam encontrado drogas no local.

Imprensa segmentada:

Portos e Navios: Renovação do Reporto por um ano deverá ser avaliado na Reforma tributária, diz diretor da ABTP

O diretor-executivo da ABTP, Jesualdo Silva, considera o período de um ano, aprovado pela Câmara, para a renovação do Reporto insuficiente para suprir as necessidades das empresas. Avalia que esse prazo deve ser entendido como uma garantia da manutenção do benefício e que agora será avaliado dentro da Reforma Tributária. A ABTP e outras entidades do setor, entre elas a ABTRA, avaliam que o prazo ideal seja a prorrogação por cinco anos, como já vinha acontecendo.

Informativo dos Portos: Conselho discute com o setor privado a inserção internacional do País

O governo federal e o setor privado vão discutir hoje, às 14h30, por videoconferência, políticas relacionadas à ampliação da inserção do Brasil na economia internacional, durante a primeira reunião do novo Conselho da Camex, que conta com a participação da sociedade civil e de empresas brasileiras para debater e promover medidas com foco em resultados concretos de comércio exterior.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco