A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Valor Econômico: Frete mais caro reduz oferta de componentes
O encarecimento do frete aéreo e marítimo, somado ao alargamento de prazos de entrega e aos efeitos de uma segunda onda da covid-19 na China, provoca escassez de componentes eletrônicos no Brasil. Sondagem da Abinee com 80 empresas identificou que 71% sentiram dificuldades na aquisição desses produtos em dezembro. Antes da pandemia, o valor do frete para trazer um contêiner da China ao Brasil estava em torno de US$ 4 mil; hoje em dia alcança US$ 9 mil.
Câmara Log (Ontem): Movimentação nos portos públicos cresce 5,68% em 2020
Foram movimentadas 447,1 milhões de toneladas de cargas no ano passado ante à movimentação de 423 milhões de toneladas em 2019. A maioria das principais autoridades portuárias que concentram 80% dos contratos de arrendamentos teve números positivos, mostrando que mesmo durante a pandemia o setor continuou crescendo. O Porto de Santos fechou 2020 com acréscimo de 9,3% em relação a 2019. Foram movimentadas 146,5 milhões de toneladas de cargas no período. A matéria traz também os crescimentos na movimentação de cargas registrados pelas demais Companhias Docas.
Valor Econômico: DP World avança em logística e novas cargas
Além dos estudos para terminais de grãos e fertilizantes em parceria com a Rumo, a companhia prospecta o mercado de gás natural e acaba de lançar uma empresa de logística, para cuidar da operação “porta a porta” de seus clientes. O grande desafio do grupo é conseguir extrair mais valor do terminal privado em Santos. Desde 2017, a empresa, inicialmente focada em contêineres, iniciou uma diversificação de atividades para ampliar as receitas.
Portal Investe (Ontem): Portal único pode desburocratizar ações do comércio exterior
O Governo Federal lançou, em janeiro, uma nova etapa do Portal, que consiste na reformulação de procedimentos, exigências normativas e sistemas aplicáveis às transações comerciais externas para permitir maior agilidade e economia aos operadores do comércio exterior. A evolução das funcionalidades e o aprimoramento da usabilidade de 16 módulos do Portal permitirão reduzir custos para melhor aproveitamento dos recursos públicos. A etapa inicial do Programa consiste no Novo Processo de Importação, com a possibilidade de realização de operações sujeitas a licenciamento de importação de competência da Secex, no caso da utilização de cotas tarifárias e, também, para a compra de bens usados. Ao longo de 2021, poderão ser registradas as demais operações submetidas ao controle da Secex, além das importações que exijam a intervenção de outros atores governamentais. Também são permitidos o registro e a retificação da Declaração Única de Importação (Duimp) sujeitos a licenciamento de importação, possibilitando o aumento do uso.
Imprensa regional:
A Gazeta Online ES: Privatização da Codesa tem importância estratégica para o setor portuário no ES
Os valores que o governo espera arrecadar com a venda da Codesa só serão apresentados em uma segunda audiência, programada para março, já que esses números estão sendo atualizados com os resultados de 2020. Esse foi um ano histórico para a companhia: após três anos consecutivos de prejuízos, acumulados em torno de R$ 58 milhões, encerrou o ano passado com um lucro de aproximadamente de R$ 30 milhões, o maior superávit da sua história. Com o fim da estatal, a economia para os cofres públicos também virá com a redução de gastos com recursos humanos que podem ser considerados privilégios, principalmente quando comparados com a iniciativa privada.
A Tribuna de Santos Online (Ontem): Porto de Santos é a principal rota da cocaína
Nos últimos cinco anos, o volume da droga barrada porto de Santos foi, em média, 55% do total retido no Brasil. Em 2020, mesmo com a crise sanitária, a RFB e a PF apreenderam 20,5 toneladas, ante as 46,7 toneladas em toda a federação. As apreensões resultaram de ações integradas, serviço de inteligência e tecnologia, como fatores fundamentais para o combate ao crime. A RFB destaca, por exemplo, a Central de Operações e Vigilância (COV), inaugurada em 2013, com a colaboração dos terminais em Santos, via ABTRA. A fiscalização aduaneira tem dentro da COV a possibilidade de consultar os sistemas informatizados da própria RFB e efetuar a liberação ou o bloqueio das cargas de importação ou de exportação – em algumas situações, inclusive, sem presença física do servidor.
Imprensa segmentada:
Informativo dos Portos: Antaq realiza nesta segunda audiência pública sobre arrendamento de terminal no porto de Maceió
ANTAQ realizará audiência pública virtual hoje, a partir das 15h, para debater e tirar dúvidas sobre os documentos técnicos e jurídicos que estão em consulta pública no portal da Agência, referentes ao arrendamento de terminal portuário destinado à movimentação e armazenagem de carga geral, especialmente cavaco de madeira, localizado no Porto Organizado de Maceió, denominado área MAC14.
Portogente: O ovo da serpente, a Dragabrás e o Porto de Santos
O caso Draga-Jato veio a público em 3 de junho de 2018, quando o Portogente informou que a Dragabrás dragou o canal do Porto de Santos e apresentou uma medição que não foi aprovada pelo engenheiro fiscal da Codesp, mas que foi paga. O acórdão proferido pelo TCU, em 8 de dezembro último, aplicou multa em desfavor dos réus e reconheceu ‘indícios de superfaturamento sob o original valor de R$ 45.902.217,12, e subsequente danos ao erário’.
Portos e Navios: RN-32 traz risco de repercussão nos custos portuários, aponta Fenop
A entidade alertou a Antaq para a necessidade de mais debate sobre a resolução que trata da estrutura tarifária padronizada das administrações portuárias e procedimentos para reajuste e revisão de tarifas. A alegação é que a RN-32/2019 pode afetar a competitividade dos portos e das instalações portuárias e que a nova tabela imposta pela resolução modifica as tarifas portuárias de acesso dos navios.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021