A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Valor Econômico: Curtas – Taxa de contêineres 1
O Cade suspendeu ontem a cobrança de THC2, por operadores portuários do complexo de Itajaí. A medida, tomada em caráter preventivo, foi aplicada ao Portonave Terminais Portuários de Navegantes e à APM Terminals Itajaí e valerá até o julgamento. A decisão considerou a argumentação contida em dois recursos apresentados pela Localfrio. O Cade também condenou o operador portuário Tecon Suape, do grupo ICTSI, por abuso de posição dominante na cobrança da taxa. A multa aplicada foi de R$ 9 milhões, além da proibição de novas cobranças.
CNN Brasil, Estadão On-line, O Globo On-line, Folha On-line, Valor On-line (ontem à tarde) e Valor Econômico: Bolsonaro entrega a Pacheco e Lira lista com 35 projetos prioritários
São 20 projetos prioritários para tramitação na Câmara e outros 15 no Senado. O governo dividiu os projetos em grupos. Há uma lista de pautas com efeito no curto prazo, porque já estão em tramitação e só dependem neste momento da aprovação em uma das casas para que sejam sancionadas. Há nove projetos nessa categoria nas duas casas. Entram aí o projeto de autonomia do Banco Central e “BR do Mar”.
Folha On-line – Coluna Painel S.A (ontem à tarde): Gigante chinesa da infraestrutura avança no Brasil
A CCCC, que já comprou 80% da Concremat, tem mais oito empresas com atividade no país e venceu o leilão da ponte Salvador-Itaparica. O Cade começou a analisar a negociação entre as duas companhias que têm operações no país.
Valor On-line (ontem à tarde): Governo autoriza início dos estudos para concessão de 7 Terminais Pesqueiros Públicos
O governo autorizou o início dos estudos para a concessão de sete Terminais Pesqueiros Públicos (TPP) em Aracaju, Vitória, Cananéia, Manaus, Natal, Santos e Vitória. O leilão está previsto para novembro de 2021. Os estudos serão realizados pelo Consórcio LPC Latina, que tem prazo de 60 dias para concluí-los. Pela programação, o relatório e um modelo deverão ser entregues ao governo em 22 de março.
Folha On-line (ontem à noite): Greve dos caminhoneiros é oficialmente encerrada
Mais duas entidades de caminhoneiros retiraram a greve programada para segunda-feira (1º). Com isso, a mobilização chegou ao fim sem avanços. No dia 2, a ANTB já havia comunicado a decisão de se retirar da mobilização. Ontem, o CNTRC e a CNTTL oficializaram a decisão.
Money Times (reproduziu matéria da Bloomberg ontem à tarde): Atraso na colheita de soja congestiona portos no Brasil
A colheita de soja do Brasil, em seu ritmo mais lento em 10 anos, provoca um congestionamento de navios nos principais portos e atrasa as exportações para a China, cuja forte demanda elevou os preços no mês passado ao maior nível em seis anos. No Porto de Santos, 18 navios ancorados aguardam cargas de soja para a China, sendo que metade ancorou nos terminais entre 11 e 26/1.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos – página B-5 (reproduziu matéria do Estadão Conteúdo): Corte arbitral determina venda da Eldorado
A corte arbitral da International Chamber of Commerce (ICC Brasil) decidiu, por 3 votos a zero, que o grupo J&F terá de vender 100% da Eldorado Celulose ao grupo asiático Paper Excellence, nos termos do acordo firmado entre partes em 2017. A disputa, que se moveu da Justiça brasileira para o tribunal arbitral, se arrastava há mais de três anos. A Eldorado exporta parte de sua produção de celulose pelo Porto de Santos, onde opera um terminal em Outeirinhos e implantará um segundo na Ponta da Praia. Ainda não está definido o impacto que a provável venda terá nos projetos portuários da companhia.
A Gazeta Online (ES): Leilão para venda da Codesa e concessão do porto será em novembro
Está previsto para novembro o leilão para privatização da Companhia e do Porto de Vitória. Antes de chegar a essa etapa, porém, vários outros trâmites estão programados para acontecer ao longo de 2021, como a audiência pública marcada para hoje. A reunião, que será virtual, vai colher contribuições da sociedade no que diz respeito à concessão do complexo portuário no período de 35 anos.
Imprensa segmentada:
Fórum Brasil Export: Ministério da Infraestrutura oficializa apoio institucional ao Brasil Export e Marcelo Sampaio abre temporada de webinários nacionais
O Ministério da Infraestrutura oficializou ontem (3), o apoio institucional ao Fórum Brasil Export em 2021. Com isso, os principais nomes da pasta estarão presentes e participarão das iniciativas que serão realizadas neste ano. O secretário-executivo Marcelo Sampaio confirmou presença no lançamento da temporada 2021, que acontecerá no dia 24/2, em Brasília/DF, e irá inaugurar a série de webinários. Sampaio reforçou o compromisso ao receber o CEO do Fórum, Fabricio Julião, e os conselheiros nacionais Angelino Caputo, diretor-executivo da ABTRA, e Murillo Barbosa, diretor-presidente da ATP.
Comex do Brasil e Brazil Modal (reproduzem release da Apex-Brasil): Estudos da Apex-Brasil identificam oportunidades que podem gerar US$ 870 milhões em exportações
A Apex-Brasil lançou em janeiro deste ano 13 novos estudos sobre oportunidades de mercado no exterior. As análises foram desenvolvidas em parceria com o setor privado, as embaixadas do Brasil no exterior e a consultoria internacional Euromonitor. Os estudos apresentam um panorama atualizado sobre o cenário econômico de cada país alvo, dados de comércio internacional, características do mercado, análise do ambiente regulatório do setor para a importação e informações sobre as oportunidades dos produtos.
Informativo dos Portos: Porto de Paranaguá realiza hoje audiência pública sobre o arrendamento da PAR32 para carga geral, com ênfase em açúcar ensacado
A Portos do Paraná realiza hoje (4), de forma virtual, a audiência pública sobre o arrendamento da área PAR32, voltada para movimentação de carga geral (açúcar ensacado). A sessão terá início às 13 horas, no canal da empresa no Youtube (APPA LICITAÇÃO).
Portos e Navios: Longo curso acredita em recuperação ao longo de 2021
O Centronave avalia que a visibilidade da recuperação da atividade do transporte marítimo no curto prazo continua limitada devido a uma série de incertezas identificadas pelos grandes armadores. Acredita que a situação é temporária, à medida que os fluxos logísticos globais comecem a normalizar-se ao longo de 2021 e se consiga recuperar a completa eficiência operacional das embarcações e de suas linhas de navegação. A avaliação é que os estoques em recomposição nas principais economias desenvolvidas, além do início da vacinação em massa em todo o mundo, tendem a mitigar gradativamente os atuais problemas de hoje.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021